Ferraz de Vasconcelos Agricultura Industria
Por: Walter_Ribeiro • 4/11/2018 • Artigo • 1.137 Palavras (5 Páginas) • 412 Visualizações
FERRAZ DE VASCONCELOS
Agricultura e abastecimento / Industria e comércio
Ferraz de Vasconcelos é um município do Estado de São Paulo, que integra 39 cidades da Grande SP. Dista da capital, 27 Km. Encontra-se no extremo leste da cidade de São Paulo, mais precisamente, na região do Alto Tietê e Microrregião de Moji das Cruzes. Possui uma densidade demográfica elevada, e, assim como as outras cidades pertencentes à região Metropolitana, caracteriza-se por funcionar como cidade dormitório. São seus vizinhos os seguintes Municípios: Poá, Suzano, São Paulo, Ribeirão Pires e Mauá.
Ferraz de Vasconcelos na Grande São Paulo - http://g1.globo.com
[pic 1]
A agricultura em Ferraz de Vasconcelos começa muito antes da constituição do município, ainda no final do século XIX quando a igreja, dona das terras, resolveu vendê-las em lotes, atraindo a migração de famílias para o então chamado bairro do Tanquinho, onde se dedicaram a fruticultura, favorecida pelo clima e fertilidade do solo. Com a prosperidade das famílias instaladas na região o comercio cresceu e atraiu também pecuaristas desenvolvendo ainda mais a agora Vila de Romanópolis.
Ganhando força e pujança a Vila atrai investidores que negociam com a ferrovia e em meados dos anos de 1920 é inaugurada a estação ferroviária de Ferraz de Vasconcelos da então EFCB, Estrada de Ferro Central do Brasil, que ligava São Paulo ao Rio de Janeiro favorecendo ainda mais o comercio da agropecuária local. Junto com a construção da estação vieram os trabalhadores e suas famílias, e o progresso instalou a Fábrica Gotthard Kaesemodel de Lixas e Colas de marca “Tatu” que gerou empregos, atraiu mais famílias para a Vila e incrementou o comércio local. E até hoje existe uma filial que funciona no mesmo espaço. Com a instalação desta fábrica se construiu a Parada da Vila Romanópolis.
Na década de 1930 um imigrante italiano, Luciano Poletti, trouxe mudas da uva Itália para o Brasil e se instalou na região já conhecida como favorável à fruticultura. Depois de meses tentando a climatização da variedade doou algumas mudas para um empregado, Sussumu Ussui, que insistiu com a uva por 15 anos até obter sucesso e se tornar o primeiro produtor de uvas dessa variedade. Em pouco tempo multiplicaram-se os produtores e a boa aceitação do produto conquistando premiações em exposições, e já como município de Ferraz de Vasconcelos, em 1962 foi realizada a 1ª Festa de Uva Fina. Nos anos seguintes firmou-se como município produtor de frutas integrando o cinturão verde da grande São Paulo, realizando anualmente a concorrida Festa da Uva.
Colheita Uva Itália - http://www.geocities.ws
[pic 2]
No início dos anos 1970, com o chamado esquerdismo controlado pela revolução de 1964, o capital estrangeiro volta massivamente para o Brasil produzindo o conhecido “milagre econômico brasileiro” que alavancou fortemente a industrialização, gerando muitos empregos com remuneração substanciosa. Isso aumentou o custo da moradia na capital paulista provocando uma migração para a periferia e para as cidades dormitórios do entorno. Entre os anos de 1970 a 1990 a cidade de Ferraz de Vasconcelos teve um aumento populacional de mais de 70% provocando um grande adensamento populacional. Junto com os novos moradores veio a especulação imobiliária que seduziu os proprietários de terras disseminando incontáveis loteamentos e o abandono da vocação agrícola até então a mola propulsora da economia local.
Milagre econômico brasileiro - https://www.algosobre.com.br
[pic 3]
Numa tentativa de controlar a hiperinflação dos anos 1980 surgiram vários planos econômicos governamentais, começando como Plano Cruzado em 1986 e culminando com o Plano Real de 1994, que deixaram praticamente estagnada nossa economia na incerteza de seus altos e baixos. A estabilização alcançada, finalmente com o Plano Real, trouxe um ganho significativo para as classes menos favorecidas, as que mais sofriam com a desvalorização da moeda na hiperinflação. Com o aumento do poder de compra cresceu mais rapidamente a especulação imobiliária nas cidades dormitório que ganharam um viés de comércio e serviços em detrimento da diminuição das áreas destinadas à produção agrícola, em dez anos (2007 a 2017) foram abertas 6300 microempresas na área de comercio e serviços enquanto na indústria somente 2000 em Ferraz de Vasconcelos.
Ferraz de Vasconcelos, Microempresas em 2007. http://empresometro.cnc.org.br/estatisticas
[pic 4]
Ferraz de Vasconcelos, Microempresas em 2017. http://empresometro.cnc.org.br/estatisticas [pic 5]
Com a queda da produção da fruticultura o município procurou atrair a indústria com incentivos e a criação de um polo industrial, mas a falta de infraestrutura viária para as demandas da indústria não produziu o resultado esperado. Nos anos 2000 foram feitos acordos com o governo do estado para recuperar o viés agropecuário da região do Alto Tietê, visando transformar o pequeno produtor em microempresário gerador de empregos, onde receberia assessoria gerencial, tecnológica e administrativa através do Sebrae e da Cati, mas que não produziu em Ferraz o efeito esperado pois o problema da infraestrutura viária não foi ainda equacionado.
...