Fichamento: Rolnik, Raquel. O Que é Cidade
Por: marinagreis94 • 5/11/2019 • Resenha • 336 Palavras (2 Páginas) • 413 Visualizações
Fichamento: Rolnik, Raquel. O que é cidade. São Paulo: Editora Brasiliense, 1995.
Palavras-chave: cidade, imã, escrita, civitas, Estado, indústria.
Resumo:
Raquel Rolnik é arquiteta e Urbanista, e atualmente é professora de Arquitetura e Urbanismo na USP. Possui outros livros publicados da questão do urbanismo.
Rolnik aborda no livro a discursão do conceito de cidade, fazendo uma análise histórica do surgimento da cidade e suas constantes transformações até o modelo atual. O livro é dividido em três partes.
Na primeira parte do livro a autora busca o conceito de cidades comparando antigas cidades das metrópoles contemporâneas.
Na segunda parte é abordado a cidade capitalista, que surgiu devido ao crescimento do mercado, gerando um novo tipo de estrutura urbana atraindo grandes populações. Dessa forma os problemas urbanos foram aparecendo e a necessidade da intervenção do Estado pra o controle dos espaços.
No final Raquel indica alguns livros que abordam estudos sobre as cidades de vários pontos de vistas.
Citações:
“Ao contrário da cidade antiga, fechada e vigiada para defender-se de inimigos internos e externos, a cidade contemporânea se caracteriza pela velocidade da circulação; são fluxos de mercadorias, pessoas, e capital em ritmo acelerado, rompendo barreiras e subjugando territórios. “ (p. 09)
"...construir e morar em cidades implica necessariamente viver de forma coletiva. Na cidade nunca se está só, mesmo que o próximo ser humano esteja para além da parede de um apartamento vizinho ou num veículo no trânsito. O homem só no apartamento ou o indivíduo dentro do automóvel é um fragmento de um conjunto, parte de um coletivo." (p.19)
“É como se a cidade fosse um imenso quebra-cabeças, feito de peças diferenciadas, onde cada qual conhece seu lugar e se sente estrangeiro nos demais.” (p.40)
Comentário:
Com base na leitura do livro foi possível compreender a formação das cidades, e com base em uma análise históricas a autora mostra as transformações e influencias das cidades que explica o modelo atual de urbanização. Portanto as cidades passam por constante mudanças, e as pessoas mudam a forma de se relacionar com o meio urbano.
...