Glass House - Philip Johnson
Por: rafaelgarces • 10/4/2017 • Seminário • 1.244 Palavras (5 Páginas) • 2.989 Visualizações
Ficha técnica da obra
Considerada uma das construções mais importantes do século XX, projetada entre 1945 – 48 e finalizada em 1949, de vidro e aço pintado, a casa de vidro, invisível da rua é localizada em ponto estratégico do terreno. Com cortinas naturais, não tem paredes (exceto o banheiro) e tem delimitado seus ambientes através dos móveis pela casa e permite que se sinta parte da natureza, pois de qualquer ponto da casa que olhar se tem visão plena do exterior.
Área da casa: 170m²
A Glass House deu-se através de uma superposição de um retângulo e mais uma circunferência(Img.14). Seu comprimento é de 17m, sua largura de 9,8m e sua altura de 3,2m, possui aproximadamente 170².
Área do terreno: 19 ha
Localização: New Canaan, Connecticut; Estados Unidos
Está localizada em uma colina especificamente em seu topo (Img.6), possui base plana à beira de uma encosta íngreme (Img.7).
Arquiteto: Philip Johnson
Análise geral da obra
Essa obra foi projetada para servir como a própria residência de Philip Johnson, atualmente ela está aberta a visitações, uma espécie de museu-casa. O conceito arquitetônico de Philip Johnson era demonstrar clareza, transparência e visibilidade, para isso ele utilizou vidros em quase todo projeto. Ela é considerada até hoje uma das maiores obras do arquiteto e também um marco no desenvolvimento da arquitetura moderna.
Programa de necessidades
Ele buscou para seu projeto, uma elevação, de forma que ampliasse a sua vista da natureza, e seguindo esta mesma ideia, ele fez as paredes de vidro, pois passaria um clima de campo, mas estaria protegida contra o tempo, além disso, não há divisões entre os cômodos, dando assim uma vista para de a natureza de todos os ângulos da casa.
[pic 1]
Visão casa de vidro 3D
[pic 2]
Corte longitudinal
Adição e subtração
[pic 3]
Analise adição e subtração-
Fachada frontal
[pic 4]
Analise adição e subtraçao-
Fachada lateral
Perspectiva
[pic 5]
Glass house em perspectiva[pic 6]
Estrutura da casa
A estrutura vertical se compõe por esbeltos tubos de aço, dispostos em uma modulação de quatro módulos de largura por cinco de profundidade. Formam o pilotis da residência e avançam pela laje do piso superior até alcançarem a laje de coberta, ambas de concreto armado. A casa se vê, assim, como uma caixa transparente flutuante em meio da natureza. De modo a tirar o máximo de proveito da privilegiada vista que se despega para a cidade, a casa foi projetada com o mínimo de proteção, de tal modo que as grandes janelas não possuem guarda-corpo. Assim, ao mesmo tempo que a casa atua como um refúgio, proporciona uma vida em constante contato com a natureza e contemplação da paisagem. O interior da Casa de Vidro está completamente exposto ao exterior, exceto para a estrutura de um cilindro de tijolos com a entrada para o banheiro de um lado e uma lareira do outro lado. A altura do chão ao teto é de dez metros e meio e a estrutura do cilindro de tijolo sobressai do topo. O assoalho é feito também do tijolo vermelho estabelecido em um teste padrão do herringbone e é levantado dez polegadas fora do nível à terra. As únicas outras divisões na casa além do banheiro são feitas discretamente com armários baixos e estantentes. A galeria de arte é enterrado subterrâneo, a fim de não tirar a atenção da casa, tornando-o sem janelas que é incomum para uma galeria. A outra experiência notável de Wright no local incluiu uma galeria da escultura que é "um telhado assymmetrical do tijolo branco com um telhado de vidro ... concebido como uma série de quartos de encaixe que descem em torno de um espaço aberto, central."
...