TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Philip Johnson

Por:   •  22/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 2

        Philip Johnson

O Arquiteto americano Philip Johnson em 1940 iniciou seus estudos em arquitetura. Depois fez um mestrado em historia da arquitetura na Universidade de Harvard (Cambridge, Massachusetts). Nascido em Cliveland, Ohio em 1906. Antes de projetar seu primeiro edifício com a idade de 36, Johnson tinha sido cliente, crítico, autor, historiador, diretor do museu, mas não um arquiteto.  Depois de varios anos no museu, Johnson projetou uma residência para si mesmo em New Canaan, Connecticut para a sua tese de mestrado, o agora famoso ``Glass House``(Casa de Vidro).

Com isto ele literalmente ganhou a fama internacional, é inegavel que a Casa de Vidro, é um patrimonio historico reconhecido desde sua criação. Quando construida em 1948, causou furor na vizinhança e hoje, recebe cerca de 13 mil visitantes por ano, é considerada a obra que consolidou a carreira de Philip Jonhson.

Ele se uniu a John Burgee, e manteve com ele uma parceria que duraria 20 anos. Nesta época, os dois realizaram um grande número de projetos. Johnson chegou a se encontrar com os famosos arquitetos Le Corbusier e Mies Van der Rohe, e com este último, criou uma relação estreita, que futuramente se tornaria uma parceria que resultaria na criação do projeto do famoso Edifício Seagram.

O edificio Segram, foi construido com um marco da historia da arquitetura pela sua inovação da utilizacao dos seus elements metalicos etruturais sem (supostamente) qualquer tipo de revestimento. De acordo com Mies, e com os princípios de um chamado "Estilo Internacional", o edifício deveria refletir a sua própria estrutura, de um modo "verdadeiro" e "assumido". No entanto, devido aos regulamentos americanos contra-incêndios, um edifício não poderia ter à vista colunas de aço (por perigo de colapso em caso de exposição a altas temperaturas), assim sendo o arquiteto viu-se obrigado a revestir as colunas com perfis em ´´I´´ de cor bronze, que constitui aliás a imagem do edifício. Com seus 38 pisos todos decorados com materiais em bronze, e mármores. É certo que, com toda a construção envolvente, o edifício Seagram passa hoje despercebido, no entanto, não deixa de ser fundamental na compreensão da historia dos arranha-céus, em Nova Iorque.e

O primeiro prêmio ´´Pritzker´´ ( É a maior condecoração em Arquitetura do mundo. Uma espécie de “Nobel da Arquitetura”),  foi dado à Philip Johnson, cujo trabalho demonstra uma combinação das qualidades de talento, visão e compromisso que tem produzido contribuições consistentes e significantes para a humanidade e o meio ambiente. Como crítico e historiador, ele defendeu a causa da arquitetura moderna e desenhou alguns de seus melhores edifícios. Philip Johnson está sendo homenageado por 50 anos de imaginação e vitalidade encarnados em uma infinidade de museus, teatros, bibliotecas, casas, jardins e estruturas corporativas”.ova Iorque

 

[pic 1]
Philip Johnson, em 1957

[pic 2]

``Glass House``(Casa de Vidro) - New Canaan, Connecticut

        

[pic 3]

Edificio Seagran -  Nova Yorque

Referencias bibliográficas:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Philip_Johnson

https://www.google.com.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (207.2 Kb)   docx (125.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com