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Historia da arte

Por:   •  7/4/2015  •  Monografia  •  8.877 Palavras (36 Páginas)  •  506 Visualizações

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ESTUDOS DA ARTE , HISTÓRIA DA ARTE e ESTÉTICA

Prof. FREDERIC RENÉ GUY PETITDEMANGE.

DEFINIÇÕES e TERMINOLOGIAS :

História e história da arte 

 artes e técnicas  

A

abstracionismo [De abstração + -ismo, seg. o padrão erudito.] S. m.

  • Qualidade ou caráter de abstrato.
  • Qualquer manifestação artística de características abstratas: O abstracionismo na arte muçulmana. [Cf. (nesta acepç.) figurativismo.]
  • Art. Plást. Corrente estética surgida em princípios do séc. XX, caracterizada pelo abandono total da representação figurativa das imagens ou aparências da realidade, pelo uso de formas e cores com ritmo e expressão próprios e liberadas de qualquer conteúdo que perturbe a manifestação da sensibilidade do artista, e pela abertura para amplas interpretações subjetivas; arte abstrata. [Cf. (nesta acepç.) concretismo (2).]
  • Filos. Tendência a considerar as abstrações, i. e., as representações puramente mentais, como equivalentes a realidades concretas.
  • Filos. Pej. Abuso de abstrações.

Afresco:

  • Do italiano «affresco». Técnica de pintura aplicada em paredes e tetos, que consiste em pintar sobre camada de revestimento recente, fresca, de nata de cal, gesso ou outro material apropriado ainda úmido, de modo que possibilite o embebimento da tinta.

Alegoria: 

  • Exposição de um sentimento sob forma figurada. (visível)
  • Desenvolvimento lógico, sistemático e detalhado do símbolo.
  • Imagem, figura, representação que exprime ou deixa visível  um sentimento, uma idéia ou um conceito.

Analogia: 

  • Ponto de semelhança entre coisas diferentes.

Antiguidade: [Do lat. antiquitate.] S. f.

  • Qualidade de antigo: O quadro é valioso pela antiguidade.
  • Período histórico iniciado com as mais antigas civilizações e que se estende até a queda do Império Romano do Ocidente (séc. V): Antiguidade egípcia; Antiguidade clássica.
  • Os povos, os homens desse período: as crenças da Antiguidade. [Ger. com cap., nas acepç. 2 e 3.]
  • Restr. A civilização greco-romana.
  • 5. O tempo de serviço (num cargo, função, profissão): Foi promovido por antiguidade. [Var.: (bras.) antiguidade e (lus.) antiguidade (u-i).] ~ V. antiguidades.

Arte:

(Do latim ars / artis): praticas, saberes fazer.

Em Grego Techne :

 

  • Expressão de sentimentos, ideias ou pensamentos.
  • Criação, invenção ou ainda imaginação.
  • Aptidão, habilidade para fazer alguma coisa. Práticas, saberes fazer.
  • Conjunto de meios, de procedimentos, de regras concernindo uma atividade.
  • Obra contendo os preceitos, as regras de uma disciplina.
  • Expressão a travesso das formas as mais variadas, da noção ideal do Belo. Conjunto das atividades humanas criadoras.
  • Conjunto das obras artísticas de uma era cultural, uma época.
  • Maneira de fazer que traduza um gosto, uma pesquisa, um sentido estético.

Artificial: objetos produzidos pelo homem. Nesse caso a palavra se opõe a palavra “natural”

Articular:

  • Todas as ações de transformações.
  • Buscar a melhor expressão possível.  

B
barroco: 1 (ô). [De barroca.] S. m.

  • Barroca (1 e 2).
  • Perola irregular e pequena. [Pl.: barrocos (ô).]

Barroco: 2 (ô). [De or. pré-romana, poss.] Adj. S. m.

  • Diz-se de uma pérola de superfície irregular. [Pl.: barrocos (ô).]

Barroco : 3 (ô). [De barroco2, com infl. do it. barocco e do fr. baroque, voc. tb. provenientes de barroco2.] Adj.

  • Relativo ou pertencente ao, ou característico do estilo barroco (q. v.): arte barroca; escritores barrocos; escultura barroca; música barroca.
  • Muito ornamentado; sobrecarregado, exuberante: oratória barroca; decoração barroca e pretensiosa. [Nesta acepç. é us., não raro, depreciativamente.]
  • Fig. Irregular, extravagante, estrambótico. ~V. estilo -. • S. m.
  • O estilo barroco (q. v.): o barroco na literatura espanhola; o barroco na música brasileira.
  • O período em que floresceu o estilo barroco (q. v.) (aproximadamente dos fins do séc. XVI aos meados do séc. XVIII), caracterizado por uma atmosfera artística e cultural carregada de conflitos entre o espiritual e o temporal, entre o místico e o terreno.
  • P. ext. Tendência do espírito, que se manifesta nas atividades culturais e/ou artísticas, tendo como constantes os traços característicos desse período.
  • 7. Barroquismo (1). [Pl.: barrocos (ô); fem. do adj.: barroca (ô). Cf. barroca.] Barroco brasileiro. 1. Estilo próprio das produções artísticas e literárias do Brasil nos sécs. XVII, XVIII e princípios do séc. XIX, e cuja expressão principal é a arquitetura e a escultura sacra, de que foi intérprete máximo Antônio Francisco Lisboa, dito o Aleijadinho (c. 1730-1814).

bizantino : [Do lat. byzantinu.] Adj.

  • De, ou pertencente ou relativo a Bizâncio, cidade européia, situada às margens do Bósforo, fundada pelos gregos no séc. VII a.C., que se tornou a capital do Império Romano do Oriente, ou Império Bizantino (330 a 1453), tomando o nome de Constantinopla, atual Istambul: as instituições bizantinas; O último imperador bizantino foi Constantino XI Paleólogo.
  • Diz-se das manifestações da civilização, da cultura e das artes que floresceram e se desenvolveram no Império Bizantino e que, por sua continuidade, transmitiram ao Ocidente a herança da Antiguidade enriquecida pelo contato com o Oriente e pela prática do cristianismo: o direito bizantino; os mosaicos bizantinos.
  • Fig. Que tem características de bizantinismo (2).
  • Deprec. Diz-se da atitude ou ponto de vista que denota bizantinismo (2).
  • O natural ou habitante da cidade de Bizâncio ou do império bizantino.
  • Estilo bizantino.

C

Campo : 

  • Porção do espaço que recebe a produção sobre a qual se estende a imagem. Bidimensional, em pintura, tridimensional em foto, cinema etc. fundo da tela. (Fundo; elemento non-mimético mais carregando de um sentido social e psicológico.(Ex.: O aspecto passageiro fugitivo das coisas nos impressionistas) A. Comte).

Clássico : [Do lat. classicu.] Adj.

  • Relativo à arte, à literatura ou à cultura dos antigos gregos e romanos.
  • Que segue, em matéria de artes, letras, cultura, o padrão desses povos.
  • Da mais alta qualidade; modelar, exemplar: definição clássica; atitude clássica.
  • Cujo valor foi posto à prova do tempo; tradicional; antigo: Às tendências modernas preferem as formas clássicas da arte e da literatura.
  • Que segue os cânones preestabelecidos; acorde com eles.
  • Sem excessos de ornamentação; simples, sóbrio: decoração clássica; vestido clássico.
  • Famoso por se repetir ao longo do tempo; tradicional: os clássicos festejos carnavalescos. 8. Usado nas aulas ou classes: exercícios clássicos.
  •  Costumeiro, costumado, habitual: o clássico chá das cinco da Academia Brasileira.
  • Diz-se da obra ou autor que, pela originalidade, pureza de língua e forma perfeita, se tornou modelo digno de imitação: " Madame Bovary é hoje uma obra clássica" (Eça de Queirós, Ecos de Paris, p. 17)
  • Autorizado ou abonado pelos autores clássicos: expressão, construção, regência clássica.

Classicismo : [De clássico + -ismo.] S. m.

  • Qualidade ou feição do que é clássico: "são do mais elegante classicismo seus [de D. Francisco Manuel de Melo] períodos bem equilibrados, túmidos de conceitos" (Hernâni Cidade, Lições de Cultura e Literatura Portuguesas, I, p. 329)
  • Doutrina literária e artística baseada no respeito à tradição clássica [v. clássico (1 e 5)]: É própria do classicismo uma visão objetiva do mundo; Sensível foi a influência de Descartes no classicismo francês.
  • Conjunto de características próprias da literatura e das artes da Antiguidade (grega e latina), ou do séc. XVII e parte do XVIII.
  • 4. E. Ling. Aticismo (2).

Conceito:

  • Filosofia. Representação de um objeto pelo pensamento, por meio de suas características gerais.
  • Idéia de alguma coisa considerada como uma obra do espirito.
  • Idéia geral.

Concretismo: [De concreto + -ismo.] S. m.

  • Primazia do que é concreto.
  • Art. Plást. Liter. Designação dada pelo suíço Max Bill (1908) à escola que procura apresentar obras partindo da realização de uma imagem autônoma, não originada de modelo natural, e que se utiliza de elementos ger. visuais ou táteis; arte concreta. [Cf., nesta acepç., abstracionismo (3).]

Conhecer: (Filo)

  • Possuir uma representação de alguma coisa.

Construtivismo: [De construtivo + -ismo.] S. m.

  • Ação construtiva (política, social, literária, etc.).
  • Art. Plást. Estilo não figurativo que se desenvolveu no princípio do século XX entre os artistas soviéticos e se caracteriza pela disposição rigidamente formal do espaço, das massas e dos volumes, e pela utilização de materiais e técnicas industriais modernas (plásticos, vidros, etc.). [Cf., nesta acepç., suprematismo.]
  • Psicol. Teoria que propõe que o conhecimento resulta da interação de uma inteligência sensório-motora com o ambiente.
  • Teatr. Estilo moderno de cenografia e encenação caracterizado pela utilização de estruturas tridimensionais (praticáveis, escadas, andaimes, etc.) expressivamente simplificadas, por meio das quais se objetiva a abstração e a estilização, opondo-se, assim, ao ilusionismo realista.
    cubismo : [De cubo1 + -ismo.] S. m. Art. Plást.
  • Escola de pintura (que veio a estender-se à escultura) surgida, por volta de 1910, através da obra dos artistas Pablo Picasso (v. picassiano), Georges Braque (1882-1963) e André Lhote (1885-1962), e que se caracteriza pela decomposição e geometrização das formas naturais, num processo intelectual arbitrário que, negando o realismo visual e as leis da perspectiva, tende a representar os objetos em sua totalidade, como se fossem contemplados simultaneamente por todos os lados.

D

Dadá: dadaïsme.] S. m.

  • Movimento surgido entre artistas e intelectuais durante a I Guerra Mundial, como forma de repúdio ao conflito e aos valores da civilização ocidental, e que se extinguiu no início da década de 1920, quando muitos de seus adeptos passaram a integrar novas correntes da literatura e das artes plásticas, esp. o surrealismo. [Sin.: dadá.]

Desenho:

  • Representação de forma sobre uma superfície, por meio de linhas, pontos e manchas, com objetivo, lúdico, artístico, cientifico ou técnico.
  • A arte e a técnica de representar, com lápis, pincel, pena, etc., um tema real ou imaginário, expressando a forma e geralmente abandonando  a cor.

Divisionismo: (neo-ipmressionismo ou pontilhismo) [Do fr. divisionnisme.] S. m. Art. Plást. 1. Técnica de pintura que consiste em justapor manchas ou traços de cores puras em vez de misturá-los previamente, e que foi adotado pelos adeptos do pontilhismo (q. v.).

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