Histórias E Legados: Heranças Da Arquitetura Moderna Em Vitória Da Conquista
Por: maduduarte • 17/5/2023 • Trabalho acadêmico • 423 Palavras (2 Páginas) • 90 Visualizações
FAINOR — FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE
ARQUITETURA E URBANISMO
HISTÓRIA DA ARQUITETURA E URBANISMO III
DOCENTE: MIRTES MARINHO
RESENHA CRÍTICA
HISTÓRIAS E LEGADOS: HERANÇAS DA ARQUITETURA MODERNA EM VITÓRIA DA CONQUISTA - BA
Laíse Sousa Brito
Luanna Barreto
Maria Eduarda Duarte
Paulo Augusto Mendes
A série “Mil dias: A Saga da Construção de Brasília” criada e dirigida por Fernando Honesko, com roteiro de Camila Kamimura e Marta Nehring, produzida pelo History Channel, conta em quatro episódios (O sonho, O Plano Piloto, O nascimento da cidade utópica e Brasília), a história da construção da nova capital federal brasileira.
A trama é mostrada a partir do ponto de vista de pessoas que participaram das obras, em especial por um topógrafo, Heitor (Bruno Bellarmino), o engenheiro Mauro (Rodrigo Garcia), a arquiteta Gilda (Renata Calmon) e o operário Domingos (Paulo Roque), que encabeçam cada um dos episódios. Há ainda a história do antagonista Tércio (Iuri Saraiva), um funcionário público e jornalista que deturpa a história da construção de Brasília. A história destes é intercalada com depoimentos de historiadores, jornalistas, arquitetos e urbanistas, além de imagens e arquivos da época.
A série é uma verdadeira aula de história, que oferece uma perspectiva única sobre o período em que a construção de Brasília ocorreu, a história que os brasileiros não conhecem. Os episódios apresentam um panorama detalhado da época, que permite compreender as condições políticas, econômicas e sociais do Brasil nos anos 50 e como a construção da cidade representou um momento de esperança para muitos brasileiros.
Porém, não se limita a apresentar apenas o lado positivo da construção, mostra também os problemas enfrentados pelos trabalhadores, que tiveram que lidar com condições precárias de trabalho e moradia, destacando a falta de infraestrutura da cidade recém-criada, que afetou a qualidade de vida de seus habitantes, como se pode observar nitidamente a partir do segundo episódio. Fala ainda sobre a grande pressão imposta pela mídia da época e várias pessoas da oposição do governo, que esperava sempre por alguma falha na construção para poder arruinar com o então presidente, Juscelino Kubitschek, o grande idealizador de Brasília.
No geral, "Mil Dias: A Saga da Construção de Brasília" é uma série que vale a pena ser assistida, especialmente para aqueles que têm interesse em história, política e arquitetura. A produção é bem realizada e consegue transmitir com precisão um período importante da história do Brasil. No entanto, é importante lembrar que a série não é isenta de críticas e limitações, e que é importante buscar outras fontes para uma compreensão mais ampla do assunto.
...