TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Humanização Em Ambientes Hospitalares

Por:   •  27/8/2024  •  Trabalho acadêmico  •  1.161 Palavras (5 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

ANA LUÍSA BELUCO FUSCO

DÉBORA LIMA

EMANUELLE CAMPANHÃ DE SOUZA

GABRIELA SONG PETRILO

LEONARDO CASAGRANDE

NICOLLE ANTUNES PEREIRA

HUMANIZAÇÃO EM AMBIENTES HOSPITALARES

[pic 3]

Londrina

2023

[pic 4][pic 5]

ANA LUÍSA BELUCO FUSCO

DÉBORA LIMA

EMANUELLE CAMPANHÃ DE SOUZA

GABRIELA SONG PETRILO

LEONARDO CASAGRANDE

NICOLLE ANTUNES PEREIRA

HUMANIZAÇÃO EM AMBIENTES HOSPITALARES

  Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Filadélfia – UniFil, como requisito parcial para avaliação da disciplina Fundamentos do Conforto Ambiental – 2° Período Noturno, ministrada pela professora Me. Tatiana Vettori Ferreira

Londrina

2023

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO __________________________________________________  4

2. REFERENCIAL TEÓRICO.  ________________________________________  4

2.1. Ambiência. _______________________________________________________   4

2.2. Política Nacional de Humanização. ____________________________________   4

2.3. Hospitais Humanizados _____________________________________________   5

3. PROCESSOS METODOLÓGICOS: MATERIAIS E MÉTODOS. ___________    6

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO. ____________________________________    7

5. CONCLUSÕES. ________________________________________________    7

  Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Filadélfia – UniFil, como requisito parcial para avaliação da disciplina de Projeto de Estrutura de Madeira, turma do noturno, ministrada pelo (a) professor (a) Me. Pedro  Henrique Bruder Decker.

  1. INTRODUÇÃO.

No período medieval, os hospitais foram vinculados à representação de morte, de angústia e de sofrimento. Serviam para isolar pessoas doentes e pobres do convívio social e, desse modo, evitar a contaminação de outros indivíduos.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO.

2.1. Ambiência.

É fato que os ambientes em que vivemos e frequentamos afetam nossas sensações, podendo elas serem de forma positiva ou negativa. A Psicologia Ambiental é o conhecimento de como o local influencia na relação pessoa-ambiente contribuindo para um melhor planejamento do projeto de arquitetura, visando o bem-estar do usuário.

Os interiores dos hospitais brasileiros apresentam falta de ornamentos e cores e seguem um modelo ergonômico padronizado, predominando a falta de humanização. Os hospitais devem ser humanizados, demonstrando uma maior preocupação com o conforto do paciente, concentrando na melhoria da sua experiência dentro do ambiente hospitalar.

A sensação de conforto é relativa, não envolve apenas critérios acústicos, visuais, térmicos ou até mesmo químicos, envolve também a emoção e o prazer, encontra-se também como característica de um conforto ambiental o aproveitamento da iluminação e ventilação natural, uso da vegetação e a utilização de artes visuais.

2.2. Política Nacional de Humanização (PNH).

Tendências internacionais. Ligavam-se ao estado de bem estar social e seu modelo remetendo ao sentimento de igualdade, tratando o humano como coletivo e também individual. Sistema universal da saúde. Práticas de trabalho no setor da saúde, com a política assistencialista, entretanto, várias outras sugerem medidas específicas à estética dos hospitais. Produziu cartilhas intituladas como “Humaniza SUS “, explicando e exemplificando como tornar o espaço de saúde mais humanizado, valorização de todas as pessoas presentes do processo de produção de saúde, autonomia e protagonismo dos usuários do ambiente em questão a corresponsabilidade entre esses sujeitos. Hospitais Humanizados é esperada, visando criar mais ambientes que promovam o bem-estar buscando auxílio no processo de cura do paciente.

2.3. Hospitais Humanizados.

Um ambiente humanizado, pode ser relacionado com o hotel, a relação com a natureza, a integração com obras de arte, o lar, possibilidade de intimidade e a figura do espaço urbano e do convívio social. De acordo com Lukiantchuki e Souza, analisando o ambiente humanizado, o hotel, sendo uma forma de tratar o paciente igual a um cliente de hotel, proporcionando bem-estar à sua estadia, a natureza, trazendo o externo com sua vegetação, interagindo com os indivíduos, a integração com obras de arte, criando um ambiente mais familiarizado e descontraído ao paciente, o lar, possibilitando uma maior intimidade e privacidade no quarto, com o objetivo de se sentir em casa e o espaço urbano, em relação à arquitetura hospitalar, como por exemplo o Hospital Pediátrico Robert Debré, que foi reconfigurado pelo projeto de Albert Einstein, na qual o hospital se abre ao público por meio de uma galeria, com objetivo de substituir locais frios por ambientes mais humanizados e confortáveis aos usuários. O hospital pode ser comparado, por sua mesma intenção, ao hospital Sírio libanês apresentando características de hotel com ambientes aconchegantes, aproveitamento dos condicionantes naturais e integração do interno com o externo, proporcionando mais conforto. O arquiteto da edificação Sara Kubitschek, conhecido por adotar estratégias Bioclimáticas, como o uso da vegetação, aproveitamento dos condicionantes naturais, inserção das artes e grandes varandas, tornando o ambiente mais confortável e não deixando a beleza de lado. Com a intenção de aproximar os usuários do ambiente, busca também sensibilizar e estimular os indivíduos de forma positiva, onde as obras artísticas com suas cores, podem sim auxiliar no processo de cura ao paciente. João Figueiredo Lima, a afirma que mesmo se apresentando como um ambiente hospitalar, com suas características, é importante local demonstrar acolhimento e assim trazer boas consequências ao tratamento do paciente. exemplos como esses citados, devem ser seguidos vendo que a criação de ambientes humanizados auxilia no tratamento e consequentemente facilita o processo de cura do paciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (82.1 Kb)   docx (295.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com