IMPLEMENTAÇÃO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS PARA AS EMPRESAS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Por: 27102000 • 29/10/2018 • Resenha • 1.819 Palavras (8 Páginas) • 267 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
FERNANDA VASSARIAH SILVA LIMA N348216
TI VERDE
IMPLEMENTAÇÃO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS PARA AS EMPRESAS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
SÃO PAULO
2018
Sumário
Resumo 3
Introdução 4
1. Desenvolvimento 4
1.1. TI VERDE 4
1.2. Níveis para a Implementação 5
1.3. ISO 14001 7
1.4. Lixo eletrônico 8
1.5. Avanço tecnológico e sustentabilidade 9
1.6. TI VERDE nas empresas 10
Conclusão 11
Resumo
Desenvolveu-se esta pesquisa tendo por objetivo analisar a adoção da TI Verde nas organizações, examinando mais especificamente, motivos de adoção nas práticas de TI, benefícios e algumas dificuldades enfrentadas.
O estudo mostra que a implantação da empresa Cemig ao adotar o conceito de TI VERDE, demonstra resultados por empresas usuárias de TI e difusão de diferentes práticas no meio empresarial que podem auxiliar pesquisadores na compreensão do fenômeno e administradores na formulação de estratégias que visem à sustentabilidade.
Introdução
A Tecnologia da Informação (TI) pode ser definida como o conjunto de atividades e soluções fornecidas pela computação.
Assim como todas as atividades humanas, a TI provoca impactos sobre o meio ambiente, como, por exemplo, a utilização de recursos naturais para a fabricação de hardware, o consumo de energia elétrica e a geração de resíduos, como lixo eletrônico.
Portanto, esse trabalho tem como finalidade mostrar como a Tecnologia da Informação pode ser utilizada, para reduzir os impactos da computação sobre o meio ambiente, através da adoção de práticas de TI Verde.
Desenvolvimento
TI VERDE
A partir do surgimento desse novo conjunto de ações implantados nas empresas, essa nova tendência tem como papel permitir as informações necessárias serem armazenadas e tratadas como maior eficiência, diminuindo os custos operacionais gerados pela infraestrutura tecnológica, oferecendo vantagens em diversas áreas.
A TI VERDE, ou GREEN IT É uma expressão utilizada pelo setor de tecnologia, para incorporar a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade.
Pode ser definido como “O conjunto de práticas sustentáveis que deixam menos prejudicial o uso da computação. (HESS, 2009)”. O biólogo Pablo Hess acredita que a TI verde está ligada aos processos de fabricação dos componentes, administração, utilização dos equipamentos e descarte do “lixo eletrônico”. Um dos principais objetivos é produzir produtos que consumam menos energia e evitar a utilização de metais pesados, altamente nocivos ao meio ambiente. Além de todos os benefícios citados anteriormente, a implantação desse conceito pode ser utilizado como Marketing, tratando-se também de uma melhora no ambiente de trabalho.
Segundo estudo conduzido pela IBM, a maioria das médias empresas está tomando iniciativas para reduzir o impacto ambiental do uso da tecnologia. Mais de 70% das companhias médias brasileiras realizam ou planejam ter projetos de sustentabilidade ambiental, afirma a pesquisa.
Corporações comuns também podem adotar esse conceito, tomando medidas que podem auxiliar o meio ambiente e sua sustentabilidade, como;
- Desligar os equipamentos enquanto não utilizados
- Fontes de energia alternativa
- Atualizar o software e manutenção em dia
- Reciclar ou doar
Suas principais práticas estão entre;
- Aplicar a eficiência energética
- Uso de equipamentos mais eficientes, possuindo a capacidade de redução de consumo quando em baixo uso
- Conscientização em relação a sustentabilidade
- Compactação de Servidores
- Customização de data centers, com designer correto
- Adesão de políticas verdes
Níveis para a Implementação
Tática
Não modifica a infraestrutura e nem as políticas internas da TI. Mas adota e implementa medidas de cortes nos gastos elétricos em excesso.
Como exemplo, o uso de monitoramento automático de energia disponível nos equipamentos, seu desligamento nos momentos de não-uso, utilização de lâmpadas fluorescentes e a otimização da temperatura das salas. Denominadas ações simples de serem implantadas e sem custos para a organização.
Sendo simples a implementação do TI Verde Tático (com vantagens significativas, porém limitadas), é possível observar a redução do consumo energético com o desligamento dos monitores em desuso – que representam 50% do total dos gastos elétricos quando o mesmo é de CRT e 30% ou menos quando são de LCD (fonte: PRADO, 2005).
Estratégica
Exige uma auditoria sobre a infraestrutura de TI e seu uso relacionado ao meio-ambiente, desenvolvendo e implementando novos meios viáveis de produção de bens ou serviços de forma ecológica. Temos como exemplo, a criação de uma nova infraestrutura na rede elétrica visando à sua maior eficiência e sistemas computacionais de menor consumo elétrico (incluindo novas políticas internas e medidas de controle de seus descartes).
Um exemplo efetivo de práticas de TI Verde Estratégico foi implementado pelo Banco Real no o ProjetoBlade PC, aplicado em 2007: o Banco substituiu 180 computadores convencionais por 160 Blade PCs, equipamentos que possibilitam ficar na mesa do usuário apenas o teclado, o mouse, o monitor e uma pequena caixa responsável pela conexão destes periféricos com o Blade PC. Como resultado, houve redução estimada de 62% da energia elétrica consumida pelos computadores e 50% da energia consumida pelo ar condicionado utilizado na Mesa de Operações; a economia estimada é de US$ 355 mil em 4 anos pela redução do número de micros; a manutenção mais barata dos mesmos, o gerenciamento centralizado e a facilidade de mudança de layout representam uma estimativa de economia de US$ 300 mil em 4 anos (fonte: YURI, 2008).
...