JOHN RUSKIN E AS SETE LÂMPADAS DA ARQUITETURA - ALGUMAS REPERCUSSÕES NO BRASIL
Por: biancaa23 • 9/10/2015 • Resenha • 1.110 Palavras (5 Páginas) • 2.263 Visualizações
“JOHN RUSKIN E AS SETE LÂMPADAS DA ARQUITETURA - ALGUMAS REPERCUSSÕES NO BRASIL
Maria Lucia Bressan Pinheiro”
John Ruskin, foi considerado o principal teórico da preservação do século XIX ,considerado também um dos maiores expoentes da crítica românica(socialista, capitalista industrial e sua evidencias mazelas).
Ruskin, sempre viveu com seus pais, porém em sua infância esteve em grande parte isolada, pois foi criado sozinho e não frequentou a nenhuma escola até os seus 15 anos, porém sempre viajou muito com seus pais. Formou-se em Oxford em 1842 e em 1848 se casou-se mais logo se separou.
Logo em seguida foi muito conhecido pela suas críticas feitas sobre pinturas, foi professor por um grande período e escritor, porem teve seu afastamento da profissão de professor devido seu problemas mentais, dedicou-se em suas escrituras .
Ruskin era totalmente contra a restauração de monumentos, no livro As sete lâmpadas, ele estabelece que devessem fazer o que é certo sem se preocupar com os meios para isso. Ele afirma que e a arquitetura é arte que dispõe aos edifícios construídos pelo homem, tratando do humanismo puritano, onde se tem a crença profunda.
Um dos elementos imprescindíveis da beleza arquitetônica para o autor era uso de ornamento, que apresenta cuidados humanos, onde ele prefere uma ruína na peça escultórica do que uma restauração da peça tirando assim o seu principal ornamento da peça.
Afirma ainda que o arquiteto consegue expor a beleza das suas ideias apenas em obras edificada pois é impossível ele desenvolver uma obra conforme as obras existente da natureza, como: perfume em rosas entre outras. Afirmando ainda em um verso sobre beleza que ; “Onde o repouso é proibido, também a beleza o é”.
Para ruskin, a arquitetura controlada baseia nas características do estilo escolhido, claro que poderia sim mudar para outro estilo mais porém segue o predominante da região, cita até sua obra de Oxford onde apresenta características neuróticas e não totalmente moderno.
Para Ricardo Severo, o monumento de uma cidade moderna deve acompanhar de características e moldes clássicos do arquiteto mediante a cidade, e levando em consideração a sua inspiração pela a arte.
Sobre arquitetura mesólogica ruskin leva em consideração a ideia de José Mariano Filho que apresenta características sobre o neocolonial; técnica de recursos e características climáticas e remitindo a espíritos passado. Trazendo a inspiração, lógica e a verdade da obra.
Acrescenta-se uma observação sobre a obra do aleijadinho de Lucio Costa, como uma obra totalmente composta por ornamentação e decorações que causa um impacto visual não satisfatório, e sim confuso, pois cita-se que se perde em muitos detalhe, e apresenta uma obra não parecida projetada por um arquiteto.
A LÂMPADA DA MEMORIA
JOHN RUSKIN
Conta-se sobre todas as memórias que estão guardadas em sua mente, no primeiro momento, ruskin fala sobre as memórias do mundo com o sol, a vegetação entre outras, porém resalta que apesar dessa memória é fundamental a memória sobre a arquitetura, pois sem ela não é possível se recordar dos meios obtidos em construções e monumentos.
Acredita que para um homem ser do bem ele deve fazer sua edificação como se fosse um monumento, com uma característica bonita e visual para que seja vista sua honra pela sua e família e ter bons filho.
Ruskin cita que os homens para ser homens de verdade devem construir sua casa e ter uma consideração especial diante ela, pois através de sua residência que lhe trarás refugio, conforto e o principal será sua família, portanto para ele as residências deveria ser tratado com um templo, pois tudo que acontecerá lá será muito sagrado em sua visão. Quando o homem não tem o respeito com o seu lar significa que eles o desonraram, pois o lar deve ser visto com u lugar de harmonia e muito amor, e perante a isso os homens devem construir suas casas com uma arquitetura duradoura assim como a vida dos seres humanos, porém infelizmente não acontece assim, pois sempre as edificações acontecem reformas, mais perante a visão do autor gostaria que fosse construída duradoura
...