Levantamento urbanístico
Por: PalomaTurchen • 27/8/2015 • Artigo • 2.319 Palavras (10 Páginas) • 1.425 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
BEATRIZ SILVA
FERNANDA CLEMENTE
PALOMA MORAIS TURCHEN
LEVANTAMENTO URBANÍSTICO
BARRA DO BUGRES
2015
INTRODUÇÃO
Trata-se de um estudo de levantamento de dados urbanísticos referente a uma área específica que compõe a cidade de Barra do Bugres, cidade Brasileira que pertence ao Estado de Mato Grosso com distância de aproximadamente 160 quilômetros da capital Cuiabá, com população estimada em 33.365 habitantes de acordo com o senso de 2014 do IBGE.
Esse estudo é direcionado a uma área que apresenta características físicas e socioeconômicas patológicas e pretende analisar desdobramentos funcionais para proporcionar uma melhor qualidade de vida para a população e que possibilite um melhoramento visual e funcional do perímetro.
O principal objetivo do levantamento é identificar informações pertinentes à elaboração de uma proposta de intervenção urbanística na área que rege princípios de mobilidade urbana e a implementação de práticas sustentáveis na cidade. Esse procedimento de levantamento urbanístico pretende avaliar a classificação socioeconômica da área, as condições de infraestrutura urbana geral e as carências dos bairros para propor uma maior qualidade de vida da população.
As ferramentas utilizadas para esse levantamento são especificamente a pesquisa de campo, análise visual, anotações pertinente ao detalhamento da área e a representação dos dados através de simbologias e mapas.
Espera-se que o reconhecimento da área ajude de maneira eficiente na constatação da mesma e que o levantamento seja eficiente nos critérios considerados para as decisões do projeto que rege a proposta desse estudo, possibilitando dimensões, artifícios e dados populacionais que serão coerentes para a execução do estudo.
⦁ CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA
A identificação preliminar da área por meio de mapas foi importante para uma melhor caracterização da área e para a execução do levantamento. O perímetro considerado de análise envolve quatro bairros: bairro Maracanã, Jardim Paraguai, Jardim dos Ipês e parte do Bairro Pôr-do-sol.
Para os critérios de análise foi observado a locação de postes de iluminação, rede de esgoto e água, pavimentação de vias, condições de calçamento, hierarquia de vias e vegetação.
Figura 1: Demarcação da área
Fonte: Google Earth.
Em relação ao relevo da área, de acordo com informações do IBGE considerando textos do ano de 2010 o relevo é caracterizado por possuir grandes extensões de planícies, com ondulações leves caracterizando um terreno de pouca declividade, com vários tipos de solos que é de um modo geral de baixa e média fertilidade natural.
Notamos que a área é carente de infraestrutura urbana, isso é mostrado especificamente com o levantamento transcrito nos mapas e a partir das anotações de informações complementares, foram essas ferramentas usadas para a identificação as reais condições da área que resumidamente apresenta menos de 35% de pavimentação e serviços como rede de esgoto, pode-se caracterizar que a distribuição de água e de iluminação são os únicos critérios de infraestrutura que alcança toda a área levantada e que apresenta um grau insuficiente de qualidade. Adiantando que essa caracterização detalhada da nossa área será apresentada nos próximos tópicos desse trabalho.
A área está ocupada pelo setor residencial, comercial, de uso misto e institucional. A parte institucional envolve uma Unidade Básica de Saúde, escolas de ensino básico, creche e em maior parte as Igrejas. O setor comercial é predominante nas vias principais e apresentam um tipo de caracterização diversificada.
⦁ POTENCIALIDADES DE PROJETO
Umas das principais temáticas a serem desenvolvidas nas potencialidades de projeto é em primeiro plano a mobilidade urbana e a implantação de estratégias sustentáveis que ajudem o dinamismo da cidade. De acordo com o levantamento identificamos algumas áreas que precisam ser reformuladas de acordo com as necessidades da população que apresenta carências principalmente em pavimentação e calçamento, espaços direcionados para o lazer e situações críticas em áreas que deveriam receber maior atenção como os espaços verdes.
De acordo com a análise, notamos que os vazios urbanos são raros, por tratarmos de uma área bem adensada, no entanto nada que impeça de obter propostas que traga melhorias para os bairros tratados. Uma das potencialidades de projeto que a área dispõe é o aproveitamento de áreas de preservação permanente, com o objetivo de intervir corretamente na área evitando o máximo de impacto possível e construir uma relação entre a população e os espaços verdes.
Em relação à mobilidade, umas das principais vias que apresentam um fluxo conflitante é a avenida Xavantes, ela é formada por um fluxo desordenado e precisa ser modificada para que esteja voltada aos pedestres e ciclistas, a avenida tem um uso predominante comercial e está totalmente direcionada para os automóveis, esse é um critério relevante na problemática que encontramos para a parte projetual. Nessa questão, é interessante que a mobilidade seja ligada pelas principais vias, que têm consequentemente um fluxo maior, essas vias que precisam ser interligadas são: avenida Primavera, rua Novo Mundo, rua João Custódio da Silva, rua da Alegria, avenida Tropical e a rua Voluntários da Pátria.
Os princípios dessa intervenção deve considerar os espaços disponíveis para a ocupação, o estudo socioeconômico, o entorno e o que se tem de existente mesmo que precise de readequação.
Para que o projeto apresente finalidades funcionais e compatíveis com as reais necessidades dos habitantes, as potencialidades devem ser direcionadas com dispersão, a área apresenta essa possibilidade porque dispõe de pelo menos um vazio urbano em cada espaço considerado estratégico para atingir um conjunto de moradores de maneira que não distancie tanto as pessoas que procuram
...