METODOLOGIA DE PESQUISA
Por: MPG21GREEN21 • 18/11/2015 • Dissertação • 512 Palavras (3 Páginas) • 216 Visualizações
UNIDADE FLUTUANTE DE PRODUÇÃO, ARMAZENAMENTO E TRANSFERÊNCIA (em inglês Floating Production Storage and Offloading, FPSO,
È um tipo de unidade estacionaria de produção que utiliza um navio ancorado.
Navio utilizado pela indústria petrolífera para a exploração (produção), armazenamento petróleo, gás natural e agua de injeção e escoamento da produção por navios aliviadores ou cisterna (petroleiros).
São utilizados em locais de produção distantes da costa com inviabilidade de ligação por oleodutos ou gasodutos.
A PRIMEIRA UNIDADE DE PRODUÇÃO FLUTUANTE A OPERAR EM AGUAS BRASILEIRAS FOI A P34. ERA UM NAVIO PETROLEIRO CHAMADO PRESIDENTE JUSCELINO. E SENDO TRANSFORMADO EM FPSO EM 1976 E INICIOU SUAS ATIVIDADES EM 1979 NO CAMPO DE GAROUPA NA BACIA DE CAMPOS RJ, COM LAMINA DAGUA DE 100 METROS
ESSA TRANSFORMAÇÃO E RETIRADA OS MOTORES DO SISTEMA DE PROPULSÃO, FEITO REFORÇOS NAS ESTRUTURAS DO CONVÉS PARA INSTALAR A PLANTA DE PRODUÇÃO (SISTEMA DE TUBULAÇÃO DE GAS/ÓLEO/AGUA); INSTALAÇOES DOS MÓDULOS DE PRODUÇÃO( SEPARAÇÃO/ TRATAMENTO/COMPRESSÃO E GERAÇÃO)
O FPSO Cidade de Ilhabela possui capacidade para processamento de 150.000 barris por dia de óleo com tratamento e compressão de 6 milhões de metros cúbicos de gás por dia e injeção de 180.000 barris de água por dia. A unidade está situada no pólo Pré-Sal da Bacia de Santos, a cerca de 310 km da costa brasileira e a 55 km a sudoeste do campo de Lula, em lâmina d’água de 2.140 metros.
FUNÇÃO MAIS IMPORTANTE DE UM FPSO E PROCESSAR O ÓLEO E GAS ATRAVÉS DA PLANTA DE PROCESSO INSTALADA EM SEU CONVÉS.
VANTAGENS
- GRANDE VERSATILIDADE NA ESCOLHA DO TIPO DO NAVIO E FACILIDADE DE INSTALAÇÃO E RECOLOCAÇÃO
- INTEGRAÇÃO DENTRO DE UM ÚNICO SISTEMA, DE TODAS AS FUNÇÕES NECESSÁRIAS A PRODUÇÃO E PROCESSOS, ARMAZENAMENTO E POSTERIORMENTE DESCARREGAMENTO DO ÓLEO E GAS PARA UM NAVIO ALIVIADOR.
- ÁREA LIVRE DE GRANDES DIMENSÕES, FACILITANDO O ARRANJO DOS EQUIPAMENTOS DE PRODUÇÃO E UTILIDADES
- SIMPLICIDADE DE CONSTRUÇÃO, COM VASTA MÃO DE OBRA EM ESTALEIRO ESPALHADOS PELO BRASIL E MUNDO.
- GRANDE VOLUME DE TANQUE PARA ARMAZENAMENTO
- CUSTO DE INVESTIMENTO BARATO E CURTO PRAZO ENTRE O PROJETO E OPERAÇÃO (PELA CONVECÇÃO DE NAVIO TANQUE EM FPSO)
- RISCOS DE VAZAMENTOS DE ÓLEO EQUIPARADOS COM OUTRAS UNIDADES DE PRODUÇÃO MARÍTIMAS (SEMISSUBMERSÍVEIS, FSO )
DESVANTAGENS
- GRANDE AMPLITUDE DE MOVIMENTO EM CONDIÇÕES AMBIENTAIS EXTREMAS
- REDUÇÃO PERIÓDICA DA CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO PARA REALIZAR INSPEÇÕES NA ESTRUTURA DO CASCO
- RISCO DE VAZAMENTOS DURANTE A OPERAÇÕES DE TRANSFERÊNCIA DE ÓLEO PARA NAVIOS TANQUES ALIVIADORES
ANCORAGEM EM DOIS TIPOS
- AMARRAÇÃO ATRAVÉS DE UM PONTO ÚNICO UM TURRET (TORRE) ONDE O FPSO TEM A LIBERDADE DE SOFRER ROTAÇÃO EM SEU PRÓPRIO EIXO. POSSIBILITA O ALINHAMENTO DO CASCO COM AS FORÇA RESULTANTE ENTRE O VENTO E A CORRENTEZA E AS ONDAS.
- AMARRAÇÃO EM MÚLTIPLOS PONTOS DO CASCO (SPREAD MOORING) POSSUEM POUCA LIBERDADE DE SE ALINHAR. E ESTÃO SUJEITAS A DIREÇÃO DE ONDAS NÃO CONTROLÁVEL, PODENDO OCORRER INTERRUPÇÃO NA PRODUÇÃO POR CONTA DESTE MOVIMENTOS EXCESSIVOS.
OFFLOADING e feita através de navios aliviadores de ate 30.000 toneladas, feita através de mangote flutuante flexíveis de 12 polegadas e 360 comprimento com engate rápidos em ambas as pontas. Num prazo médio de 15 dias num prazo de transferência de aproximadamente 31horas.
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
...