Mapa conceitual
Por: clereslaine • 15/11/2015 • Projeto de pesquisa • 339 Palavras (2 Páginas) • 708 Visualizações
Explicação do mapa conceitual
Pedagogia Hospitalar: Alternativa para a criança/adolescente que se encontram se impedidos de frequentar a escola, porém que, tem o direito a educação sistematizada mesmo fora do ambiente escolar.
Desenvolvimento emocional e cognitivo da criança/adolescente hospitalizado: Visa o desenvolvimento emocional e cognitivo mesmo este estando em estado de descompesação por motivos da doença. A escuta pedagógica diferencia-se das demais escutas realizadas pelo serviço social ou pela psicologia no hospital, ao trazer a construção do conhecimento sobre aquele espaço, aquela rotina, as informações médicas ou aquela doença, de forma lúdica e, ao mesmo tempo, didática na realidade, não é uma escuta em vão é uma escuta da qual brota o diálogo, que é a base de toda a educação.
Garantir a continuidade dos estudos: Dar continuidade aos estudos para a criança/adolescente hospitalizada, pois ficar afastada da escola possui um significado muito maior do que apenas o prejuízo acadêmico e a necessidade da criação/adolescente de classes hospitalares já é reconhecida pela nossa legislação brasileira como um direito às crianças/adolescentes hospitalizados
Continuar Interagindo socialmente: É encontrar ajuda para a superação da doença, oferecer a criança /adolescente um ambiente alegre e aconchegante que difere do contexto hospitalar, construindo uma nova consciência em que a sensação, o sentimento, a integração e a razão cultural valorizem o indivíduo.
Enfermaria pediátrica: Segundo (Figueiredo; Negrini, 2009) O terapeuta ocupacional é um dos poucos profissionais que chega ao leito da criança com uma intenção não dolorosa e nem invasiva (FIGUEIREDO; NEGRINI, 2009). É um dos poucos profissionais que oferece à criança, a possibilidade de escolha entre o sim e o não.
Metodologia de ensino Flexível: É proporcionar as crianças brinquedos pedagógicos, desenhos, pinturas, literaturas infantil, dentre outras.
CNDCA (1995) RESOLUÇÃO Nº 41 DE 15 DE OUTUBRO:
§ 1 Direito a proteção, a vida e a saúde com absoluta prioridade e sem qualquer forma de discriminação.
§ 9 Direito de desfrutar de alguma forma de recreação, programas de educação para a saúde, acompanhamento do curriculum escolar durante sua permanência hospitalar.
§ 15 Direito ao respeito à sua integridade física, psíquica e moral.
...