Memorial Justificativo
Por: Ana Carolina Castelane • 12/6/2018 • Resenha • 539 Palavras (3 Páginas) • 2.174 Visualizações
Memorial justificativo
Projeto residencial unifamiliar
1.Introduçao
O presente memorial justificativo trata-se do projeto de arquitetura para a construção de uma edificação destinada ao uso familiar, onde os usuários são pessoas portadoras de deficiência visual.
A residência foi construída com o objetivo de trazer conforto e comodidade aos moradores de forma que possa trazer bem estar para o cliente.
O projeto apresentado tem como proposta uma edificação moderna, dentro dos padrões construtivos e tecnológicos da atualidade, se trata de uma arquitetura minimalista que se caracteriza-se pela presença de planos perpendiculares que constroem o espaço tridimensional, a partir de uma configuração volumétrica de formas depuradas, considerada simples e refinada.
2.Desenvolvimento
2.1 - Soluções adotadas e Programa de necessidades
A residência foi pensada para atender todas as necessidades dos seus moradores. Como pessoas de características especificas, a solução que o projeto trouxe, foi o sistema de luzes automáticas, que funcionam como sensores para os moradores, como por exemplo na hora atender uma campainha.
Já a questão arquitetônica, traz consigo uma fachada simples com alguns vazios e volumes diferentes, para se aproveitar o máximo no espaço do terreno. Foi buscado um conceito puro, aplicando cores claras e materiais como madeira e concreto aparente, para que a residência posso apresentar um ar de aconchego e ao mesmo tempo moderna.
O jardim interno na casa traz todo o ar de tranquilidade e conforto, além de proporcionar beleza visual e de proporcionar um contato mais próximo com a natureza, os jardins oferecem benefícios importantes, como o aumento da umidade do ar, a redução da temperatura ambiente, a reciclagem dos gases tóxicos e a diminuição da poluição sonora.
A proposta apresenta-se com 1 (um) volume Horizontal, com 2(dois) pavimentos, sendo o térreo destinado ao estacionamento, escritório, cozinha, salas de estar e jantar, cinema, biblioteca, sala de jogos e área de serviço e lazer, e o segundo pavimento, com acesso a uma escada principal, localizada logo no início da sala de estar, que está destinado ao uso privado, onde está localizado uma sala de estar, um lavabo e três suítes sendo uma delas reservada para visitas.
2.2- Programa de Necessidades
2.3- topografia
O terreno proposto é plano e fica situado na rua Raul Soares no centro de Caratinga, e tem cerca 1,206,3 metros quadrados.
2.4- Implantação
A residência será implantada em um lote que não possui árvores. Com o objetivo de compensar o meio ambiente, serão plantadas novas espécies vegetais. O projeto paisagístico prevê o plantio de gramas e plantas ornamentais por toda volta da casa, transformando esses espaços em uma grande área comum para utilização de todos os usuários.
2.5- Aspectos funcionais
Conforto visual
Conforto térmico
Conforto
...