O COMBATE À INCÊNDIO
Por: lilian_machado • 24/4/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.747 Palavras (7 Páginas) • 208 Visualizações
COMBATE À INCÊNDIO
- QUAIS SÃO AS MEDIDAS QUE PODEM SER TOMADAS PARA SE EVITAR INCÊNDIOS EM RESIDÊNCIAS?
R: Manter as instalações em bom estado, para evitar sobrecarga, mau contato e curto-circuito; não usar aventais ou toalhas plásticas na cozinha; quando sair de casa verifique que nada ficou aceso e que nenhum perigo de incêndio porá em perigo sua residência; não coloque panos ou papéis decorativos próximo do fogão; os cabos das panelas devem ficar voltados para o centro do fogão.
- QUAIS AS MEDIDAS QUE PODEM SER ADOTADAS PARA SE EVITAR INCÊNDIOS EM LOCAIS DE TRABALHO?
R: Proibir o fumo em locais onde existam quantidades significativas de materiais combustíveis; Evitar o armazenamento de materiais, sem a devida ordem e limpeza; Utilizar como Norma a desenergização, ao final do expediente, de todos os equipamentos elétricos utilizados no setor; Proibir a utilização de derivação tipo “T” e “extensões ” elétricas, que são condenadas pelas normas técnicas e historicamente responsáveis por grandes incêndios; Manter produtos como álcool de cozinha e fósforos longe do alcance de crianças, em local ventilado e afastado de fontes de calor;
- O EXTINTOR DE INCÊNDIO É UM MÉTODO TOTALMENTE EFICAZ?
R: O extintor de incêndio portátil é eficaz apenas para eliminação de princípios de incêndio; O foco de incêndio, uma vez extinto, deve ser monitorado, pois existe o perigo de reignição do fogo;
- QUAIS SÃO AS CLASSES DE INCÊNDIO E DOS AGENTES EXTINTORES MAIS USADOS?
R:
- Classe "A":De superfície e profundidade planos: lixo, fibras, papéis, madeiras etc.
- Classe "B": De superfície Querosene: Gasolina, óleos, tintas, graxa, gases, etc.
- Classe "C": Equipamentos elétricos energizados
- Classe "D": Materiais pirofóricos: Motores de carro.
Obs.: poderá ser usado água em último caso (se não houver PQS)
- QUAIS SÃO AS INSTALAÇÕES FIXAS DE COMBATE A INCÊNDIO?
R: As instalações fixas de combate a incêndios destinam-se a detectar o início do fogo e resfriá-lo. Os tipos são:
a) Detector de fumaça;
b) Detector de temperatura;
c) Detector de chama;
d) Chuveiro automático: redes de pequenos chuveiros no teto dos ambientes;
e) Dilúvio : gera um nevoeiro d'água;
f) Cortina d'água: rede de pequenos chuveiro afixados no teto, alinhados para, quando acionados, formar uma cortina d'água;
g) Resfriamento: rede de pequenos chuveiros instalados ao redor e no topo de tanques de gás, petróleo, gasolina e álcool. Geralmente são usados em áreas industriais;
h) Halon: a partir de posições tomadas pelo Ministério da Saúde, o Corpo de Bombeiros tem recomendado a não utilização desse sistema, uma vez que seu agente é composto de CFC, destruidor da camada de ozônio.
- COMO DEVE SER FEITA A EVACUAÇÃO DAS PESSOAS NO LOCAL DO INCÊNDIO?
R: A retirada das pessoas deve ser feita em ordem, por rotas de fuga pré-determinadas.
Não sendo possível eliminar o fogo, abandone o edifício rapidamente, pelas escadas. Ao sair, feche todas as portas atrás de si, sem trancá-las.
Não utilize o elevador como meio de escape.
Não sendo possível abandonar o edifício pelas escadas, permaneça no pavimento em que se encontra, aguardando a chegada do Corpo de Bombeiros.
Somente suba ao terraço se o edifício oferecer condições de evacuação pelo alto, ou se a situação o exigir.
- QUAIS SÃO AS ROTAS DE FUGA EM CASO DE INCÊNDIO?
R: Corredores, escadas, rampas, passagens entre prédios geminados e saídas, são rotas de fuga e estas devem sempre ser mantidas desobstruídas e bem sinalizadas.
IMPORTANTE: Conheça a localização das saídas de emergência das edificações que adentrar.
- QUAIS SÃO AS REGRAS BÁSICAS DE PREVENÇÃO E COMBATE DE INCÊNDIOS?
R: Mantenha sempre à vista o telefone de emergência do Corpo de Bombeiros – 193. Conserve sempre as caixas de incêndios em perfeita condições de uso e somente as utilize em caso de incêndio. Os extintores devem estar fixados sempre em locais de fácil acesso, devidamente carregados e revisados (periodicamente). Evitar a falta de ventilação. Não colocar trancas nas portas de halls, elevadores, porta corta-fogo ou outras saídas para áreas livres. Nem obstruí-las com materiais ou equipamentos.
- COMO PROCEDER EM CASO DE INCÊNCIO?
R: Desligue imediatamente o equipamento que estiver manuseando e feche as saídas de gás. Procure sempre manter a calma e não fume. Não tire as roupas. Dê o alarme. Mantenha, se possível, as roupas molhadas. Jogue fora todo e qualquer material inflamável que carregue consigo. Em situações críticas feche-se no banheiro, mantendo a porta umedecida pelo lado interno e vedada com toalha ou papel molhado. Em condições de fumaça intensa cubra o rosto com um lenço molhado. Não fique no peitoril antes de haver condições de salvamento, proporcionadas pelo Corpo de Bombeiros. Indique sua posição no edifício acenando para o Corpo de Bombeiros com um lenço. Aguarde outras instruções do Corpo de Bombeiros. Em caso de incêndio, se você se encontra em lugar cheio de fumaça procure sair, andando o mais rente possível do piso, para evitar ficar asfixiado.
- O QUE SÃO EQUIPES DE EMERGÊNCIA?
R: A equipe de emergência é a Brigada de Combate a Incêndio. É uma equipe formada por pessoas treinadas com conhecimento sobre prevenção contra incêndio, abandono de edificação, pronto-socorro e devidamente dimensionada de acordo com a população existente na edificação.
PRIMEIROS SOCORROS
- QUAL A IMPORTÂNCIA DE SE APLICAR OS PRIMEIROS SOCORROS?
R: É de vital importância a prestação de atendimentos emergenciais. Conhecimentos simples muitas vezes diminuem o sofrimento, evitam complicações futuras e podem inclusive em muitos casos salvar vidas. Porém deve-se saber que nessas situações em primeiro lugar deve-se procurar manter a calma, verificar se a prestação do socorro não trará riscos para o socorrente, saber prestar o socorro sem agravar ainda mais a saúde da(s) vítima(s), e nunca esquecer-se que a prestação dos primeiros socorros não exclui a importância de um médico.
...