O DESIGN DE INTERIORES (INTERVENÇÃO)
Por: Clarissa Pimentel • 17/4/2021 • Trabalho acadêmico • 367 Palavras (2 Páginas) • 1.162 Visualizações
DESIGN de INTERIORES (INTERVENÇÃO)
Compreende-se que o Projeto de Interiores deve atender às necessidades do cliente, independentemente de qual seja o seu uso residencial ou comercial. Sendo assim, serão apresentados, primeiramente, o Levantamento de Medidas e o Levantamento Fotográfico; depois, o Briefing e o Programa de Necessidades, bem como a constituição de um conceito e a sua apresentação através de um Mood Board. Assim, nota-se que todas essas etapas compõem as bases para o desenvolvimento do Projeto de Interiores. Além disso, as interpretações e os dados coletados e desenvolvidos aqui serão os subsídios para que seja desenvolvido o projeto como um todo.
Em nosso projeto distinguimos os elementos constituintes de um Projeto de Design de Interiores, contemplando o Estudo Preliminar, o Anteprojeto, o Projeto Executivo, o Memorial Descritivo e todos os projetos complementares, apresentando as especificidades e as possíveis interferências e demandas que cada um pode ter.
Neste interim, enfatizo que o Estudo Preliminar contemplou as primeiras ideias, os primeiros croquis e o layout da concepção física da loja de café a partir de um conceito definido, baseado nos levantamentos de dados e interpretações pré-concebidos. Já o Anteprojeto inseriu a sequência do projeto, que antecede o Projeto Executivo em que chegamos a um grau de detalhamento do Projeto Pré-Executivo. Ainda, no Anteprojeto, as soluções expostas no Estudo Preliminar foram definidas e sua representação gráfica é técnica e precisa.
Nota-se que no Projeto Executivo que é a última fase do projeto e em sua concepção gráfica, contendo detalhes e pormenores foi o instrumento pelo qual a obra executou-se. Já o Memorial Descritivo é um documento que contém informações técnicas, além de custos de todos os elementos constituintes do Projeto de Design de Interiores.
Por fim, nosso Projeto de Interiores para uma cafeteria enfatizou o Projeto de Interiores Comercial, abordando a especificidade da loja de café. No tratamento desta, foram tratadas ainda as especificidades técnicas complementares, bem como as normativas básicas para o desenvolvimento do projeto. Foram acometidos, por exemplo, o tipo de piso e de instalação, tipo de iluminação adequada para lojas entre outras importantes como as zonas de atendimento, o preparo e o controle, com suas necessidades inerentes, como os tipos de revestimento e iluminação adequados para uma zona de preparo.
...