O Fichamento Paul singer
Por: Débora Moura • 26/5/2019 • Resenha • 959 Palavras (4 Páginas) • 291 Visualizações
Universidade Paulista Disciplina: Projeto Urbano Regional
Nome do aluno: Débora Moura da Silva RA: D05BDA-4
Nome do autor:
Paul Singer
Nome do texto:
A cidade na estrutura econômica
Objetivos:
O objetivo apresentado na primeira parte do texto é de, entre outros fatores, fazer com que o leitor entenda a definição do que se constitui como “cidade” e sua função econômica, além de mostrar aspectos econômicos dos tipos de cidade (cidade grande, cidade média e cidade pequena), como a indústria pode modificar e desenvolve-la e como esse desenvolvimento ocorre. Na segunda parte do texto, foi explicado como o planejamento e o sistema de transporte podem colaborar com a produção econômica de uma cidade, qual a organização dessa economia, os processos de exportação e excedentes de produção e a relação da mão de obra na metrópole.
Conceitos trabalhados:
Alguns conceitos trabalhados no texto foram, por exemplo a relação econômica que estrutura as cidades dentro de uma rede urbana e suas funções especializadas; o que é hinterland (cidades do interior que são centros de comercialização dos produtos produzidos pela área circunvizinha) e a maneira que o desenvolvimento de uma metrópole atrai pessoas das cidades menores em busca de oportunidade de emprego.
Ideias trabalhadas:
Algumas ideias trabalhadas no texto fora, entre outras, os tipos de desempenho diferentes dos 3 tipos de cidade (pequena, média e grande) e o papel delas no desenvolvimento urbanos, uma vez que não são autossuficientes elas criam uma cadeia de distribuição que se auxiliam nos processos urbanos e comerciais. As rendas acumuladas de cidades pequenas e grandes pode ser aplicada nas industrias das cidades grandes, estás, que exportam o produto e o excedente fica para revenda interna na região e isso confere o caráter industrial a cidade.
Resumo:
Cidade, segundo o texto, define-se por uma aglomeração urbana com população relativamente grande em um espaço reduzido. A função econômica dessa cidade está atrelada nessa questão porque determinadas atividades necessitam de um numero elevado de pessoas que precisam viver próximas umas das outras.
A indústria é um desses motivos, pois a técnica construtiva requer uso de equipamentos muito grandes, e para que se tenha lucro é necessário rapidez e varias fabricas produzindo, e fabricas que fornecem suprimentos se instalam próximas por questões de logística. Isso é a função econômica da cidade.
Também é levantado no texto que cada cidade teria uma função.
A cidade pequena teria a função principal de ser o centro de comercialização de produtos agrícolas, pequenos comércios, serviços gerais, educacionais e etc.
Cidade médias são cidades que prestam os mesmos serviços das cidades pequenas, porém em uma área maior e trabalham com serviços mais especializados como cidades portuárias ou de turismo, também são chamadas de “cabeça de zona”.
Cidades grandes, em geral, possuem as funções anteriores e possuem indústrias, por conta principalmente da mão de obra em grande escala e da facilidade de distribuição. Cidades pequenas e medias também podem abrigar industrias, mas isso acaba sendo algo mais excepcional. Geralmente grandes cidades têm indústrias significativas, entretanto não acontece em todas, pois nem toda cidade grande tem o desenvolvimento econômico necessário para abrigar uma indústria, isso tem a ver com a história, localização e contexto da cidade.
...