O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Por: Erika Martins • 8/6/2022 • Pesquisas Acadêmicas • 822 Palavras (4 Páginas) • 111 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO SUL DE MINAS GERAIS - CAMPUS POUSO ALEGRE
CURSO TÉCNICO EM DESIGN DE INTERIORES
ERIKA FERNANDA MARTINS
PROJETO DE MOBILIÁRIO – FERNANDO MACHADO
POUSO ALEGRE
2022
MDF
O MDF é um material que vem sendo muito utilizado pela indústria moveleira devido a sua maleabilidade e versatilidade no acabamento e revestimento. É um material amplamente utilizado para fazer cadeiras, armários, prateleiras e mesas.
Embora a sigla seja muito utilizada na hora de procurar móveis para uma casa, ainda existem algumas dúvidas sobre esse tipo de material, seus benefícios e o que deve ser feito para torná-lo durável.
A sigla MDF significa "Medium Density Fiberboard" e consiste em pranchas de MDF produzidas através de um processo de colagem com o auxílio de resinas sintéticas e aditivos. As folhas são então coladas com resina e prensadas juntas. O resultado final é uma prancha ou painel de aparência suave e textura suave.
O fato de a tábua ser homogênea e não existir nós permite que a madeira seja cortada em qualquer direção, possibilitando um acabamento mais elaborado, com entalhes e bordas arredondadas. Além disso, os móveis de MDF podem ser revestidos com diferentes materiais (entre eles estão a fórmica, a pintura e as lâminas de PVC).
Apesar de ser um material vantajoso do ponto de vista de acabamentos mais elaborados, e de se tratar de um produto considerado ecologicamente correto, as placas ou painéis de MDF são frágeis e por isso alguns cuidados precisam ser tomados para preservar a peça e garantir que ela tenha uma durabilidade maior.
PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS
O ponto positivo e principal com certeza é a agilidade na produção que traz a diferença entre madeira e MDF porque é bom para o cliente porque pode ter móveis mais rápido e também é bom para o marceneiro porque aumenta a capacidade de produção.
Traz a qualidade geral do acabamento pois as tábuas já vem prontas de fábrica e o acabamento é reduzido a poucos passos, essa etapa fica mais fácil e até marceneiros iniciantes podem obter ótimos resultados. Os painéis decorativos requerem apenas um manuseio cuidadoso, uma boa lâmina de serra e a aplicação de tiras de borda.
Além da padronização, diferentemente da madeira que é única para cada tábua, no MDF todas as tábuas do mesmo modelo e fabricante serão iguais, dando ao cliente confiança no resultado final na contratação de marcenaria ou móveis na escolha da loja, ao mesmo tempo em que proporciona segurança para marceneiros, eles não precisam se preocupar se os clientes vão gostar da textura ou dos diferentes tons que aparecem no processo da madeira.
O Impacto ambiental apresenta, na indústria moveleira a taxa de desperdícios caiu drasticamente, uma fábrica de moderna atua com menos de 3% de desperdícios em função da padronização do material e design.
O ponto negativo e que como não são muitos fabricantes de chaparia, o preço, o estilo, as cores da matéria prima e por consequência do mobiliário fica a critério deles, ou seja, a pouco espaço para criatividade. Basicamente uma combinação de módulos com “meia-dúzia” de cores e texturas disponíveis.
...