O Meio Ambiente Compostagem (Minhocário)
Por: Mike Bueno • 27/11/2016 • Trabalho acadêmico • 423 Palavras (2 Páginas) • 243 Visualizações
Compostagem(Minhocário)
O minhocário é um procedimento simples de compostagem, que utiliza resíduos orgânicos para a formação do adubo, de boa qualidade. Segundo o site Minhocário Caseiro, ajudando a reduzir em até 70% do lixo orgânico, transformando o substrato em húmus, e o líquido proveniente da compostagem em um composto que pode ser usado como biofertilizante em hortas e jardins.
Este sistema só pode ser realizado com um tipo específico de minhoca, que são as minhocas composteiras (californianas) que se adaptam em diversos climas e regiões.
O húmus recupera a fertilidade do solo cansado, enriquecendo-o com nutrientes, não sendo tóxico para plantas, solo, água, animais ou seres humanos como os fertilizantes químicos, e isto antecipa e prolonga os períodos de florada e frutificação das plantas.
De acordo com o site Ciaeco:
"Cada quilo de lixo orgânico gera 400g de gás metano nos aterros sanitários e nas composteiras essa emissão é praticamente zero, no lixão é produzido o chorume, "líquido ácido” que contamina o lençol freático e os rios, além de atrair insetos, ratos que ajudam a transmitir doenças."
Portanto, o uso de uma composteira doméstica é uma prática sustentável, que não demanda de cuidados requeridos por uma composteira tradicional, visando na diminuição de resíduos nos aterros sanitários e no volume de lixo a ser transportado, evitando assim o trânsito causado pelos caminhões nas cidades e a emissão de gases causadores do efeito estufa.
Telhados Verdes
O telhado verde é um sistema de arquitetura viável e sustentável diante de lajes e telhas convencionais.
De acordo com Loschiavo, na alternativa do telhado verde não há propagação de calor como nos sistemas de coberturas mais comuns (lajes e telhas convencionais), absorvendo até 90% a mais do calor e não deixando transmitir para o interior da construção, isolando ruídos, climatizando e umidificando o ambiente e não sendo necessário o uso de uma refrigeração ou aquecimento elétrico, evitando maiores gastos. Com a utilização de plantas nativas no telhado verde, proporciona um reequilíbrio ambiental, com o aumento da biodiversidade.
Este método sustentável tem como princípio um alto investimento financeiro e deve ter como prioridade sua manutenção e mão de obra especializada para se evitar problemas de vazamentos ou infiltrações indesejáveis.
Levando em consideração esses aspectos, o custo inicial se torna irrelevante em relação ao benefício, pois esta técnica traz melhoria na temperatura local, diminuição da poluição do ar, sonora e visual, além disto favorecendo um vínculo do homem com o meio ambiente.
...