O Memorial Justificativo
Por: Robert Monteiro • 27/9/2018 • Trabalho acadêmico • 672 Palavras (3 Páginas) • 330 Visualizações
Memorial Justificativo / Descritivo – Centro Cultural Olavo Cardoso
Introdução
O presente memorial tem por objetivo descrever a proposta arquitetônica para a Construção do Centro Cultural Olavo Cardoso, integrando o antigo Museu Olavo Cardos, de forma a fomentar o turístico da região, através da criação de mais um atrativo cultural para o município de Campos dos Goytacazes.
Olavo Cardoso foi um importante usineiro e filantropo campista, possuía o desejo de que sua residência (um prédio do fim do século XIX) se transformasse em um espaço que resguardasse e divulgasse a memória de Campos dos Goytacazes. E em 2006 foi inaugurado o museu batizado em sua homenagem. O acervo era majoritariamente sobre a família Cardoso, mostrando os móveis e costumes da época.
O antigo museu fica localizado na Av. Sete de Setembro esquina com a Rua dos Goytacazes. O terreno possui uma área aproximadamente 2.644m². O conjunto é composto pela casa principal, garagem e um anexo mais recente ao fundo do terreno.
O projeto propõe um complexo que integre o espaço existente, do Museu, com o aproveitamento parcial de algumas salas e a construção do Anexo. A nova proposta apresenta uma edificação de dois pavimentos, com salas de ensino, banheiros, um auditório com 188 lugares e camarins. A premissa básica para o partido arquitetônico na criação de espaços agradáveis e funcionais que atendessem o programa de necessidades e utilizasse uma linguagem moderna e inovadora da arquitetura contemporânea.
O projeto contempla espaços e instalações modernas com tecnologia de ponta, com ambientes climatizados, acessibilidade atendendo a todas as exigências previstas pela NBR 9050. O Centro Cultural Olavo Cardoso conta com: Bloco I (Área Administrativa e Cultural), Bloco II (Área Educacional), Cafeteria (Alimentação e Lazer) além de Portaria de Acesso, Guarita de Controle, Espaço Verde, Estacionamento, Central de Gás e Depósito de Lixo. Com a construção do mesmo o município contará com um espaço que se tornará o seu maior ponto cultural.
Especificação dos Materiais
Alvenaria:
Será de vedação em tijolos cerâmicos vazados dimensões 9 x 19 x 19 cm, onde as áreas de parede com acabamento em cerâmica deverão receber chapisco e emboço e as áreas de paredes com acabamento em pintura deverão ser previamente regularizada com chapisco, reboco e revestida com massa única e selador.
Revestimento de Paredes:
Tinta Acrílica na cor branca para as paredes externas e Tinta Acrílica nas cores Gelo e Bege para as Paredes Internas. As paredes dos banheiros e vestiários terão revestimento em Azulejo 30 X 30 cm, na cor Azul Claro e as fachadas terão algumas áreas com revestimento em Pedra Palito na cor Bege.
Pisos:
Piso em Pedra Goiana Amarela Irregular Cacão para a área externa e Porcelanato 80x 80 cm, na cor Creme, para as áreas internas. Os banheiros e vestiários terão Piso Cerâmico 30x 30 cm, na cor Azul Claro. As salas de Dança, de Teatro e o palco do Auditório terão Piso Laminado 7mm x 18,7cm x 1,34m, na cor Carvalho Dover. O piso do Museu Histórico será todo em Taco 7 x 21 cm na cor característica do Ipê. A área externa da cafeteria terá piso em Deck de Madeira 30 x30 cm, na cor Imbuia.
Esquadrias:
Portas de Abrir em madeira com pintura em esmalte sintético, na cor branca; Portão de ferro de correr de ferro com pintura em esmalte sintético, na cor Bege. Portas de Correr e Janelas e Básculas em vidro temperado de 10 mm.
...