O Memorial Justificativo
Por: luandavid1 • 26/8/2019 • Trabalho acadêmico • 1.330 Palavras (6 Páginas) • 195 Visualizações
Neste documento é apresentado o terreno escolhido para a equipe, que é localizado na Holandeses com acesso à Rua Alameda Jau e Avenida Hilton Rodrigues. Ao começarmos a pensar em como será nosso projeto para um shopping, pesquisamos muito até chegarmos num senso comum. Temos muitos desafios a vencer, muitas etapas que ao longo desse semestre para nos mostrar o caminho mais certo a seguir. Temos que fazer com que esse shopping fosse em primeiro lugar TRADICIONAL e acessível a todos, tendo em vista um desnível bastante considerável (12 metros), e a partir daí desenvolver os outros problemas que vier a aparecer durante o processo. O terreno está localizado próximo à uma das principais avenidas da cidade, assim como, está em uma zona residencial, mais especificadamente na Zona Residencial 6, segundo a Lei de zoneamento, parcelamento, uso e ocupação do solo, sendo assim, deve haver um cuidado para minimizar os efeitos da construção no entorno, socialmente, fisicamente e ambientalmente. Sua localidade é de uma área valorizada, próximo de Hotéis, Condomínios, e Escolas, além de um ponto de ônibus e de vias movimentadas, assim, busca-se a união do cuidado com o agravamento de tráfego, mas também, por ter tais pontos positivos, o projeto apresenta uma capacidade favorável para a boa economia do shopping, com grande fluxo de pessoas, já que há locais de negócios próximos, escolas, faculdades e residências próximas.
O terreno não possui declives, assim, o trabalho proposto para ele irá voltar-se para a preocupação no cuidado no aproveitamento da topografia do solo ou grandes aterramentos e cortes, evitando assim, o uso abusivo do solo.
Com todas essas vantagens, a escolha da localização para a implantação do Shopping tradicional foi bastante estratégica e baseada em pesquisas de mercado e estudos de viabilidade. Além do mais a região onde o projeto será implantado, a Holandeses vem passando por um grande crescimento com destaque para centros comerciais turísticos onde há uma grande concentração de pessoas. Por se tratar de um empreendimento comercial, no qual há um forte interesse público e financeiro por parte dos investidores, é necessário que o projeto passe por uma intensa fase de estudos, evitando falhas futuras que comprometam o prolongamento do projeto.
Como nos foi dado um terreno com um desnível consideravelmente grande, pensamos que poderíamos fazer os pavimentos ficarem escalonados a princípio, mas por outro lado vinha a questão da acessibilidade, teríamos que usar muitas rampas e escadas, isso deixaria o prédio muito cansativo e monótono. Optamos então por fazer em 3 pavimentos principais. Podemos dizer que a ideia dominante do projeto foi então desenvolver o projeto em 3 pavimentos (platôs), tendo em vista o grande desnível a ser vencido, e ainda deixar o ambiente acessível e harmônico.
DESENVOLVIMENTO DA IDEIA
Para se projetar um shopping da forma como imaginamos, pesquisamos muitos modelos de shopping, para podermos entender como seria um ambiente feito para atingir todo tipo de público e de todas as classes, foi aí que chegamos a ideia de deixarmos um pátio aberto bem no centro do prédio, arborizado com banquinhos e sombra, esse pátio seria como o coração da nossa shopping, ligando todos os setores dos tres pavimentos principais, e para que essa ideia desse certo e ficasse visualmente bonita tivemos que fazer com que o pavimento térreo circulasse todo o bloco com guarda-corpo. Para que quem estivesse passando pelos corredores do pavimento térreo, pudesse contemplar a área verde feita no subsolo.Para dar acesso aos portadores de mobilidade reduzida, locamos pela lateral direita uma rampa de acesso ao subsolo, tendo ainda no pátio central uma escada ampla e confortável que também servirá como saída de emergência. Procuramos não fechar nosso shopping, e sim deixá-lo o mais aberto e arejado possível, vivemos em uma capital com altas temperaturas e pouco vento, acreditamos que desse maneira a qualidade termo acústica será privilegiada. Para o cinema projetamos um espaço moderno e convidativo, que acreditamos melhorar a qualidade termo acústica do ambiente.Enfim desenvolvemos nossas ideias ao decorrer do trimestre, acreditando estarmos fazendo um antiprojeto que se adeque as exigências solicitadas, mas que, além disso, seja um referencial para projetos comerciais no futuro.
MEMORIAL DE CÁLCULO
De acordo com a NBR 9077, que trata da saída de emergência dos edifícios, existem condições exigíveis que uma edificação deve possuir, afim de que sua população possa abandoná-la em caso de emergência, permitindo assim fácil acesso de auxílio externo ( bombeiros para a retirada da população).As saídas de emergência devem estar protegidas,proporcionadas por portas, corredores, halls, passagens externas, escadas, rampas, em caso, por exemplo de um incêndio, as pessoas deverão ter acesso à rua de qualquer ponto do shopping.No caso de nosso shopping, seguimos a regra de que a largura mínima para a passagem de uma fila de pessoas fixada é de 0,55m, então calculamos uma largura de 3,30 m, deixando-a bem larga para além de atender a norma, ser confortável e espaçosa. O mesmo serviu para nossas escadas, procuramos deixá-las largas e com espelhos confortáveis.Para o cálculo do reservatório de água e sua capacidade, deve ser levada em consideração a estimativa do consumo diário, baseado nos seguintes itens:A população do edifício, ou seja, o número de pessoas para as quais uma edificação é projetada;O tipo de ocupação para a qual é destinada a edificação;Reserva de incêndio, determinada a quantidade de água destinada exclusivamente para abastecimento dos hidrantes.Consumo específico para um shopping tipo externato, são 30 litros por pessoa/dia. Creder (1995) recomenda que se adote reservatórios com capacidade “suficiente para uns dois dias de consumo” e que o reservatório inferior armazene 60% e o superior 40% do consumo:Capacidade do reservatório: 2 dias de consumo:Calcular o consumo diário total multiplicando-se os 50 litros pela população;Considerando-se que o abastecimento de água da rede pública pode não ser constante, calculam-se os reservatórios com capacidade de armazenamento para dois dias;O cálculo da reserva de incêndio será definido em projeto específico, mas pode ser estimado em cerca de 20% do consumo diário;O reservatório inferior deverá armazenar 60% da água destinada ao consumo, e o reservatório superior deve armazenar 40% da água destinada ao consumo mais a reserva de incêndio. Para dimensionar os reservatórios basta lembrar que o volume de 1.000 litros ocupa 1 m³, assim, uma caixa para armazenar, por exemplo, 30.000 litros dever ter volume de 30m³.De acordo com isso calculamos que em nossa escola serão em média 1.000 pessoas por dia, precisaríamos então de um reservatório com 120.000 litros de agua.
...