O PROJETO DE ARQUITETURA
Por: Maycon BARBOSA DOS SANTOS • 6/12/2018 • Projeto de pesquisa • 885 Palavras (4 Páginas) • 205 Visualizações
Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal[pic 1]
Curso de Arquitetura e Urbanismo
Projeto de Arquitetura II – Comercial/Serviço
JEISON DUARTE FERREIRA E MAYCON BARBOSA DOS SANTOS
ITEM 05 - CADERNO DO PROJETO
PROCESSO DO PROJETO
Cacoal–RO[pic 2]
2018
Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal[pic 3]
Curso de Arquitetura e Urbanismo
Projeto de Arquitetura II – Comercial/Serviço
JEISON DUARTE E MAYCON BARBOSA
ITEM 05 - CADERNO DO PROJETO
PROCESSO DO PROJETO
Memorial elaborado pelos acadêmicos Jeison Duarte e Maycon Barbosa à Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal, como parte dos requisitos para obtenção de nota parcial, na disciplina de Projeto de Arquitetura II, sob a orientação das professoras Nicole Ferrer, Bruna Kriger e Fernanda Cavatti.
Cacoal–RO[pic 4]
2018
SUMÁRIO
PROCESSO DO PROJETO. 4
5.1 – IMPLANTAÇÃO 4
5.1.1 – TERRENO, LIMITE E RECUO. 4
5.1.2 – ACESSOS. 5
5.1.3 – ESTUDO SOLAR. 5
5.1.4 – FLUXOS. 6
5.2 – ARRANJO ESPACIAL. 7
5.2.1 – Externamente 7
5.2.2 - Internamente 8
5.3 – VOLUMETRIA. 8
ITEM 05 - CADERNO DE PROJETO
PROCESSO DO PROJETO.
Obedecendo as etapas de processo de projeto Arquitetônico estabelecido pela NBR 13.532, o projeto em si apresentou algumas dificuldades, que foram sendo solucionadas naturalmente no decorrer do processo criativo e de desenvolvimento, desta forma, este projeto partiu do princípio de que, para obter melhores resultados é importante que sejam utilizados alguns métodos pré-estabelecidos, a resposta para as nossas duvidas foi definir uma modulação eficiente que suportasse toda a metodologia do projeto, que de certa forma trata-se de um projeto ousado e com poucas referencias com a definição de um mesmo conceito, diante disto o projeto se mostrou desafiador, mas extremamente satisfatório com o resultado final, visto que foi possível expor as nossas ideias e defender o nosso conceito e nossos partidos.
5.1 – IMPLANTAÇÃO
5.1.1 – TERRENO, LIMITE E RECUO.
O terreno se localiza na Av. Cuiabá, esquina com a Rua Duque de Caxias e possui dimensões de 17.9m x 30.0m, totalizando 537m². Com base na legislação vigente estabelecidas através do Plano Diretor do Município de Cacoal, Anexo 01, Tabelas 01 – Do Zoneamento, que estabelece limites mínimos de recuos para o projeto, os recuos têm as seguintes especificações:
- Frontal – 1.50m; por se tratar da entrada principal do projeto é importante que esteja próximo ao passeio.
- Lateral Direito – 2.00m; optou-se por um recuo maior com a intenção de criar uma pequena área para estacionamento.
- Fundos – 1.50; recuo mínimo pelo fato de haver poucas aberturas nesta fachada.
Lateral Esquerda – 0,00; não há recuo nesta lateral pelo fato de não haver aberturas, sendo nesse caso a legislação permite usar todo o limite dessas áreas.
5.1.2 – ACESSOS.
Externamente haverá 02 acessos, sendo o principal na parte frontal para entrada e saída de clientes e um secundário na lateral direita, especifico para entrada de funcionários, carga e descarga.
Internamente haverá um acesso por escada ou elevador para o 02 pavimento e um acesso para áreas de serviço, como escritório, deposito e DML.
Figura 01 - acessos
[pic 5]
Fonte: Arquivo Pessoal, 2018
5.1.3 – ESTUDO SOLAR.
O estudo solar mostrou que a fachada principal, localizada na Avenida Cuiabá, receberá pouca insolação, mas especificamente na parte da tarde, pois a mesma se refere a área oeste do terreno, assim como a extensa fachada lateral Direita que se refere a área Sul, diante do exposto as aberturas proposta no projeto se beneficiará com menos incidência solar, tendo em vista que as principais fachadas se localizam na parte Oeste e Sul, o que resulta em menos aquecimento no interior do edifício, proporcionando maior conforto aos usuários.
...