O Plano de Trabalho
Por: natmomesso • 19/9/2021 • Trabalho acadêmico • 1.665 Palavras (7 Páginas) • 175 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA[pic 1]
CENTRO DE TECNOLOGIA E URBANISMO
DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO
TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR - 2019
PLANO DE TRABALHO
CENTRO DE ARTE: ESTUDO, PRODUÇÃO E EXPOSIÇÃO ARTÍSTICA.
LONDRINA - PR
1. TÍTULO PROVISÓRIO
Centro de Arte: estudo, produção e exposição artística.
2. TEMÁTICA
O Centro de Arte se apresenta como um complexo cultural voltado para o estudo, discussão, exposição e produção interdisciplinar de arte, vinculado à Universidade Estadual de Londrina.
3. OBJETIVOS
3.1. Objetivo Geral:
O objetivo deste trabalho final de graduação é o projeto de um Centro de Arte para Londrina, vinculado à Universidade Estadual de Londrina, que visa oferecer espaços de estudo, discussão, exposição e produção artística. Pretende-se estudar a relação entre arte, arquitetura e cidade, envolvendo questões teóricas das respectivas áreas.
3.2. Objetivos Específicos:
Aprofundar os conhecimentos sobre a relação entre arte, arquitetura e cidade. Analisar as relações entre arte e arquitetura nos museus, galerias ou centros de arte. Estudar a relação entre arquitetura e monumento. Abordar questões que envolvem a arte brasileira em um panorama geral e suas necessidades. Trabalhar com a interdisciplinaridade das artes em algumas de suas vertentes, como pintura, escultura, arquitetura, urbanismo, literatura e design. Empenhar-se na aproximação da população, não acadêmica, com a arte, buscando mostrar que não deve haver distinção de público para esta, além de explorar a relação da educação em espaços artísticos e museológicos.
4. JUSTIFICATIVA
A iniciativa de realizar esse tema surgiu com a intenção de unir a arte popular com a arte erudita, além de proporcionar um espaço que permita a troca de experiências entre as diversas vertentes da arte. Tem-se como objetivo a criação de espaços de convivência, estudo, produção e exposição artística nos quais coexistam manifestações de diversos tipos.
A proposta do projeto estaria vinculada à Universidade Estadual de Londrina, uma vez que esta seria responsável por realizar a ponte entre o conhecimento acadêmico e a arte popular. Levando em consideração o interesse em ressaltar que o edifício busca quebrar qualquer tipo de distinção de público, este não poderia se localizar dentro da Universidade, uma vez que a delimitação do campus acaba por inibir a participação da população não acadêmica no geral. Portanto, foi escolhido um terreno que segue a curva da Avenida Juscelino Kubitschek, localizado entre as Ruas Canudos e Paranaguá (figura 1). Em frente ao terreno escolhido se situa uma praça em formato triangular, que terá grande apelo na realização do projeto, principalmente no sentido de fazer a ligação do edifício com a cidade. Ainda sobre arte, a presença da praça levantará discussão e o estudo sobre a apropriação de espaços públicos por meio de representações artísticas.
[pic 2]
Fonte: Google Maps. Acesso: março 2019. (modificado pela autora)
A universidade já possui algumas Divisões artísticas, como a DaP (Divisão de Artes Plásticas) e a Divisão de Música, porém, o Centro de Arte estaria disponível como um ateliê para os cursos ofertados pela UEL, complementando ainda mais o ensino da universidade, e o integrando à cidade e à população.
Outro aspecto importante do Centro de Arte, é a relação do espaço expositivo de museus com práticas pedagógicas do ensino de arte destinado à crianças e adolescentes. O projeto, sendo um espaço de acesso público, valorizaria estas práticas e as tornaria acessíveis para a cidade de Londrina.
5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A fundamentação teórica do presente trabalho se apresentará basicamente em três frentes principais. Primeiramente, a fim de introduzir a temática da proposta, o trabalho propõe-se a estudar conceitos fundamentais da história da arte - através de autores clássicos e teóricos da arte, como Giulio Carlo Argan, Ernst Gombrich, Henrich Wölfflin e Jorge Coli -, conceitos relacionados à arquitetura - monumentalidade, complexidade, ambivalência, entre outros, a partir de arquitetos e teóricos da arquitetura, como Robert Venturi, Carlos Eduardo Comas, Hal Foster, etc. -, e a relação entre arte, arquitetura e cidade.
A segunda frente baseia-se em análises históricas. A partir da fundamentação teórica, deve-se elaborar uma pesquisa histórica sobre a evolução dos museus, abordando seus espaços expositivos, a relação arte-arquitetura, a arquitetura como obra de arte, entre outros. Nesta etapa será realizado também uma historiografia da arquitetura e arte brasileira, para que se possa entender as relações existentes no nosso contexto.
Por fim, a terceira frente, consiste nas análises de correlatos, através de conceitos e teorias apresentadas por arquitetos e teóricos da arquitetura, como Josep Maria Montaner, Rafael Moneo, etc.
6. METODOLOGIA
- Levantamento bibliográfico específico e geral sobre o tema do projeto em questão.
- Aprofundamento no tema e em questões relativas à arte, arquitetura e cidade.
- Análises históricas relacionadas com o tema e com os assuntos abordados no trabalho.
- Fichamento e análise do levantamento bibliográfico.
- Delimitação do programa do projeto.
- Análise das obras correlatas escolhidas, que a princípio são: Macro Museo, Roma; Praça das Artes, São Paulo; Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre; e por fim, a realização de uma avaliação pós-ocupação de um correlato da região, a Divisão de Artes Plásticas (DaP), em Londrina.
- Análise de correlatos estéticos.
- Análise estética e conceitual do projeto.
- Análise do contexto onde será inserido o projeto.
- Delimitação da área do projeto relacionado à análise do terreno e do programa.
- Desenvolvimento de fluxogramas e setorização.
- Estudo da volumetria.
- Pré-dimensionamento e quadro de áreas.
- Desenvolvimento do estudo preliminar.
- Desenvolvimento do anteprojeto.
- Desenvolvimento em paralelo do caderno teórico e conceitual do projeto.
7. PROPOSTA DE SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. A RELAÇÃO ARTE, ARQUITETURA E CIDADE
2.1. Arte e suas vertentes
2.2. Arquitetura e monumento
2.3. Apropriação dos espaços públicos por meio de manifestações artísticas
3. HISTORIOGRAFIA
3.1. O desenvolvimento e evolução dos museus
3.2. A educação em espaços artísticos e museológicos
3.3. Arte e arquitetura brasileira
4. ANÁLISE DE CORRELATOS
4.1. MACRO MUSEO, Roma
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