Os Fundamentos de Geologia
Por: Geovan Marques • 13/4/2020 • Projeto de pesquisa • 1.281 Palavras (6 Páginas) • 193 Visualizações
[pic 1]
geovan marques de souza
fundamentos de Geologia
fundamentos de geologia
Santo Antônio de Jesus, 13/03/2020
geovan marques de souza
Fundamentos de geologia
fundamentos de geologia
Resumo apresentado à disciplina de Fundamentos de geologia, referente ao documentário Poeira das Estrelas.
Prof. Bruno
Santo Antônio de Jesus
13/03/2020
Introdução
Muitos são os mistérios que acerca a criação do universo. Desde crenças, culturas, ciência e religiões, todos querem saber como de fato se deu o surgimento. Nesse resumo contareis fatos históricos, personagens, estudos feitos ao longo de todos esses anos para tentar de onde viemos.
Poeira das Estrelas
Existe várias teorias e crenças sobre a origem do universo, o mais comum é que o mundo foi criado por um Deus ou vários deuses. Existe também, aquela em que ninguém criou e sim que o mundo e o universo teria surgido do nada. O que os mitos e crenças tem em comum é que o universo surgiu em algum lugar do passado e a partir daí começou o tempo. Cada religião, crença ou cultura tem suas próprias respostas sobre a criação do universo.
A ciência, tenta desvendar o universo a muito tempo. Os gregos foram os primeiros a tentar desvendar a origem do universo sem a interferência das religiões. Ao longo das décadas vários cientistas estudaram e tentaram explicar como o universo surgiu.Aristóteles dizia que a terra era o centro dos cosmos e que o sol, a lua e os planetas giravam em torno da terra. Logo depois, Nicolau Copérnico foi o primeiro a dúvidar da teoria de Aristóteles, afirmando que a terra que gira em torno do sol. Tal afirmação teve tanta repercusão que a igreja católica condenava a pena de morte quem tentava defende-la, foi o que aconteceu com o monge Giordano Bruno que foi morto queimado por defender Copérnico. Segundo Aristóteles, se uma pedra cai do céu para a terra é porque o seu lugar é no chão, ele também acreditava que quanto mais pesado o objeto, mais rápido chegava ao chão. Essa teoria sobreviveu por muitos e muitos anos, até que Galileu Galilei derrubou essas teorias sobre a gravidade cientificamente e na prática. Na Torre de Pisa, Galileu fez um experimento onde jogou dois objetos com pesos diferentes e os dois chegaram a solo ao mesmo tempo, se tornando assim o pioneiro do método ciêntifico. Embora não tenha sido o inventor do telescópio, foi o primeiro a ter a idéia de o apontar para o céu, mudando assim toda a nossa comcepção do universo.
Tycho Brahe e Johanes Kleper, trabalhavam juntos para tentar provar que a terra era o centro do universo. Brahe foi o primeiro a desenhar um mapa preciso dos planetas, porém Kleper acreditava na afirmação de Copérnico que dizia que o sol era o centro do universo. A diferença dos pensamentos era tamanha que eles tiveram uma relaçao nada amistosa e trabalharam juntos por apenas 18 meses. Com a morte de Brahe, Kleper foi nomeado o novo astrônomo do império e o mais importante da Europa. Após estudos com os dados coletados por Brahe, Kleper enfim comprovou que Copérnico estava certo e que o sol era realmente o centro do universo. Com base nesses estudos ele também foi o primeiro a sugerir que uma força vinda do sol era responsável por movimentar os planetas, se tornando assim o primeiro astrofísico.
Algum tempo depois surge Isaac Newton com suas teorias, para Newton, tudo dentro do universo era consequência de forças, ele explicou o experimento feito por Galileu Galilei na Torre de Pisa e e concluiu que a força que atuava nos objetos era nada mais nada menos que a gravidade, e que se ela não existisse tudo ficaria flutuando, mostrou também através da matemática que a mesma força que atua no objeto em queda é a mesma que atua nos planetas para girar em torno do sol e a denominou como a Lei da Gravitação Universal. Além de provar que a gravidade existia, criou também uma nova matemática, o Cálculo Integral e Diferencial. Newton, além de físico matematio brilhante era também exímio na construção de objetos e ferramentas,foi através de inovações propostas por ele que deixou o telescópio ainda mais potente para a época. A partir das teorias de Newton a ciência cresceu a passos largos.
Eis que surge outro personagem brilhante. Albert Einstein, ele reiventou o conceito de gravidade e disse que a gravidade é causada pela presença de corpos massivos no espaço. E provou essa teoria no nossa querido Nordeste brasileiro, mais precisamente na cidade de Sobral – CE onde um eclipse total da lua, mostrava que certa estrela aparecia em um lugar levemente diferente da posição que ela ocupava durante a noite (por conta da força gravitacional do sol). Além disso Einstein criou a teoria da relatividade, e foi além quando quis cálcular o tamanho do universo pois acreditava que o mesmo era estático. Mas outro prodígio da astronômia Edwin Hubble provou que Einstein estava errado e que o universo estáva em constante expansão, ao contrário do que Einstein acreditava e provou sua teoria usando o maior e mais potente telescópio daquela época (que leva seu sobrenome, o telescópio Hubble) que existiam outras galáxias e que elas estavam se afastando. Através dessas descobertas, que foram as mais importantes de todos os tempos, Hubble abriu caminho para a teoria do Big Bang.
...