PRÉ PROJETO ARQUITETURA
Por: RFNARA • 6/8/2016 • Projeto de pesquisa • 1.170 Palavras (5 Páginas) • 2.972 Visualizações
[pic 1]
Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo
Pré Projeto
Arquitetura Hospitalar: Estudo e adequação de humanização do espaço físico do Hospital Municipal Dr.
2015
Pré Projeto
Arquitetura Hospitalar: Estudo e adequação de humanização do espaço físico do Hospital Municipal Dr.
Pré Projeto apresentado como requisito parcial da disciplina Introdução ao trabalho Final de Curso, sob orientação da Profª Msc , do Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo da Unime-
2015
SUMÁRIO
- Tema ..............................................................................................03
- Justificativa ....................................................................................03
- Objetivo Geral ................................................................................04
- Objetivos Específicos ..........................................................04
- Metodologia ..................................................................................05
- Cronograma ...................................................................................06
- Levantamento Inicial .....................................................................07
- Bibliografia .....................................................................................08
[pic 2]
- TEMA:
Arquitetura Hospitalar: Estudo e adequação de humanização do espaço físico do Hospital Municipal Dr.
- JUSTIFICATIVA
A adequação do espaço físico hospitalar aliado a outras vertentes da humanização, como o conforto ambiental, são essenciais na recuperação e tratamento dos pacientes.
Segundo o Ministério da Saúde (2000) humanizar está relacionado em “garantir à palavra a sua dignidade ética”, ou seja, o paciente que está em estado de vulnerabilidade precisa de amparo, acompanhamento e assistência humanizada. Desta forma um ambiente físico hospitalar deve ser projetado de forma que promova o bem-estar, levando em consideração aspectos como: ventilação adequada, controle de ruído, iluminação e saneamento visando à qualidade do ambiente.
Um paciente e seus familiares precisam de um ambiente que se sintam seguros e confortáveis. Segundo (GEOFFROY, 2000, p. 274) “Ao atenuar o estresse e a monotonia a que fica submetido o paciente, a humanização das instalações ajuda a reduzir o tempo de internação”.
No Brasil a falta de investimento no Sistema Público de Saúde, aliado à falta de conscientização sobre a importância de que o espaço hospitalar deve se adequar a uma nova realidade, visando o respeito, a dignidade e conforto de seus pacientes tem sido um dos grandes obstáculos na consolidação de uma realidade na área de humanização hospitalar.
Cabe ao Arquiteto adequar o projeto do ambiente hospitalar às reais necessidades dos usuários de serviços, familiares e profissionais da saúde. O projeto arquitetônico deve priorizar em seu partido que os aspetos positivos de conforto ambiental atuem como aliados no processo de cura e recuperação do paciente, por meio dos conhecimentos da humanização do espaço físico hospitalar, buscando padrões de projetos que visem proporcionar satisfação e bem-estar dos usuários, utilizando artifícios de organização espacial e ambientação, levando-se também em consideração o ponto de vista de pacientes e visitantes.
Desta forma, entendemos que a humanização do ambiente físico hospitalar é de grande importância, cujo objetivo deve ser o de criar espaços saudáveis, que tragam sensação de bem-estar e conforto. Proporcionando uma perfeita sintonia, por meio de um projeto arquitetônico planejado e estudado, para se tornar um aliado no processo de recuperação e cura de seus pacientes.[pic 3]
- OBJETIVOS
3.1. Objetivo geral:
* Analisar os diversos aspectos de construção e fluxo do Hospital Municipal Dr. , propondo projetos que vise à criação de espaços adequados a uma nova realidade de humanização.
3.2. Objetivos específicos:
- Identificar os principais problemas construtivos no projeto inicial e suas transformações ao longo dos anos de funcionamento;
- Fazer um estudo de fluxo hospitalar apontando seus acertos e erros na elaboração e execução do projeto arquitetônico;
- Avaliar qual o desempenho das características arquitetônicas de integração e índice de satisfação de seus usuários, como pacientes, familiares e profissionais da saúde;
- Verificar quais são as soluções arquitetônicas utilizadas para promover o bem-estar de seus usuários.
- METODOLOGIA [pic 4]
De acordo com SERRA (2006), os aspectos da teoria do conhecimento e as especificidades do conhecimento científico e da pesquisa científica são pontos de partida para adentrar a discussão das interações do universo científico com o campo específico da arquitetura e do urbanismo. O mesmo sugere que “para formular um projeto de pesquisa é necessário pesquisar, o que significa que é no próprio processo de pesquisa que são identificados os problemas” (p. 23). A pesquisa, portanto, começaria antes mesmo da organização do tema de interesse como projeto de pesquisa. Envolveria, em um primeiro momento, a identificação e enunciação de um problema.
O projeto de pesquisa será realizado em duas fases complementares:
1) Revisão da Literatura - Fontes como livros, publicações periódicas, páginas de web sites, relatórios de simpósios/seminários e anais de congressos são consultados para a abordagem mais completa sobre o tema em questão. A coleta de exemplos arquitetônicos, fundamental para ilustrar a importância da humanização hospitalar.
2) Estudo de Casos - para coleta de dados de forma a obter informações suficientes a respeito das características arquitetônicas, patologias e problemas construtivos e de fluxo do Hospital Municipal Dr. , bem como avaliar o índice de satisfação de seus usuários, para apoiar as conclusões, de acordo com os objetivos pré-estabelecidos e com as técnicas determinadas. São aplicados procedimentos com abordagem qualitativa, levantamento de dados, estudo do projeto arquitetônico inicial e atualização de planta baixa.
...