PROJETO DE PESQUISA CENTRO DE ACOLHIMENTO E BEM ESTAR ANIMAL
Por: Yuri Teixeira Portilho • 4/10/2021 • Trabalho acadêmico • 2.068 Palavras (9 Páginas) • 241 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE UNIÃO DA VITÓRIA- UNIUV
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
THACYANE CAROLINE IWANUSK
PROJETO DE PESQUISA
CENTRO DE ACOLHIMENTO E BEM ESTAR ANIMAL
UNIÃO DA VITÓRIA – PR
2019
THACYANE CAROLINE IWANUSK
PROJETO DE PESQUISA:
CENTRO DE ACOLHIMENTO E BEM ESTAR ANIMAL
Projeto de pesquisa apresentado como requisito parcial para a avaliação da disciplina de Compreensão de Textos Técnicos do curso de Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário de União da Vitória – UNIUV
Prof.ª M.a. Emili Coimbra de Souza.
UNIÃO DA VITÓRIA – PR
2019
1 TEMA
Implantação de um Centro de acolhimento e bem-estar animal na cidade de União da Vitória-PR.
2 PROBLEMA
Atualmente, União da Vitória- PR apresenta uma realidade difícil, quanto ao grande número de casos de abandono de animais no perímetro urbano e arredores da cidade, em especial cães e gatos que não possuem um lar, ou um centro de acolhimento apropriado ao qual possam ser destinados.
Alguns desses animais se encontram em situações precárias, alguns doentes, outros maltratados pelos seus donos, além dos pets que vivem sozinhos e fechados seja em casas ou apartamentos. Deste modo pergunta-se: Qual seria a estrutura ideal, e a importância de criar um Centro de acolhimento e bem-estar animal na cidade de União da Vitória - PR?
3 OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
Criar na cidade de União da Vitória- PR um centro de acolhimento e bem-estar para animais, com fins em diminuir o número de animais abandonados e para a melhor qualidade de vida na região.
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
a) Fazer uma listagem do número de animais, e saber qual a situação que eles se encontram nas ruas atualmente.
b) Criar meios para que esse projeto seja total ou parcialmente autossustentável.
c) Pesquisar edificações similares, para entender seu funcionamento atendendo as necessidades dos animais.
d) Propor um projeto arquitetônico inovador, com um programa de necessidades completo, que são necessários para os cuidados e para poder acolher animais de pequeno porte.
4 JUSTIFICATIVA
Infelizmente a quantidade de animais nas ruas assustam. Basta notar que em cada rua aparecem mais de 10 animais diferentes por dia em bairros pequenos, sinal de que muitos pets estão sem casa e precisam de ajuda. Uma boa solução são os abrigos para animais, espaços em que os mesmos podem ser levados em casos de abandono. Como abandono, existem duas situações: cães e gatos que os donos colocaram nas ruas e os que já nasceram na rua de cruzamento com outros animais abandonados e por isso não possuem lar.
Os abrigos servem para dar um lar e condições de higiene e alimentação adequada para os pequenos seres indefesos, bem como os proteger de pessoas que não são tão amigas dos animais domésticos e tratam com violência os que não podem se defender. Estes locais, servem tanto para esses animais como para aqueles que foram jogados na rua, o que não são poucos.
Deste modo, a escolha do tema foi ponderada por diversos motivos: em primeiro plano o grande número de cães e gatos abandonados nas cidades de União da Vitória- PR e Porto União- SC (cidades da divisa do estado do Paraná e Santa Catarina), como também casos de maus tratos aos animais que são resgatados de seus donos. E, em segundo plano, aos animais que vivem em apartamentos e passam a maior parte do dia sozinhos.
A proposta é criar um ambiente visando a necessidade desses animais, garantindo segurança, saúde, e devido aos maus tratos e descaso, poder reconstruir esse laço de confiança entre o animal e o ser humano. Após o tratamento e acolhimento, os animais estarão prontos para adoção. Junto com o abrigo, haverá um espaço para o bem-estar de todos os tipos de animais que vivem em pequenos ambientes ou sozinhos, esse que funcionará como uma “creche” e “hotel” animal, terá os serviços pagos para manter os serviços que serão gratuitos para os animais de rua. Portanto, para ser um projeto executável, a proposta arquitetônica será criar um centro de acolhimento que seja autossustentável.
Visto que, trazendo esse conhecimento aos acadêmicos do curso de arquitetura, com o projeto pesquisa sobre a realidade dos animais abandonados, como tratar os problemas, quais suas principiais necessidades, e a importância de propor um Centro de acolhimento e bem-estar animal em União da Vitória, sugerindo um projeto inovador, com um programa de necessidades completo, que são necessários para os cuidados e para poder acolher esses animais abandonados.
5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
5.1 O QUE É UM CENTRO DE ACOLHIMENTO
Assim como os humanos, os animais também são usuários do espaço arquitetônico por nós produzido, dessa forma, um abrigo é prioritariamente destinado ao acolhimento de animais abandonados nas ruas ou em casos de maus tratos, contando com uma estrutura necessária para cuidar desses animais de modo a serem protegidos, com a possível destinação desses animais para famílias adotivas. “Arquitetura é antes mais nada construção, mas construção concebida com o proposito primordial de ordenar e de criar um espaço para determinada finalidade e visando a determinada intenção. ” (COSTA, 2004, p.65).
5.2 AÇÃO DO CENTRO DE ACOLHIMENTO
Primeiramente, com informações via telefone ou redes sociais, ou denúncias feitas por voluntários de que existe animais abandonados em determinado local, ou que se encontram em situações precárias de maus tratos, para assim ser tomada a primeira decisão. Nesse caso os voluntários do abrigo vão em busca de encontrar os animais e conseguir socorrê-los. Quando o animal chega no abrigo, o primeiro procedimento é certificar-se que o animal desapareceu, ou realmente foi abandonado. Em seguida, são levados ao consultório veterinário, para ver e tratar a saúde do animal, ficando por um tempo isolado dos outros pets, até que não tragam risco de doença para os demais animais e assim possam conviver juntos.
...