Período Local Especificação Observações /Conteúdo
Por: Tátila Rosa • 30/5/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 926 Palavras (4 Páginas) • 207 Visualizações
CARTAS PATRIMONIAIS – UNESCO –SÉCULO XX
Período Local Especificação Observações /Conteúdo
Anos 60
Veneza Carta Internacional sobre conservação e restauração de monumentos e sítios.
II Congresso Internacional de Arquitetos e técnicos dos monumentos históricos
Monumentos antigos são heranças vivas deixadas de nossos antepassados. Revelam muito mais do que um simples objeto, evidenciam cultura, comportamentos, civilizações além dos fatos históricos; sejam eles de grande porte ou singelos.
A carta de Veneza traz consigo o testemunho histórico além de respeitar as fases do monumento, no entanto não pretendia voltar ao que era antes. Não havia a preocupação de harmonizar o restauro com o novo anexo e sim diferenciá-lo do antigo. A Carta defende a manutenção constante.
1967
Quito Reunião sobre a conservação e utilização de monumentos e sítios de interesse histórico e artístico. A carta trata sobre a situação de urgência dos bens históricos e alerta a responsabilidade que os governos da América possuem quanto à esta questão. É mostrada a ampliação do conceito de monumento ao espaço e a exposição da perda dos monumentos da região Ibero Americana, que é dita ser causada pela falta de uma política oficial que uma a valorização do patrimônio ao benefício econômico. Os monumentos são apresentados como recursos econômicos e podem ser utilizados em função do turismo.
1970
Brasília Carta de Brasília
Primeiro Encontro dos Governadores do Estado, Secretários Estaduais da área Cultural, Prefeitos de Municípios que possuem interesse e membros representantes de Instituições Culturais. A carta tem como premissa enfatizar a responsabilidade de governos e secretarias tanto estaduais como municipais a conservar, preservar e catalogar bens culturais. Tem como determinação a criação de órgãos de defesa em locais que ainda não existem em consenso com os Conselhos.
1971
Salvador Compromisso de Salvador – II encontro dos governadores para a preservação do patrimônio histórico, artístico, arqueológico e natural do Brasil
A carta recomenda Criação do Ministerio da Cultura, criação de legislação complementar para aumentar a visibilidade do bem tombado, para aumentar a proteção nos conjuntos paisagísticos, arquitetônicos, e urbanos. Outras recomendações sobre o plano urbanístico valorizando os sítios históricos, fazendo uma parceria entre Estado e universidades.
1972
Itália Carta do Restauro
Governo da Itália
Com 12 artigos no total, a norma determina como devem ser as intervenções de restauro e qualquer tipo de arte.
Os objetos são arqueológicos, arquitetônicos, esculturas, além de dar as instruções recomendadas de como proceder para a tutela dos centros históricos.
1972
Estocolmo Declaração de Estocolmo
Declaração sobre o ambiente humano.
A Declaração faz recomendações para a melhoria da qualidade de vida e o meio ambiente. Destacou e chamou a atenção para a melhoria do meio ambiente.
Evidencia itens com a necessidade da utilização consciente dos recursos não renováveis.
1974 República
Dominicana Resolução de São Domingos
Primeiro Seminário Interamericano com o intuito de abordar experiências na conservação e restauração do patrimônio monumental do período Colonial e Republicano. A Resolução aborda recomendações no plano social e econômico com propostas de resgate de informações em arquivos, planos educacionais, valorização do turismo, criação de um fundo de emergência e a criação de uma Associação Interamericana de Arquitetos e Especialistas na Proteção do Patrimônio Monumental.
1976
Bruxelas
Turismo e a importância de preservação e conservação dos monumentos do patrimônio histórico. A carta a Seguir trata do Turismo e o quanto os monumentos são importantes para que o mesmo seja privilegiado e com isso garante a preservação e conservação. Grandes organizações, mundiais e locais contribuem
...