Prevenção e Combate a Incêndio
Por: Jjoca • 9/11/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 1.226 Palavras (5 Páginas) • 212 Visualizações
TRABALHO PARA O 2º BIMESTRE DO CURSO DE EDIFICAÇÕES.
- OBJETIVO: Apresentar uma pesquisa com a percepção de risco de incêndio.
- ESTUDO DE CASO (SITUAÇÃO):
Você foi contratado para avaliar os sistemas de prevenção e combate a incêndio no Colégio Técnico Liceu Brás Cubas e deverá apresentar no fim do trabalho um relatório com as seguintes avaliações:
Resistência ao fogo das estruturas
Compartimentação vertical e horizontal
Isolamento de risco
Materiais
Saída de emergência
Escadas de segurança
Acessos
Sistema de iluminação de emergência
Acesso a viaturas do corpo de bombeiros
Meios de aviso e alerta
Sinalização
Extintores portáteis e extintores sobre rodas (carretas).
Sistema de hidrantes
Brigada de incêndio
Planta de risco
- FORMA DE APRESENTAÇÃO:
a) Seguir a norma de apresentação de trabalhos técnicos da ABNT.
b) O trabalho deverá conter:
Capa
Folha de Rosto
Sumário
Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
Referências (livros e demais fontes pesquisadas)
- AVALIAÇÃO:A avaliação do Projeto se dará por meio da atribuição de notas, de 0,0 (zero) a 10,0 (dez).
- MATERIAL DE APOIO:http://www.ccb.policiamilitar.sp.gov.br/icb/index.php/legislacao/
- DATA DE ENTREGA:28 de novembro de 2017.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho contempla os pontos importantes para a prevenção e combate a incêndio, envolvendo procedimentos para impedir o aparecimento do fogo e inibir sua proliferação, incluindo a manutenção dos equipamentos de segurança para que fiquem sempre em condições de uso, como também o treinamento de pessoal, pois todo equipamento de combate deverá ser operada por pessoas capacitadas e devidamente treinadas para essa finalidade, visto que o contrário poderá provocar graves acidentes. Todos estes pontos devem fazer parte da cultura das pessoas, o que irá tornar todo e qualquer ambiente mais seguro.
O presente estudo visa avaliar os sistemas de prevenção e combate a incêndio no Colégio Técnico Liceu Brás Cubas, e também exemplificar a aplicação dos procedimentos de prevenção e combate no empreendimento analisado, conforme normas regulamentadoras e de procedimento técnico. O desenvolvimento do trabalho apresenta os componentes que compõem o grupo de sistema de proteção e combate a incêndios, de acordo com o risco identificado na edificação, e realiza uma análise de um projeto existente sob o olhar crítico da legislação.
Os itens exigidos na legislação são abordados e discutidos no último capítulo, possibilitando a percepção das melhorias realizadas nas normas, se comparadas à anterior. Os itens são ilustrados com imagens do local que está sendo analisado.
1.1 OBJETIVOS
O objetivo do trabalho é analisar o projeto de proteção contra incêndio avaliando os sistemas de prevenção e combate a incêndio no Colégio Técnico Liceu Brás Cubas, conforme a legislação vigente. Especificamente identificando e descrevendo os elementos do Projeto e Proteção Contra Incêndio (PPCI), identificando e caracterizando os pontos frágeis do PPCI, investigar as condições de risco, analisar elementos de prevenção e combate a fogo e propor melhorias.
1.2 JUSTIFICATIVA
É neste estudo do que podemos verificar a resistência ao fogo das estruturas, a compartimentação horizontal e vertical, isolamento de risco, materiais, rotas para saída de emergência, escadas de segurança e acessos, abrigos para hidrantes, geradores de energia; Tendo como intenção principal averiguar se o referido PPCI atende as normas e elaborar soluções otimizadas visando manter o bem estar seguro daqueles que usufruem do espaço.
2 Definição do fogo e sua descoberta
"O fogo é a rápida oxidação de um material combustível liberando calor, luz e produtos de reação, tais como o dióxido de carbono e a água. O fogo é uma mistura de gases a altas temperaturas, formada em reação exotérmica de oxidação, que emite radiação eletromagnética nas faixas do infravermelho e visível. Desse modo, o fogo pode ser entendido como uma entidade gasosa emissora de radiação e decorrente da combustão. Se bastante quente, os gases podem se tornar ionizados para produzir plasma. Dependendo das substâncias presentes e de quaisquer impurezas, a cor da chama e a intensidade do fogo podem variar. O fogo em sua forma mais comum pode resultar em incêndio, que tem o potencial de causar dano físico através da queima". (Wikipédia)
Sendo o fogo a primeira
...