Projeto: Entre Contrastes e Transformação
Por: sofia.krajnc • 28/3/2020 • Dissertação • 317 Palavras (2 Páginas) • 118 Visualizações
Projeto: Entre contrastes e transformação
O projeto, constituído apenas por dobraduras e cortes, procura utilizar da interação de aspectos naturais com o espaço sistematizado de diversas formas, a partir da construção de diferentes percepções a medida com que este dialogo se desenvolva com o meio externo, criando-se assim uma antítese entre luz e sombra e obra construída e meio natural.
A estrutura é composta geometricamente por quadrados de diferentes tamanhos que formam uma espécie de túnel vazado por todo seu alongamento, estabelecendo-se uma relação entre os dois meios. Desta forma dialoga com características da arquitetura modernista, ao valorizar a simplicidade, mas não simploriedade, na medida em que prioriza as formas geométricas, livres de muitas ornamentações.
O projeto foi pensado para que seja implantado com suas maiores extremidades abertas voltadas para o leste e oeste, de forma que o movimento do sol acompanhe todo perímetro da obra, logo - do amanhecer ao anoitecer- cria-se um jogo de sombras, possibilitando com que a obra transmute a cada momento do dia, uma vez que a sombras compõe parte essencial do projeto, fator que pode ser simulado com iluminação artificial no período da noite.
Um observador pode entrar e interagir com a arquitetura de diversas formas, obtendo uma experiência diferenciada a cada escolha que decidir fazer. É possível, de maneira mais óbvia entrar por uma extremidade e seguir em linha reta até a outra ou então optar por passar entre suas colunas, criando-se assim um caminho completamente diferente e modificando com a experiência do espaço, assim, é possível criar-se várias narrativas espaciais.
O projeto, portanto, possui um objetivo que ultrapassa a mera estética, trazendo uma reflexão através de várias possibilidades narrativas para todos os públicos por tratar-se de um projeto com intuito de pertencer a esfera pública, através de diversas perspectivas sobre a interação do espaço arquitetônico com a natureza, uma vez que dialoga constantemente com aspectos ambientais tais como luz, sombra e meio externo.
...