Projeto de Arquitetura
Por: Christiany Alves • 14/6/2018 • Projeto de pesquisa • 576 Palavras (3 Páginas) • 168 Visualizações
DIÁRIO DE OBRA
PLATAFORMAS
Montagem das plataformas, para a contrução do 5° pavimento do edifico.
Para montagens em edifícios de multipavimentos deve ser usado o console, que cria uma plataforma de trabalho e que permite a montagem segura da fôrma das paredes externas e um guarda-corpo para proteger o nível no topo da fôrma. São feitas Plataformas de 3 andares: 1° andar é onde fica a concretagem 2° é o andar da forma, para colocar e retirar a forma, 3° andar de acabamento, pois o prédio sobe fechado, sem a necessidade de proteção.
ETAPAS:
1 – Desforma – Somente após a retirada as fôrmas do primeiro ciclo de concretagem é que pode ser iniciada a montagem do console. Vale ressaltar que o sistema de segurança que é fixado na parede de concreto e não na própria forma
2- Posicionamento do console – Travamento na estrutura já concretada.
3- Instalação do apoio tubular e tubo guia
4- Instalação dos pisos metálicos – Após a montagem do console, tubo guia e apoio tubular, iniciamos a montagem dos pisos metálicos, e estes são extremamente leves e de fácil manuseio, posteriormente o poste guarda corpo e grade de proteção. Nesta etapa também acontece a instalação dos pisos de canto.
5- Instalação dos postes, guarda corpo e grades de proteção
6- Instalação da linha de vida
Linha vida:
Fundamental para quem realiza trabalho em altura elevada, a linha de vida é um equipamento que proporciona segurança e previne quedas e acidentes. Para isso, cordas ou fitas devem ser instaladas e ligadas a um cinto de segurança e a ancoragens.
Cada pavimento leva em torno de 2 semanas para concluir, como a obra é dividida em 2 lados A e B, as construções dos pavimentos são mais rapidos e precisos.
FUNDAÇÃO
Ferragens e materiais para a construção do estacionamento, e fundação.
A fundação é a estrutura responsável por absorver todas as cargas emitidas pela edificação e distribuí-las ao solo. Para que essa estrutura realmente seja eficaz, o solo precisa ter resistência e rigidez adequadas para não sofrer rupturas ou deformações que comprometam a construção. De acordo com a ABNT NBR 6122/2010, a fundação é pre-estabelecida.
Forma de concretagem de pilares, é utilizada uma apenas ate a conclusão da obra, para fins de economia de matereias.
O segredo para os pilares bem executados é: garantir uma correta locação, prumo e alinhamento. Além disso, painéis bem travados para evitar que abram durante a concretagem. O concreto deve ser bem vibrado para que a peça fique uniforme e sem brocas.
a derfomação da forma depende do concreto utilizado, do clima e de como serão desenformadas. Se houver aditivos para endurecimento, a taxa vai baixar. Concretos em vigas e pilares são similares, mas não se comportam da mesma forma. Pode desenformar com
...