RASCUNHO RESENHA CRÍTICA
Por: João Victor • 1/4/2019 • Resenha • 320 Palavras (2 Páginas) • 182 Visualizações
RASCUNHO RESENHA CRÍTICA
TÍTULO
O surgimento do CAD a partir de 1950 revolucionou a construção civil e o método utilizado por arquitetos e engenheiros em seus projetos. Em 1980 surge uma nova tecnologia e com ela uma nova maneira de se projetar. O sistema BIM vem para facilitar ainda mais a vida dos profissionais do ramo, mas ainda nos dias de hoje enfrenta certa dificuldade para se infiltrar no mercado e tomar o lugar dos softwares CAD.
Existem hoje diversos softwares BIM dentre eles os mais famosos são o Autodesk Revit e o ArchiCAD, esses softwares permitem a criação automática de cortes, fachadas e modelos tridimensionais enquanto fazemos a planta baixa do projeto. Quando bem aproveitado esse sistema consegue reduzir em até 70% o tempo gasto durante o desenho de um projeto, restando mais tempo para o processo criativo. Com a disseminação do sistema BIM os profissionais terão melhores resultados e maior precisão, gerando menos erros durante a construção economizando assim dinheiro. Além de tudo gera uma maior integração entre os profissionais facilitando o compartilhamento de arquivos.
O BIM oferece mil e uma maravilhas aos profissionais do ramo, porém mesmo nos dias de hoje alguns profissionais ainda possuem certo preconceito com o sistema, e por isso ainda optam por utilizar sistemas mais antigos como o CAD, além disso o custo para se ter esse tipo de software ainda é alto em muitos países, sendo então pouco utilizado em repartições públicas e consequentemente em escritórios e construtoras.
Apesar de tudo o BIM vem crescendo cada vez mais e se tornando obrigatório seu conhecimento ou pelo menos o interesse em aprender a utilizar a “nova” ferramenta para continuar no mercado de trabalho. Ao redor do mundo vem-se criando novos projetos de lei para agilizar a implantação do sistema BIM. A verdade é que o BIM veio para ficar, agilizar, facilitar e aumentar a produtividade dos profissionais da construção civil e cada vez mais se difundirá pelo mundo.
...