RESENHA: Arquitetos e engenheiros: duas visões de mundo?
Por: Thalysson Pacheco • 26/6/2018 • Resenha • 301 Palavras (2 Páginas) • 281 Visualizações
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BARRA DO BUGRES
FACULDADE DE ARQUITETURA E ENGENHARIA
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: ESTRUTURA DE CONCRETO
PROF.: Me. EVELINE COSTA NUNES
03 NOV. 2016
THALYSSON PAULO A. PACHECO
RESENHA: Arquitetos e engenheiros: duas visões de mundo?
REBELLO, Y, C, P; HELENA, F, J; OLIVEIRA, J; SANTOS, S, D; PALATNIK, S. Arquitetos e engenheiros: duas visões de mundo?. São Paulo, 2009.
Trabalho desenvolvido por alunos de pós-graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da USJT orientados pelo professor doutor Yopanan c. p. Rebello
O artigo traz a tona a discussão sobre as visões dos profissionais que atuam na construção civil, especificamente os arquitetos e os engenheiros, o texto traz uma breve cronologia destacando os principais fatores para que hoje tenhamos essa divisão entre esses profissionais e como as atribuições dos mesmos evoluíram durante os anos.
A arquitetura nos primórdios se mantinha soberana na área de construção, até dado momento em que ela não conseguiu suprir as necessidades da época criando assim o que podemos classificar como a primeira escola de engenharia, desde então a engenharia empenhada em utilizar novos materiais e métodos acabou ultrapassando a arquitetura em questão tecnológica. A Bauhaus foi precursora em buscar unir as novas técnicas com a arquitetura iniciando então uma nova fase da arquitetura, agora atualizada e preocupada com as novas técnicas, métodos e materiais.
Ambos têm o objetivo de construir algo, mas motivados de formas diferentes, a arquitetura atua de forma mais criativa concebendo ideias e a engenharia busca solucionar problemas.
Artigo didático e de fácil compreensão, por se tratar da famosa discussão sobre as atribuições dos arquitetos e dos engenheiros o trabalho se torna bastante relevante para o esclarecimento dessa dúvida, tanto para estudantes de arquitetura quanto para qualquer outra pessoa interessada em entender o porquê desta discussão.
...