Restaurante La Tequila - pesquisas
Por: beto_o_fera • 17/3/2016 • Relatório de pesquisa • 749 Palavras (3 Páginas) • 531 Visualizações
Interferência no tecido Urbano
Este restaurante de luxo está localizado na Avenida México nº2830,no bairro Terranova, dentro de um complexo de compras, na parte sul da cidade de Guadalajara, no México. Ao longo dos últimos 18 anos, o restaurante La Tequila tornou-se referência para a culinária mexicana na cidade. O restaurante possui uma identidade arquitetônica e estética única, que não pode ser deixado despercebido.
O desafio foi que o restaurante já exercia uma identidade estética e arquitetônica na cidade, pela fachada, e é notável a interferência do projeto no tecido urbano, pois combina com toda arquitetura local e com toda arquitetura da cidade, que tem traços bem rústicos e antigos, por se tratar de uma obra nova, ao mesmo tempo em que antigo, ficou algo moderno por meio de métodos construtivos e materiais modernos.
Podemos observar, que o ambiente ao redor esta todo detalhado de obras antigas que marcam a cidade, as pessoas que veem até o restaurante estão lidando com a arquitetura local se sobressaindo no ambiente, com um impacto ambiental bem leve, pois este todo trabalhado na madeira e com tijolos de barro, iluminação que consome pouca energia e ventilação natural na maior parte do restaurante, mesmo com toda naturalidade é possível conciliar o aconchego dos clientes e todo seu redor a arquitetura local.
Rumo à fachada sul vemos listras tijolos que formam uma rede. Durante o dia, o restaurante está cheio de luz natural que vem da janela do sul e também há uma grande clarabóia, que está localizado acima da escada. O desenho do piso representa uma tapeçaria de padrões de mosaico com cores claras e isso ajuda a amplificação da luz no salão. A madeira é um elemento chave do conceito, pois foi utilizado madeira na construção do mobiliário e todos os painéis de revestimento nas paredes, com textura áspera que é reconhecido em todo o restaurante.
A abundância de textura rústica, aplicada com precisão em uma linguagem arquitetônica contemporânea é semelhante na cozinha do restaurante, que leva tradicionais receitas mexicanas e transpõe-los para um contexto moderno. A área externa norte do edifício abriga um terraço de jantar, bem como o bar. O primeiro oferece espaço para sentar sob uma varanda de ripas de madeira com samambaias penduradas.
Restaurante La Tequila sur /loa
Tem como partido o uso de madeiras, tijolos de barro e de materiais rústicos, não deixando de lado modernismo, mas com estilo rústico.
Seu conceito e baseado no passado e levando em consideração o moderno e com toques de que lembram a culinária mexicana e a textura bruta dos materiais na construção.
A Fachada
A fachada em si, deixa bem evidente as referências do passado, levando em conta o modernismo com todas as suas curvas. O uso do partido de materiais de madeira e bem aparente, com tijolos de barro, fazendo com que a fachada apresente estilo contemporâneo.
O Refeitório
O refeitório foi construído com material predominantemente rústico, com moveis e painéis em madeira, o piso e uma tapeçaria em mosaico tradicional da região. A fachada sul se alterna em tijolos de barro e persianas, com iluminação morna, de modo que torna o ambiente mais agradável e aconchegante, com janelas basculantes, trazendo a sensação de conforto da própria residência.
O espaço foi reduzido para facilitar a replicação do conceito. O primeiro passo foi fazer um mezanino no sentido longitudinal, debaixo do qual abria agora mais espaço para posicionar toda a cozinha, que isso ficou visível ao publico e facilitou também o despacho de alimentos.
...