Revolução dos Cocos resenha
Por: Biancamaurano • 13/6/2016 • Trabalho acadêmico • 258 Palavras (2 Páginas) • 2.782 Visualizações
É um documentário produzido pela National Geographic, com título “A revolução dos Cocos”, onde documenta os desdobramentos da primeira eco-revolução, a respeito de um conflito entre os BRA, exército de Boungaiville, contra os PNG, da Papua Nova Guiné.
Tudo se iniciou com uma mineradora local, que após a concessão da exploração dos solos da ilha, destrói boa parte do ecossistema local.
O povo revoltado com a destruição tenta inúmeras vezes um de acordo, mas não é concedido, então o líder decide sabotar a mineradora, explodindo parte da infraestrutura, o que ocasiona na retaliação armada por parte do exercito de Papua Nova Guiné sobre o povo. E com a morte de milhares de nativos, a comunidade se une e declara independência.
Após inúmeros ataques de Papua Nova Guiné, o exercito australiano também decide invadir o local e após a sua derrota, um embargo econômico é declarados contra o povo, este obrigou os habitantes de Bougainville a buscar alternativas de desenvolvimento, em sua maior parte, no uso dos recursos naturais.
Expondo assim que os separatistas conseguiram uma verdadeira revolução, social e ecológica, superando um fatal bloqueio econômico através da recuperação e invenção de práticas autônomas.
Em 1997 terminou o conflito, após negociações com a Austrália, por meio de um acordo de paz concluído em 2000 no qual previa um Bougainville como um governo autónomo.
Este documentário caracteriza o poder que possuímos no momento em que nos unirmos e lutarmos pelos nossos ideais. E conceitua ainda, que realmente é possível um novo mundo onde haja convivência harmoniosa entre o homem e a natureza.
...