Sabe-se da Peculiaridade
Por: luthierre • 9/8/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 491 Palavras (2 Páginas) • 245 Visualizações
1. Introdução
A priori, deve-se expor que a fase de uma substância pura ou mistura homogênea é uma forma da matéria que é homogênea no que se refere à composição química e aos estados físicos. Deste modo, salienta-se que temos as fases sólida, líquida e gasosa de uma substância e suas diversas fases sólidas, como as formas alotrópicas branca e vermelha do fósforo.
Assim sendo, uma transição de fase é a conversão espontânea (ΔG<0) de uma fase em outra e ocorre numa temperatura característica para uma dada pressão.É notório, que deve-se expor que segundo a literatura o diagrama de fase ou diagrama de equilíbrio é um diagrama que elucida o equilíbrio entre várias fases de substâncias constituintes de um sistema.
Deste modo, assumindo que o equilíbrio entre as fases não é influenciado pela gravidade, por forças elétricas ou magnéticas, ou por forças de superfície, mas apenas pela temperatura, pressão e concentração, a regra das fases estabelece a relação entre o número de graus de liberdade (F) do sistema, o número de componentes (C) e o de fases (P) presentes no equilíbrio, pela equação:
F = C - P + 2
A equação acima foi construída por Gibbs e é conhecida como a regra das fases de Gibs. Como foi explanado anteriormente esta regra fornece uma relação entre o número de constituintes e fases presentes no sistema com o grau de liberdade, ou seja, o número de propriedades intensivas (temperatura, pressão, concentração de todos os componentes em cada fase) que podem ser livremente variadas sem perturbar o estado de equilíbrio.
Posto isto, exibe-se a notoriedade do diagrama de fases para as industrias sendo que na indústria de biocombustíveis o mesmo possibilitou a percepção de que para valores de fração mássica de etanol abaixo de 75% o sistema não se encontra homogêneo a 72 ºC. Quanto maior a fração mássica de glicerol na mistura, menor a quantidade de óleo requerida para que o sistema passasse a ter duas fases. Esta percepção propiciou o aperfeiçoamento da metodologia de produção de biocombustíveis.
2. Objetivos
Construir o diagrama de fases do sistema ternário água-etanol-benzeno obtendo a linha de solubilidade das misturas.
3. Procedimento Experimental
Em um frasco erlenmeyer adicionou-se 9,0 ml de benzeno. Com o auxílio de uma bureta foi adicionado 0,5 mL de água ao frasco. Titulou-se a mesma então com etanol até a formação de uma única camada. Anotou-se dados para futura discussão.
Em seguida adicionou-se 0,2 mL de água ao frasco de modo que no total tenha sido adicionado 0,7 mL de ÁGUA. Titulou-se então com etanol até a formação de uma única camada. Anotou-se dados para futura discussão.
Adicionou-se novamente ao frasco, mais 0,9 mL de água e novamente a solução foi titulada com etanol até a formação de uma única camada. Anotou-se dados para futura discussão.
Adicionou-se mais 3 mL de água e em seguida a mesma foi titulada com etanol até a formação de uma única camada. Anotou-se dados para futura discussão.
4. Resultado e Discussão
5. Conclusão
...