Tecnologias Usadas Como Ferramentas de Auxílio e Apresentação de Projetos
Por: Lucio Rodrigues • 12/8/2020 • Trabalho acadêmico • 911 Palavras (4 Páginas) • 149 Visualizações
Tecnologias Usadas Como Ferramentas de Auxílio e Apresentação de Projetos
Leonardo Ferreira, Lucio Rodrigues dos Santos
Pós Graduação em Gestão de Edificações e de Espaços Urbanos
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) Poços de Caldas, MG – Brazil
leoferreira.dominium@gmail.com, luciors.engcivil@gmail.com
Abstract. This short paper presentes na analysis of new technological instruments that assist in the viability, execution and sale of a real estate Project in the city of Itajubá-MG.
Resumo. Este pequeno artigo apresenta uma análise sobre alguns instrumentos tecnológicos que auxiliam na viabilidade, execução e venda de um empreendimento imobiliário na cidade de Itajubá-MG.
1. Introdução
A Realidade Aumentada (RA), Realidade Virtural (RV) e a Realidade Misturada (RM) são tecnologias computacionais que proporcionam a visão tridimensional do projeto já e vem sendo utilizado em diversas áreas como na industria cinematográfica, games, simuladores e vem sendo adapdatada cada vez mais para a construção civil. Na área da construção civil, o engenheiro civil ou arquiteto podem visualizar antes da execução como o empreendimento estará assim que concluído, desta forma diminui os erros na execução e também auxilia na venda do imóvel, onde o possivel cliente fazer um passeio virtural pelo empreendimento desejado. Este pequeno artigo apresentará uma experiencia dessa realidade gráfica de um estande para venda de um empreendimento imobiliario para possiveis clientes.
2. Levantamento Bibliografico
A Realidade Aumentada, Realidade Virtural e Realidade Misturada são inovações decorrente da Quarta Revolução Industrial, tem como intuito a melhoraria do desenvolvimento de projetos, prevenindo erros e diminuindo gastos com possiveis retrabalhos. Essas inovações também trazem uma melhoria na apresentação dos projetos aos cliente, onde o cliente tem uma visualização completa do projeto mesmo antes de começar a execução, podendo fazer as alterações necessárias e tendo uma maior interação cliente e projeto. Essas técnicas trazem uma melhoraria no setor imobiliário, onde os possiveis clientes passam a conhecer o empreendimento desejado atravez de um passeio virtual.
3. Levantamento Inicial
O estande onde os possiveis clientes realizarão o passeio virtural estará localizado no centro da cidade de Itajubá – Minas Gerais, na Praça Teodomiro Santiago, com um orçamento por volta de R$ 20.000,00, com espaço de 40 m², com fluxo diário de 200 pessoas. O espaço escolhido está localizado na praça central e de maior movimento da cidade, também está proximo aos grandes bancos, assim há uma grande movimentação de pessoas no local.
3.1. Detalhamento de Experiencias Hipotéticas
A visualização do projeto atravez de um passeio virtual tem grande influencia na apresentação de um projeto, onde possibilita que o cliente conheça o imóvel com todas suas caracteristicas antes mesmo dele ser construído. Através da Realidade Virtural também é possivel o cliente prever toda a mobilia e decoração do imóvel, sendo assim o cliente pode vivenciar o imovel antes dele ser construido e decorado. O uso da Realidade Virtural é feita junto do uso de oculos RV, onde o usuário tem uma visão 360º apenas virando a cabeça para ambos os lados ou para baixo e para cima.
4. Delineamento da Pesquisa/Experimento
Esse trabalho tem como objeto de estudo um projeto real que foi elaborado para um clinte em Itajubá e logo estará em execução, aproveitado para o uso da tecnologia de Realidade Virtual. O projeto usado é de um sobrado de 120 m² com 2 pavimentos, sendo o térreo de área comum e o superior de área privativa, como apresentado a figura abaixo na Figura 1.
[pic 1] [pic 2]
Figura 1. Modelo 3D e plantas baixa do projeto
4.1. Desenvolvimento do Sistema de Navegação
Para a experiencia da tecnoliga da Realidade Virtural foi utilizado um Óculos VR Box 3D com seu controle Bluetooth, juntamente de um aparelho celular, para reproduzir a cena renderizada. O projeto foi desenvolvido com auxilio do software Revit 2019 e o arquivo renderizado em panorama 360º exportado na nuvem (cloud) da Autodesk.
[pic 3] [pic 4] [pic 5]
Figura 2. Render do projeto e QRCode RV
5. Projeto de Pesquisa Hipótetica
A pesquisa aplicada no estande após o uso da Realidade Virtual foi um um questionário de modelo comportamental da TAM, desenvolvido em 1986 por Davis, para analisar a praticabilidade da RV se seria um diferencial como interesse na compra ou venda de um imóvel, comparado ao modelo tradicional de apresentação de projetos impressos.
...