Teoria E História Da Arquitetura E Urbanismo V
Por: jaamileite • 18/4/2020 • Monografia • 274 Palavras (2 Páginas) • 161 Visualizações
Universidade Católica de Santos
Teoria e história da arquitetura e urbanismo V
Profº.: Denis Ferri
Jamile Leite de Santana - 9366704
COHEN, Jean Louis. O desafio das metrópoles. In: O futuro da arquitetura desde 1889.
No título "uma explosão urbana" alerta o começo do crescimento acelerado das cidades e a necessidade de esquipamentos e serviços, como: transporte, saúde, educação, lazer e moradia. Por conta disso eram convocados grandes arquitetos e engenheiros para execução de projetos urbanisticos, mas os projetos começaram até conflitos na parte de conforto ambiental.
Os conflitos levam os arquitetos até uma noção de entendimento do plano urbano, como projetar a modernização e crescimento das cidades de maneira prudente com normas de zoneamento, leis urbanísticas e projetuais. Pensando desse modo levam eles a questionar qual seria a medida correta para uma rua, como melhor desenvolver uma cidade utilizando a setorização de serviços, lazer como algo obrigatório e etc...
O planejamento urbano se torna um contexto para modernizar, restaurar o que estava incorreto, manter as áreas históricas e seus bens culturais e áreas verdes. Essas práticas começam a ocorrer com sucesso em Barcelona, uma grande metrópole que defende o zonemaneto. Uma cidade que compreende a importância da sua zona está um passo a frente.
No ínicio do capítulo o arquiteto Augst Endell cita que a cidade "reúne em suas ruas milhares de coisas belas, maravilhas incontáveis, riquezas infinitas, acessível a todos mas vistas por pouquíssimos." Uma citação que se enquadra aos nossos projetos urbano atual, pois temos uma grande separação de classe social que fica nitido na setorização do planejamento urbano. O que é belo e de lazer digno está distante da classe baixa, digamos que quase intócavel.
...