Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo I
Por: Marcelo Lessa • 23/9/2019 • Resenha • 291 Palavras (2 Páginas) • 127 Visualizações
Discente: Marcelo Lessa Lopes Santos – F0291D-5
Docente: Ana Flavia Rêgo Mota
Disciplina: Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo I
ROLNICK, Raquel. O que é cidade. São Paulo: Brasiliense, 1995. (Coleção Primeiros Passos; 203).
Na tentativa de definir o que é cidade Raquel estabelece diferentes metáforas e apresenta a cidade ora como um imã, ora como escrita, ora como política ou mesmo como mercado.
Ao entender a cidade como um imã, Raquel diz que a cidade forma um “campo magnético que atrai, reúne e concentra os homens” (ROLNICK, 1995). No início, os templos religiosos eram os imãs que atraiam as pessoas e a partir disso e com a sedentarização começa-se a organização da cidade com regras e normas.
Depois, ao relacionar a cidade com a escrita, Raquel diz que a formação da cidade está estreitamente ligada a com o surgimento da escrita pois era preciso registrar as riquezas das cidades. Raquel estabelece ainda a metáfora “cidade-escrita” pois a partir da própria cidade é possível saber suas histórias, contadas a partir de seus edifícios.
A cidade como política é entendida no contexto da vida coletiva que a cidade permite viver. E para essa vivencia é necessário regulamentos e organização para que se obtenha uma certa ordem. Raquel questiona se a ordem estabelecida entra os indivíduos e o seu papel na política ainda são validos em grandes metrópoles ou são obrigados por conta da fiscalização do todo.
A última metáfora que Raquel apresenta é da cidade como um mercado. Pois, segundo Rolnick, quando se junta um aglomerado de indivíduos em uma cidade forma-se o mercado. e, junto com a formação do mercado, surge novas regras que determinam divisão do trabalho que permite a troca entre pessoas.
...