Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo
Por: Arquitetura e Urbanismo DoisNB • 24/9/2015 • Artigo • 1.644 Palavras (7 Páginas) • 368 Visualizações
Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo 1
Períodos: Arte Pré- Histórica e Primitiva
- Considerações sobre o texto Dialética da Natureza
- Os macacos antropomorfos, ao subirem em árvores, adotaram uma nova postura que redundou no Homo Erectus
- O Homo Erectus liberou as mãos para o trabalho. As mãos se desenvolveram, surgiu o dedo polegar e, com isto, o desenvolvimento da habilidade para o trabalho e a produção de ferramentas. Com elas, o aumento da produtividade e a organização do trabalho.
- Desenvolvem-se o cérebro, a visão e os órgãos de comunicação (O homem passa a ter o que falar com os outros)
- O Homem domina a Natureza...
“O animal apenas utiliza a Natureza, nela produzindo modificações somente por sua presença; o homem a submete, pondo-a a serviço de seus fins determinados, imprimindo-lhe as modificações que julga necessárias, isto é, domina a Natureza. E esta é a diferença essencial e decisiva entre o homem e os demais animais; e, por outro lado, é o trabalho que determina esta diferença”
F. Engels
- A arte pré-histórica reproduz essa relação do homem com a Natureza, desenvolvendo sua função, sua temática e técnica, a partir da evolução do homem.
- Descrição do período: Pré-história
Ao longo do período aqui estudado, denominado pré-histórico, arte e arquitetura têm um papel de simbolismo e utilidade.
A divisão do período se dá em três etapas diferenciadas pela organização social e pelos meios de produção: sociedades primitivas de caçadores; agricultores e nômades.
O período a ser retratado inicia-se em 30.000 A.C. ainda uma sociedade baseada na caça.
Períodos anteriores: 250.000 A.C. (Paleolítica inferior); 50.000 A.C. instrumentos de pedra lascada (sílex) homem de Neanderthal;
- Sociedade de Caçadores
30.000 A.C. (Homo Sapiens) sudoeste da França e norte da Espanha
11.000 A.C. norte da África, norte da Ásia, Américas, Austrália
Zoomorfismo (não havia senso de superioridade do homem sobre os animais, a dependência era total dos animais e da natureza);
Nessas condições a arte primitiva busca representar figuras de animais, como expressão do que havia de mais importante para a sociedade;
A habilidade humana multiplica suas potencialidades com o uso de instrumentos (ferramentas). O próprio desenvolvimento do homem, ao caminhar em duas pernas, libera as mãos para o trabalho. A mão do homem é a única entre a dos animais que possui um polegar, que se contrapõe aos demais dedos.
Este polegar é fruto do trabalho e do desenvolvimento humano, e se adapta à sua necessidade de agarrar, com maior habilidade, os instrumentos, alimentos, objetos, etc.
Se o animal era divinizado, o homem que o reproduzia era um ser especial, que cumpria as funções de sacerdote, artista, médico, etc.
Há evidências de que, apesar de bastante primitiva já havia os especialistas na pintura e na arte rupestre.
- Sociedade de Agricultores
8.000 A.C. (Mesolítico) Oriente Médio, Palestina, Síria e Mesopotâmia
3.000 A.C. Expansão pelo Danúbio e o Mediterrãneo
É provável que a agricultura tenha se iniciado com o trabalho feminino, enquanto os homens caçavam e traziam sementes. Na arte, surgem as primeiras representações humanas, arte utilitária (feminina): vasos, talheres, etc.
Representação humana com cabeça de animais (religiosidade)
- Sociedade Nômade
3.000 A.C. Expansão pelo Danúbio e o Mediterrãneo
Sociedade pastoril, domesticação do cavalo (carreta)
Estilização, desenhos abstratos, geometrismo, decoração.
A arte primitiva se espalha pelo norte da Europa, Oriente Médio e Sudeste asiático.
3. Arquitetura
Não se pode falar de uma arquitetura pré-histórica no sentido artístico, apesar de seu caráter funcional. Os primeiros homo sapiens refugiavam-se nos lugares que a natureza lhes oferecia, podendo ser em aberturas nas rochas, cavernas, grutas ao pé de montanhas ou até no alto delas. Mais tarde eles começariam a construir abrigos com as peles dos animais que caçavam ou com as fibras vegetais das árvores das imediações, que aprenderam a tecer, ou então combinando ambos os materiais.
Somente no final do neolítico e início da idade do bronze é que surgem as primeiras construções de pedra, principalmente entre os povos do Mediterrâneo e os da costa atlântica. No entanto, como esses monumentos colossais tinham a função de templo ou de câmaras mortuárias, não se tratando de moradias, seu advento não melhorou as condições de habitação.
Nos primórdios da História, egípcios e sumérios já dispunham dos elementos fundamentais de uma arquitetura artística. Em palácios e templos, os babilônios, hititas e persas levaram a arquitetura a um nível majestoso. Mas foram os gregos que superaram a arte oriental e egípcia com um gênio criador que até hoje pode ser admirado no Partenon de Atenas e em outros vestígios.
Os deuses gregos não estavam separados dos homens. Conviviam com eles e tomavam de empréstimo suas feições. Por esse motivo, os templos eram construídos mais como moradias dos deuses que como lugares de adoração. Esculturas e pequenos modelos de argila, datados de 1.000 anos antes de Cristo e descobertos pelos arqueólogos, mostram que os primeiros templos eram semelhantes às cabanas dos gregos.
- Arte Primitiva
A criação agro-pastoril permite que o homem se adapte a qualquer tipo de clima, podendo se instalar em qualquer região A arte primitiva se espalha pelo norte da Europa, Oriente Médio e Sudeste asiático.
Em 250.000 A.C (na maior Era Glacial), o homem chega ao Oriente
A Indonésia serve como ponte para a Oceania e a Polinésia, e para todo o Pacífico, chegando à América.
Principais temas da arte primitiva:
- Objetos Utilitários
- Reverência aos mortos
- A Fecundidade
- A mulher grávida
- O homem acocorado
- A serpente e o dragão
- Estilização, desenhos abstratos, geometrismo, decoração.
Comentário sobre as pinturas corporais dos índios brasileiros e o paralelismo dessa arte com outras manifestações asiáticas e americanas.
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