Tokyo Sky Tree
Por: Brulbs • 18/6/2015 • Relatório de pesquisa • 557 Palavras (3 Páginas) • 385 Visualizações
http://wwwo.metalica.com.br/images/stories/Id4091TokyoSkyTree/tokyo-sky-16G.jpg Disponível em 04/06/2015.[pic 1] |
Texto retirado de: Niponica Nº 4 (25 de julho de 2011)
Publicado pelo:
Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão 2-2-1 Kasumigaseki, Chiyoda-ku,
http://www.mofa.go.jp/
O design da Tokyo Sky Tree foi amplamente influenciado pela cultura tradicional japonesa. A curvatura da torre foi feita para lembrar a curvatura da espada japonesa, enquanto o seu formato cilíndrico remete aos pilares frequentemente vistos nos templos e santuários no Japão.
18 de março de 2011 – Exatamente uma semana após o Grande Terremoto do Leste do Japão foi quando a Tokyo Sky Tree atingiu o seu ponto mais alto com 634 metros. Embora a construção tenha sido brevemente interrompida devido ao inesperado terremoto, o edifício não apresentou qualquer dano, o que possibilitou a imediata volta dos construtores. A eficiência do sistema antiterremoto da Tokyo Sky Tree foi aprovado durante os tremores. Na verdade, esse sistema já tinha sido colocado à prova muitas outras vezes – esse é exatamente o mesmo sistema utilizado para a construção das antigas pagodas de cinco andares.
Uma pagoda de cinco andares é um tipo de torre budista. No Japão, a torre mais famosa com essa característica é provavelmente o templo de Horyu-ji, construído no século VII em Nara. Os japoneses têm construído esse tipo de pagoda pelo país por séculos e, embora muitos deles tenham sido perdidos devido a incêndios, não existem registros de uma pagoda que tenha sido destruída devido a terremotos. O segredo da sua resistência reside na maneira em que eles fazem uso de uma estrutura única conhecida como shinbashira.
O termo shinbashira se refere à coluna central da pagoda. Essas colunas geralmente não são ligadas à estrutura externa do edifício, pois se acredita que ao deixar um espaço para a shinbashira e para que cada andar da pagoda possa balançar independentemente durante um terremoto ou tempestade, isso pode amenizar o efeito sísmico em toda a estrutura. Esse antigo sistema de controle de vibração foi reproduzido na estrutura da Tokyo Sky Tree utilizando-se uma tecnologia moderna.
O Dr. Ueda Atsushi, especialista em arquitetura e professor emérito da Universidade de Kyoto Seika, visitou a Tokyo Sky Tree em abril passado logo após o terremoto. “A parte da Tokyo Sky Tree que seria equivalente a shibashira das pagodas de cinco andares é o seu conjunto de escadas feitas de aço e concreto. A estrutura de aço utilizada na parte exterior da torre atua como um tipo de contrapeso gigantesco. A shinbashira está conectada à parte externa da torre com amortecedores ajustáveis, de modo que caso ocorresse um terremoto, a torre e o contrapeso balançariam de forma independente, reduzindo o efeito do terremoto na estrutura como um todo”.
Esse sistema estrutural vem sendo aprimorado há mais de mil anos.
Curiosidades
(http://www.tokyo-skytree.jp/others/pdf/skytree_portuguese.pdf)
O elevador “Tembo Shuttle”, com capacidade para 40 pessoas, tem o orgulho de ser o mais rápido do Japão, com uma velocidade de 600 m por minuto. O elevador leva os usuários até o observatório da TOKYO SKYTREE em cerca de 50 segundos.
A principal função da TOKYO SKYTREE é a de transmissão de ondas, como as de radiodifusão digital terrestre, etc. Com a transmissão a partir de uma torre da ordem de 600 m, espera-se também a ampliação da área coberta pelo “One seg”.
...