Trabalho de Atividade Discursiva Apresentado à Faculdade Anhanguera.
Por: Paula Schulz • 30/10/2021 • Trabalho acadêmico • 531 Palavras (3 Páginas) • 558 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
Trabalho de atividade discursiva apresentado à Faculdade Anhanguera.
[pic 5]
São José
2021
Na primeira metade do século XXI, segundo os autores Fazio, Moffett e Wodehouse (2011) comentaram, não existe só uma grande vertente na arquitetura, mas várias. O Pós-modernismo se foi, o Desconstrutivismo revelou-se mais um rótulo. Enfim, o pluralismo descreve a situação atual. Existem novos profissionais e projetos em cena, sendo o computador o ator principal. A colaboração entre arquitetos e engenheiros, com a facilidade da internet foi fundamental para o desenvolvimento desses novos projetos, independente das distâncias.
Figura: Simpson-Lee House, New South Wales, Austrália, 1989-94, Glenn Murcutt.
[pic 6]
Fonte: http://images.adsttc.com/media/images/51f1/a9e9/e8e4/4e6d/a300/0176/large_jpg/7.jpg?1374792166 Acesso em 22 ago 2017.
Leia o texto acima e observe a imagem. Escreva e justifique quais as tendências da arquitetura contemporânea e como devemos pensar no desenvolvimento dessa arquitetura.
Arquitetura contemporânea tem como características principais, tecnologia, sustentabilidade, minimalismo e o olhar para o futuro, obtendo um caráter inovador e criativo, onde há uma mistura de diversos estilos. Nas construções contemporâneas podemos ver combinações que são feitas entre elementos, tipos de tendências e técnicas, fazendo com que as edificações possuam aspectos únicos.
Estes aspectos únicos são geralmente bem destacados, com edificações utilizando materiais reutilizáveis, formato irregular, janelas grandes que aproveitam a luz natural, num grosso modo, construções incomuns.
A arquitetura contemporânea tornou-se um sinônimo da arquitetura de vanguarda, pois sua preocupação sobre conforto térmico, um design dinâmico, a funcionalidade da edificação e a economia verde, deste modo, podemos dizer que a construção contemporânea é a busca de uma mistura de atual, inovador com o antigo, tendo o pensamento minimalista, que busca a iluminação natural dos ambientes, da mesma forma que se pensa na sustentabilidade, utilizando ornamentação com plantas, a utilização de produtos não tóxicos, matérias que sejam naturais, materiais reciclados dentre outros recursos.
Diante de todo o relatado, podemos analisar a imagem acima apresentada, identificando a grande utilização de espaços mais abertos, a utilização de paredes de vidros em toda sala, nos dá a impressão de estarmos ao ar livre, com isso temos menos utilização de matérias e utilizando o vidro que neste caso serve de parede e ainda proporciona a entrada de luz natural e a vista de uma paisagem deslumbrante.
O telhado aparentemente fino, retrata o pensamento do Arquiteto Glenn Murcutt, com uma base do telhado sendo mais abstrata e singular, executando um telhado com uma quantidade de material mais reduzida, sendo que o elemento do telhado seria apenas uma folha de metal ondulada, assim tendo a construção de um telhado leve, eficiente e uma economia de material.
...