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Trabalho de Teoria e História da Arquitetura

Por:   •  20/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  449 Visualizações

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Dados Gerais

Introdução ao Projeto Arquitetônico – Trabalho 7

Acadêmico: Natan Bruno Pereira da Conceição                  RA 160920

Obra: Casa Batlló

Categoria de Precedente: Conceitual

Ficha Técnica

Arquiteto: Antoni Gaudí i Cornet

Localização: Barcelona, província da Espanha

Área: 5.000 m²

Ano do Projeto: 1904 a 1906

Pesquisa de Precedente

A casa de Battló foi uma reconstrução já habitada pela família Josep Battló, localizada na província da Espanha em Barcelona, sua reforma foi iniciada no ano de 1904 e terminada dois anos depois em 1906, período em que a Europa vivia no estilo da Art Nouveau (ou também chamada de arte nova), que condiz sobre das formas orgânicas e naturais, contornos sinuosos e assiméntricos, gênero este que Antoni Gaudí já trabalhava em suas obras, uma complexa estética vindo desda infância por uma doença reumática, fez ele a ter sentidos apurados a observação da natureza, um fascínio as formas geométricas e encanto a anatomia humana. Seguia a ideia que a construção civil era uma especie de orgãos que desempenhavam suas próprias funções dando o seu conjunto o corpo humano, conseguiu criar um estilo unico, unindo a sensibilidade do orgânico e o natural, a mecânica corporal e ao abstracionismo.  

Esta edificação foi uma das expressivas emoções onde a inspiração da figura do ser humano concilia a sua condição fisionômica de Gaudí. Composta por cinco andares, a fachada evidencia os formatos das janelas que constrói, uma fisionomia do canal vertebral cervical, estas une as formas vegetais habitadas e ainda possuindo detalhes dos vidros arrendondados criando uma especie de mosaico por ser bastante colorido, logo nas colunas de sustentação, podemos ver a inspiração no osso localizado no ante braço (o rádio) como tambem porta principal, com os aspectos dos ossos do fêmur. A cada andar sua cor cresce intensamente que chegando ao telhado remata a um corpo vivente.

Nas demais partes, a sacada dos andares superiores formam uma espécie de crânio humano visto da calçada da obra, logo no seu interior o corrimão das escadas configuram uma coluna vertebral, que surge uma movimentação, algo que realmente estivesse vivo na qual foi o seu objetivo principal desta e das várias outras construções de Antoni Guadí.

Fotos

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