UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA – UNOESC
Por: Jessica Primaz • 29/1/2019 • Projeto de pesquisa • 3.299 Palavras (14 Páginas) • 238 Visualizações
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA – UNOESC
Campus de São Miguel do Oeste
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
JÉSSICA ALINE SCHMIDT
LETÍCIA SANTIN DA SILVA
PROJETO DE PESQUISA
MOBILIDADE PARA IR E VIR
ORIENTEDOR: Paulo Bavaresco
SÃO MIGUEL DO OESTE, NOVEMBRO DE 2012
1 INTRODUÇÃO
Nesse capítulo serão apresentados o tema e o problema em questão, a justificativa e os objetivos da pesquisa a ser realizada.
- APRESENTAÇÃO DO TEMA:
Condições de acessibilidade das calçadas do município de Guaraciaba
1.2PROBLEMA
O município de Guaraciaba a anos enfrenta a falta de acessibilidade em suas rua e calçadas. Um dos problemas é a falta de espaço para a estruturação de suas calçadas, a qual deveria ter uma dimensão de 3 metros de largura para que tenha uma circulação favorável aos pedestres que por ali transitam diariamente.
Uma questão a ser observada é a grande variedade de modelos de pisos das calçadas, deixando um ambiente desarmônico. Como seria possível criar condições de acessibilidade e acomodar adequadamente os mobiliários básicos para satisfazer as necessidades da sociedade Guaraciabense?
1.3 JUSTIFICATIVA
Levantamento do Censo 2010 mostra que o Brasil segue muito atrasado no quesito acessibilidade. Somente 4,7% das vias urbanas contam com rampas para cadeirantes, aponta levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que investigou as condições no entorno das residências em áreas urbanizadas.
Essa pesquisa será realizada para o melhoramento da cidade, na organização do mobiliário, acessibilidade e padronização das calçadas para promover a segurança e facilidade no deslocamento a todos que por ali circulam, melhorando o acesso principalmente para os portadores de necessidades especiais, idosos, crianças enfim para a sociedade em geral, contribuindo no embelezamento da cidade.
Pelo convívio com pessoas que necessitam diariamente transitar pelas calçadas e comentam a dificuldade da acessibilidade, em alguns lugares a ausência de calçadas, fez com que nos motivassem a pesquisar o problema nas calçadas da cidade de Guaraciaba.
1.4 OBJETIVOS
1.4.1 Objetivo geral
Estabelecer um padrão de organização do mobiliário urbano para que haja acessibilidade nas calçadas no município de Guaraciaba-SC.
1.4.2 Objetivos específicos
- Verificar os tamanhos das lixeiras e a estruturação do piso;
- Identificar a viabilidade de possíveis mudanças dos mobiliários, como: postes, lixeiras, telefone público;
- Diagnosticar a espécie de árvores existentes e as mais adequadas a serem plantadas nas calçadas.
1.5 HIPÓTESE
Para criar condições de acessibilidade e acomodar adequadamente os mobiliário, as calçadas do município de Guaraciaba deveriam ser reestruturadas, de forma que proporcionassem maior espaço, deveria ter uma fiscalização onde ela deveria ser mantidas em perfeita ordem, como em São Paulo, onde esta sendo criada uma nova lei onde calçadas com buracos e as que não possuem uma largura adequada, recebem multas. Sem dúvidas que para que essa reestruturação ocorra na cidade de Guaraciaba, será um processo longo, mas a prefeitura deveriam impor uma lei e fiscalizar as novas construções, estabelecer um prazo para que as construções já existentes aderissem a mudanças de uma forma viável.
Aos poucos a população vera os benefícios da mudança e todos irão querer adquiri um padrão, para embelezar a cidade e também melhorar o direito de ir e vir de todos.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 ARQUITETURA E URBANISMO
Segundo Niemeyer (1958 apud BONOTTO, 2010 ) :
“Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein.”
A arquitetura esta relacionada à evolução humana, passou a existir quando o homem sentiu a necessidade de se proteger de predadores e dos fenômenos naturais.com o crescimento e desenvolvimento das civilizações houve a necessidade de ampliação das cidades, adaptando as diversas crenças religiosas.
Para FREDETICK ( 2010, p.82): “ O verdadeiro estilo arquitetônico não surge do esforço consciente na criação de um aspecto particular. Ela surge indiretamente – até mesmo acidentalmente de um processo holístico”.
Na Arquitetura antiga a união política de povos que habitavam as margens do Rio Nilo deu origem à civilização egípcia, as principais construções egípcias eram templos para seus deuses e túmulos para seus faraós. Da mesma forma que alguns povos contemporâneos, os egípcios utilizavam tijolos crus. Mas, por acreditarem na ideia de que tudo deveria durar para sempre, necessitavam de um material mais durável. A solução encontrada foi desenvolver técnicas de construção com pedras.
Arquitetura clássica se destaca pelo grande valor dado à razão. os gregos buscavam alcançar o máximo da perfeição por meio de cálculos matemáticos e geométricos, regras, proporções e perspectiva, a organização e o planejamento das cidades gregas e seus teatros destacam-se no curso da história da arquitetura.
...