Urbanismo de rio claro em comparação a grandes urbanistas
Por: kihsji • 22/10/2019 • Relatório de pesquisa • 370 Palavras (2 Páginas) • 258 Visualizações
CENTRO CULTURAL ROBERTO PALMARI
FICHA TÉCNICA
Ano de Construção: 1979 á 1986
Área: 120.000 m²
Área Construída: 6.366,09 m²
Arquiteto: Rino Levi e Arquitetos Associados
Endereço: Rua 2, 2880- Vila Operaria, Rio Claro/SP.
O centro cultural Roberto Palmari se localiza no bairro Vila Operaria na cidade de Rio Claro, interior do estado de São Paulo. Recebeu este nome por conta de uma homenagem a Roberto Palmari que era publicitário e dirigiu alguns filmes de destaque. O edifício fica dentro do Parque dos Imigrantes Italianos, mais conhecido com Lago Azul que apresenta um lago com pedalinhos, áreas verdes, quadras esportivas, pistas de skate e pistas de caminhadas.
O Centro Cultural foi criado com a função de reunir todas as formas de expressão artística e cultural em um mesmo conjunto pois a cidade não tinha espaço dedicado a cultura e artes.
O projeto foi feito pelo escritório de Rino Levi e Arquitetos Associados em 1978 e foi construído em 2 de fevereiro de 1979 e terminado parcialmente em 1986. O projeto tem uma área edificada de 6.366,09m² e foi implantado numa área de 120.000m², tratada paisagisticamente. O edifício tem sua fachada feita de concreto aparente com amplos planos de vidros que proporcionam iluminação natural.
Sua construção deveria ter dois níveis aproveitando ao máximo a área do terreno, previa a instalação de um museu de imagem e som, biblioteca, auditório, sala de projeção, três salas destinadas à administração e quatro lojas, além de sanitários, balcões, camarins e rouparia. O projeto do teatro deveria atender aos serviços de salão de ensaios, depósito, marcenaria, montagem de cenários e plateia com capacidade para 470 pessoas.
Após visita ao edifício constatamos que ele se encontra em estado de degradação, apresentando problemas patológicos em seu interior e em suas fachadas conforme imagens fotografadas.
Seu interior apresenta falta de guarda corpo, pisos danificados, infiltração de água nos telhados, eflorescência, infiltrações nas paredes, mofo, revestimentos inchados, fiação elétrica deteriorada e aparente em desacordo com a norma, criadouros de mosquitos, ambiente propicio para insetos e pombas, forro inacabado, pisos quebrados e sem faixa de termino de degrau, e presença de piso concretado diferente do original.
Suas fachadas apresentam vandalismo (pichação), vidros quebrados, e sua coleta de água pluvial está danificada. Apresenta uma rampa que em seu final vira uma escada totalmente sem acessibilidade.
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
...