VIVER É PRECISO
Por: Xokolate • 4/6/2018 • Trabalho acadêmico • 590 Palavras (3 Páginas) • 220 Visualizações
FACULDADE INTERAMERICANA UNIRON DE PORTO VELHO
DOCENTE: GISELE MERCES E GIOVANE MARINI
DISCENTE: DOMINGOS MAGNO E HÉLIO JUNIO
VIVER É PRECISO
PORTO VELHO - RO
2017
DOMINGOS SAVIO DA SILVA MAGNO
HÉLIO JÚNIO SOUSA CASTRO
VIVER É PRECISO
Trabalho apresentado ao Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Interamericana de Porto Velho - UNIRON, como requisito de avaliação parcial na disciplina de Projeto Urbano I , ministrada pelos Professores. Gisele Merces e Giovani Marini
PORTO VELHO - RO
2017
[pic 1]
- RESUMO
Em um geral a área possui diversos mistos, sendo considerada de uso misto. Apenas 50% do total da área é designado a fins residenciais, a outra parcela é entre comércios.
Uma grande potencialidade da região é a porto de embarque e desembarque da cidade, grande quantia de serviços e comércios ali presentes, o que acaba sendo um fator determinante quando se diz respeito ao número de pessoas que ali circulam e ao perfil do usuário, de diferentes lugares, de diferentes classes e idades, atraídos pelos serviços e o comércio da área.
- JUSTIFICATIVA
A importância do projeto é dar uma requalificação a área do bairro Baixa da União, o projeto visa mudanças tangíveis e duradouras nas condições de vida das pessoas da comunidade, obras de infraestrutura e urbanismo, e ações sociais que resultam no desenvolvimento social, gerando maior valorização dos espaços públicos de convivência e possibilitando maior autonomia da comunidade.
- PROBLEMÁTICA
No bairro apresenta diversos problemas e dificuldades:
- Habitações precárias, sem infraestrutura, com riscos diversos.
- Precariedade construtiva
- Alojamento provisório precário, sem condições mínimas de habitabilidade.
- Vias sem infraestrutura e sem saída.
- Paisagem desagradável e sem arborização.
- OBJETIVOS
O objetivo desse projeto é assegurar o direito à moradia adequada e a eliminação de condições de riscos à vida, segurança, combinando obras de infraestrutura e implantação de equipamentos públicos e serviços.
Despertar na comunidade o sentimento de responsabilidade e pertencimento pelo bom uso e conservação das suas moradias.
- ESTRATÉGIAS
A estratégia é construir e estabelecer um conjunto comunitário, articular arranjos de gestão abrangendo áreas de políticas sociais que poderão ser implementadas pelo Poder Público e pela iniciativa privada, garantir assim o acesso à casa própria e melhorar a qualidade de vida da população do Baixa União.
6. PROPOSTA PROJETUAL
O projeto de requalificação do bairro Baixa da União busca a construção de um conceito, que permita transformar a região em uma área animada, segura e atraente, redefinindo os significados de uso e qualificando os espaços urbanos.
...