A Ética Contábil
Por: Bruna Luiza Souza • 26/4/2018 • Artigo • 6.245 Palavras (25 Páginas) • 272 Visualizações
Ética Profissional
Bruna Luiza Soares de Souza
Therli Cristina Duminelli
Bruna Socreppa
UNEMAT- Universidade Estadual do Estado de Mato Grosso[1]
Resumo
A Ética não tem uma definição pronta, formada, ética é uma liberdade de escolha atualizada em seu tempo. Um mundo ético seria aquele onde todos buscam agir pelo zelo coletivo. Neste trabalho pretendemos esclarecer sobre a grande confusão entre o conceito de ética e de moral, sendo que um define as decisões e o outro a motivação que levou a tomada da decisão. Ainda compreenderemos que Ética e a vida profissional caminham juntas, pois um é o alicerce para manter o outro em total funcionamento.
Palavra-Chave: Ética Social; Moral; Ética Profissional
- INTRODUÇÃO
A discussão sobre ética tem sido muito presente na atualidade. A sociedade encontra-se em crise moral refletida pela violência, egoísmo, indiferença para com o próximo, ambição desenfreada pelo poder e a falta de respeito com as diferenças culturais e sociais entre os indivíduos, atraindo esta crise tanto no âmbito pessoal quanto no profissional, incluindo a profissão contábil. Frente a essa realidade, os profissionais contábeis devem buscar a atualização e qualificação diariamente, desta forma, o profissional apresenta, aos clientes e usuários, as melhores informações.
A contabilidade como profissão regulamentada, possui um Código de Ética Profissional que orienta e conduz os contadores e suas relações profissionais, tanto com a sociedade quanto com o próprio grupo profissional.
O Código de Ética Profissional do Contabilista - CEPC, estabelecido pela Resolução CFC nº 803/96, regulamenta já no art. 1º que os contabilistas devem se guiar pelo Código de Ética no seu exercício profissional. Para Lisboa (1997, p. 53), “vale acrescentar que as profissões têm suas regras próprias a serem seguidas e, portanto, também suas próprias punições”.
Visando a importância do conhecimento deste assunto para o desenvolvimento profissional, iniciamos um estudo para esclarecer a importância da Ética Profissional.
A metodologia utilizada no desenvolvimento desse trabalho foi uma pesquisa bibliográfica quanto aos procedimentos, segundo Gil (1999, apud. Beuren, 2004, p. 87) “é desenvolvida mediante material já elaborado, principalmente livros, artigos científicos”, baseada em informações já publicadas que abordam esta temática.
Este trabalho se justifica devido ao fato de que nos últimos anos foi crescente as notícias envolvendo atitudes não éticas por parte dos profissionais nas mais diversas organizações , tendo em vista que, em sua rotina, os profissionais se deparam com situações que colocam em teste seus valores éticos, baseado nisto, buscou-se aprofundar o conceito sobre ética e em como ela é aplicada perante os problemas do dia a dia na vida de um profissional, evidenciando a importância do mesmo para a sobrevivência das empresas.
ÉTICA
“A ética é um ramo da filosofia que lida com o que é moralmente bom ou mau, certo ou errado”. (LISBOA, 1997, p. 30).
Segundo Ximenes (2000) ética é a "ciência que estuda os juízos morais referentes à conduta humana" e também "virtude caracterizada pela orientação dos atos pessoais segundo os valores do bem e da decência pública”.
Para Lopes de Sá (2001, p.16), pode ser definida sobre dois aspectos:
1º como ciência que estuda a conduta dos seres humanos, analisando os meios que devem ser empregados para que a referida conduta se reverta sempre em favor do homem. Nesse aspecto o homem torna-se o centro da observação, em consonância com o meio que lhe envolve.
Cuida das formas ideais da ação humana e busca a essência do Ser, procurando conexões entre o material e o espiritual.
2º como ciência que busca os modelos da conduta conveniente, objetiva, dos seres humanos.
Vasquez (1999, p. 23), define ética como “a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade, ou seja, é a ciência de uma forma específica do comportamento humano”.
“É ético tudo o que está em conformidade com os princípios de conduta humana; de acordo com o uso comum, os seguintes termos são mais ou menos sinônimos de ético: moral, bom, certo, justo, honesto. ” (BAUMHART, 1971 apud. LISBOA, 1997, p. 25)
Lisboa (1997, p. 23) define que a ética pessoal é normalmente aplicada em referência aos princípios de conduta das pessoas em geral, já a ética profissional serve como indicativo do conjunto de normas que baliza a conduta dos integrantes de determinada profissão.
A Ética baseia-se em uma filosofia de valores compatíveis com a natureza e o fim de todo ser humano, por isso, “o agir” da pessoa humana está condicionado a duas premissas consideradas básicas pela Ética: “o que é o homem” e “para que vive”, logo toda capacitação cientifica ou técnica precisa estar em conexão com os princípios essenciais da Ética. (MOTTA, 1984, p.69)
Stukart (2003, p. 121) pontuou várias recompensas quando se adota uma conduta ética, dentre elas estão: consciência limpa, paz de espírito, honra e auto realização.
Porém, não há como falar de ética sem citar a moral, Lisboa (1997, p. 24) explica que “as palavras ética e moral têm a mesma base etimológica: a palavra grega ethos e a palavra latina mores, ambas significando hábitos e costumes”, conforme cita Stukart (2003, p. 14): “a ética é a ciência da moral”.
Para Aranha e Martins (1998 p. 117) ética e moral possuem significados diferenciados: “a moral é o conjunto de regras de conduta assumidas pelos indivíduos de um grupo social com a finalidade de organizar as relações interpessoais segundo os valores do bem e do mal” e a ética é “a parte da filosofia que se ocupa com a reflexão sobre as noções e princípios que fundamentam a vida moral. ”
Para Corrêa, Ferreira e Shinzaki (2005, p. 62) “tem-se então a moral como ação; a ética é a norma, já que ela não cria a moral, sendo, antes, uma abordagem científica dela. ”, Stukart (003, p. 15) complementa: “a moral então é a regra para um comportamento adequado, conforme os costumes que a ética deve definir em relação ao que é bom”.
Ética Social e a diferença de Ética Moral diante do livro Ética e Vergonha na Cara
Ética antigamente era uma palavra pouco usada no cotidiano, sendo utilizada somente em faculdades e centros de estudo. Hoje em dia a palavra ética invade o censo comum, principalmente quando vamos fundamentar decisões importantes, como por exemplo uma troca de esposa, de governantes, ou seja, um momento solene. Ou ainda, podemos atribuir como uma denúncia de comportamento, justificando um desacordo de conduta.
...