A Auditoria na Empresa
Por: Felipe Magnani • 18/1/2020 • Trabalho acadêmico • 3.054 Palavras (13 Páginas) • 168 Visualizações
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FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS
PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
FELIPE RAFAEL MAGNANI
PLANO DE NEGÓCIOS DO FINANCEIRO DA EMPRESA AYO
ORIENTADOR: DANIELE CANEDOS
TURMA 55
JUNDIAÍ – SÃO PAULO
JULHO/2018
FELIPE RAFAEL MAGNANI
PLANO DE NEGÓCIOS DO FINANCEIRO DA EMPRESA AYO
Trabalho
Folha de Rosto
Folha de aprovação
RESUMO
Sumario
Capítulo 1: Introdução
Este trabalho de conclusão de curso foi baseado na experiência do simulador de ambiente empresarial feito na disciplina de jogos de negócios. O simulado criou um cenário onde várias empresas atuavam no mesmo mercado, com produtos e serviços similares, e cada empresa foi administrada por um grupo de alunos, que decidiu todos aspectos que impactaram o resultado, como a quantidade de produtos a fabricar, preço de venda, quantidade de pessoas trabalhando, equipamentos, investimento em propaganda, inovação e designer do produto. A cada mês a empresa teve seu resultado avaliado e tomou decisões para o próximo período. No final do jogo, a empresa que tivesse a maior pontuação seria a vencedora dos jogos de negócios.
Descrição do caso
Durante oito aulas tivemos a oportunidade de vivenciar através de um simulador como é gerir uma empresa, nosso ramo de atuação era a área de tecnologia com uma empresa fabricante de celulares, smartphones e tablets. Essa experiência em gestão, nos possibilitou adquirir uma visão mais ampla e sólida de como é ser um empreendedor em um mundo corporativo e com alta concorrência, esse simulador tem por característica proporcionar aos usuários uma plataforma que os leva a tomar decisões estratégicas, levando em consideração a análise da concorrência, oferta e demanda, capacidade fabril, mão de obra, e tempo de produção de cada produto.
O chamado Grupo Industrial trata-se de uma subdivisão de 11 grupos, onde cada grupo está inserido em um mercado competitivo que tem concorrentes diretos, levando o jogo a um patamar próximo a realidade que uma empresa vive no seu dia a dia, onde cada gestor da empresa é responsável por uma área específica como Marketing, Projetos, RH, Produção e Financeiro, essa divisão foi feita pelo Diretor da empresa que foi pré-estabelecido em concordância com todos os integrantes do grupo.
Cada rodada do jogo representava um mês da empresa, sendo oito meses de gestão por nossa parte não sendo contabilizados as duas primeiras aulas que foram teste representando os dois primeiros meses, a cada mês da empresa era preciso tomar decisões como preço do produto, demanda de máquina, demanda de produção, quantidade de funcionários, quantidade de investimentos em inovação, design, propaganda, benefícios concedidos, empréstimos, aplicações financeiras e dividendos
Foram atribuídos pontos às empresas baseadas nas suas tomadas de decisão e na sua estratégia adotada que constituía em quatro pilares essenciais que cada empresa deveria atribuir valores que em sua somatória totalizava 10; são esses pilares: valor da ação, capital circulante líquido, receita de vendas e lucro total. A pontuação adquirida no final de cada mês foi multiplicada pelos valores atribuídos para cada um desses pilares que representam a estratégia da empresa e onde está o seu verdadeiro objetivo e foco, com isso o jogo ofereceu a oportunidade de se ter uma visão geral de como realmente funciona o mundo gerencial dentro de uma empresa e como ela se diferencia para se manter viva dentro de um mundo extremamente competitivo, e globalizado.
Empresa
A empresa AYO foi constituída como uma empresa de capital aberto há aproximadamente quatro anos, com o capital inicial de R$ 5.000.000,00. Possui uma capacidade de 900 unidades fabris que representa um investimento de R$ 4.500.000,00.
No último ano a empresa apresentou um lucro de R$ 718.804,80, correspondendo a cerca de 14,4% de retorno sobre o capital inicial, do total, R$ 500.000,00 foram distribuídos como dividendos aos acionistas.
AYO iniciou o ano com 500.000 em ações no mercado. O preço de mercado de cada ação era de R$ 19,52, onde este valor apresentou mudanças de acordo com os lucros que foram auferidos pela distribuição de seus dividendos e por sua tendência de crescimento. Observando o ano anterior, o faturamento foi de R$ 16,1 milhões, o que resultou em cerca de R$ 700.983,50.
Visão
Ser líder nacional do mercado de gadgets, com foco em produtos e serviços que gerem valor para acionistas, colaboradores, parceiros e a sociedade.
Valor
A AYO acredita que a alegria é viver. Viver uma vida conectada com pessoas, com o mundo e com o novo. A existência da AYO está em promover a vida e gerar valor por meio da tecnologia. Para garantir isto, cremos e valorizamos;dinamismo com lucro e meritocracia, Integridade e Transparência, Respeito e Foco no cliente e Inovação.
Missão
Ser a melhor solução em tecnologia móvel, conectando pessoas com o mundo.
1.2.3. A Concorrência
No mercado mobile, qual a AYO atua, trabalha com 3 três principais gadgets: Feature Phones, Smartphones e Tablets. Atualmente investimos nossos esforços nestas categorias por representar o maior volume de vendas em relação às demais soluções como smart wearables ou smart home products ou outros consumer electronics. O mercado de Tablets por exemplo, cresceu 45% entre 2054 e 2016. Em 2017, a AYO tinha 10 concorrentes de igual porte e dimensão, oferecendo as mesmas tecnologias e, conseguintemente, praticando os mesmos preços para o cliente final. No ano fiscal de 2018, o mercado sofreu mudanças significativas pois todos players adotaram estratégias distintas, novos investimentos, gerando maior competitividade, culminando em um crescimento 48% no valor de vendas dos gadgets, com o faturamento saindo de R$ 1.494.940,00 em dezembro de 2017 para R$ 2.258.280,00 em março de 2018, ou seja, crescimento de 51%. Em agosto conseguimos nos consolidar como vice-líder no mercado regional, nos posicionando como empresa com produtos de alto valor agregado e percebido, assim nos distanciando dos demais concorrentes.
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