A Contabilidade Internacional
Por: MisterCobra • 2/5/2016 • Trabalho acadêmico • 10.983 Palavras (44 Páginas) • 274 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA POLO MANAUS
AROLDO MANUEL CUNHA DE ALMEIDA RA: 399948
KARINA MENDONÇA DE SOUSA RA: 390350
KARLEY ALBERTO BATISTA SOARES RA: 390431
MARCOS OLIVEIRA DA SILVA RA: 402677
WILTON FREITAS DA SILVA RA: 398339
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA: CONTROLADORIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS
MANAUS-AM
2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA POLO MANAUS[pic 2]
AROLDO MANUEL CUNHA DE ALMEIDA RA: 399948
KARINA MENDONÇA DE SOUSA RA: 390350
KARLEY ALBERTO BATISTA SOARES RA: 390431
MARCOS OLIVEIRA DA SILVA RA: 402677
WILTON FREITAS DA SILVA RA: 398339
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA: CONTROLADORIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS
Atividade Prática Supervisionada - ATPS, apresentado ao tutor à distância da Universidade Anhanguera Educacional, como requisito à obtenção de nota da disciplina Controladoria e Sistemas de Informações contábeis - 8° Semestre, sob a orientação do Prof. Msc Hugo David Santana.
MANAUS-AM
2015
[pic 3]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA POLO MANAUS
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.............................................................................................................5
1 A ORGANIZAÇÃO...................................................................................................6
2 MISSÃO DA EMPRESA...........................................................................................6
2.1 VISÃO DA EMPRESA........................................................................................7
2.2 VALORES DA EMPRESA.................................................................................7
3 ENTREVISTA COM O PROFISSIONAL DA CONTROLADORIA..................8- 10
4 A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA NAS ORGANIZAÇÕES.......10-11
5 A EMPRESA............................................................................................................12
5.1 ESTRUTURA CONTABIL.......................................................................13 – 14
5.2 DEMOSTRATIVO DE EVA....................................................................14 – 15
6 ESTUDO DO CASO DA NITENDO...............................................................19 – 29
7 CONCLUSÃO..........................................................................................................30
BIBLIOGRAFIA..................................................................................................31 – 32
INTRODUÇÃO
O desenvolvimento da Atividade Prática Supervisionada – ATPS da disciplina Controladoria e Sistemas de Informações Contábeis estabelece como parâmetro a elaboração de inúmeros pontos fundamentais para a formação do futuro contador.
O desafio está formulação de um Plano de Controladoria, cujos objetivos exigem a prática de diversas atividades que possuem relação com a função do Controler, com o conhecimento aprofundado de cada segmento da empresa, suas estratégias, práticas, aspectos organizacionais e cultura em geral. O referido plano deve apresentar ênfase nas ações ligadas à controladoria e a importância dessa função dentro de uma organização.
Nas etapas seguintes, julga-se, necessário, conhecer a missão, visão e valores numa organização, bem como conhecer a prática do trabalho de um profissional de controladoria.
Outro ponto fundamental da ATPS é a fixação de conceitos fundamentais de valor da empresa e suas metodologias de cálculo, como a diferença de lucro econômico e lucro contábil. Todavia, devem-se analisar diferentes demonstrações das empresas sugeridas e calcular o seu valor de mercado.
A etapa 3 apresenta a matriz SWOT e o BALANCED SCORECARD, fundamentais na prática, interpretação e avaliação do risco que envolvem as grandes organizações.
E, por fim a etapa 4 sugere uma apresentação da estruturação do ativo e do passivo, de acordo com as etapas contidas no livro-texto da disciplina, ressaltando o resultado da fonte de estudo e pesquisa do grupo.
1. A ORGANIZAÇÃO
A busca constante por melhores resultados é um tanto fundamental para que as organizações mantenham uma postura de competitividade frente a um cenário de incertezas e de um mercado volátil, advindos do processo de globalização e, de mudanças no comportamento de consumidores mais exigentes com a qualidade de produtos e serviços. Desse modo, a atuação das organizações tende a ser mais ideológica, cuja oferta de mercado é cada vez semelhante. Neste ponto deve-se buscar o diferencial da organização.
A organização objeto de estudo é uma empresa prestadora de serviços, a DR7 Comércio e Engenharia Ltda. teve início suas atividades em 2011 e, inicialmente trabalhou com o comércio de gêneros da construção civil. Após participar de licitação organizado pela Prefeitura Municipal de Manaus, Amazonas, tornou-se uma das empresas prestadoras de serviços para a Secretaria Municipal de Educação – SEMED, é responsável pela manutenção de escolas, em geral.
Então, para que a organização venda seus produtos ou serviços é necessário muito mais do que a qualidade no processo produtivo ou na oferta de serviços, é importante apostar em um conjunto próprio de características que representam a identidade organizacional da empresa, tais como: Missão, Visão e Valores. Ou seja, sendo, portanto, o seu diferencial, o que permite determinar uma direção para a empresa, desde a integração das operações até a estratégia da companhia e a motivação de sua equipe.
...