A Contabilidade Internacional
Por: alieuq • 2/12/2017 • Trabalho acadêmico • 402 Palavras (2 Páginas) • 213 Visualizações
Introdução
A contabilidade pode ser entendida como a linguagem empresarial e tratada como um instrumento de informação de apoio à gestão, por meio das demonstrações financeiras, a fim de avaliar o risco de um futuro investimento e auxiliar na tomada decisão. O objetivo básico da contabilidade, é o fornecimento de informações econômicas aos seus usuário.
Entretanto, há a necessidade de os países adotarem essas normas contábeis, a fim de minimizar os diferentes critérios e práticas adotados por cada país para reconhecer e mensurar cada transação. Hoje mais de 120 países adotaram com o padrão contábil, dentre eles o Brasil, que com a introdução da Lei 11.638/2007(Lei das Sociedades por Ações), que contribuiu para o processo de Convergência das Normas Contábeis adotadas no Brasil às internacionais.
Conceito e definição das Normas Internacionais
A linguagem da informação contábil não é homogênea e varia conforme o país. Fato disso é a classificação da contabilidade como sendo uma ciência social aplicada.
A contabilidade internacional surge para construir um ponto comum entre os relatórios financeiros elaborados por contextos de outro países e definir métodos de adaptação aos padrões internacionais a partir da contabilidade local. E tornou-se importante para o Brasil a partir da criação da Bolsa de Valores e da vinda de capital estrangeiro ao mercado nacional.
Em aplicação da nova Lei das SAs 11.638/07, as normas IFRS estão sendo atualmente adaptadas pelo comitê de Pronunciamentos Contábeis(CPC) e incluídas nas práticas contábeis brasileiras pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), conselho Federal de Contabilidade (CFC), pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e agências reguladoras (ANEEL).
A comissão de Valores mobiliários (CVM) confirmou, no dia 13 de Junho de 2007, que a partir de 2010 as companhias abertas brasileiras adotarão obrigatoriamente as normas internacionais definidas pelo Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade (IASB) em suas demonstrações contábeis financeiras. A regra foi acatada pela instrução CVM nº 457, que permaneceu em audiência pública por cerca de dois meses.
Devido ás alterações da Lei 11.638/07 o CPC emitiu Pronunciamentos e Orientações Técnicas que já aprovados ou estão em audiência pública.
Conclusão
O presente estudo teve como o objetivo de analisar os cálculos da conversão – base teórica, o balanço para conversão, os conceitos das normas internacionais que tem o principal objetivo em mostrar as mudanças ocorridas recentemente na prática contábil e que surgi para definir métodos para adaptação com outros países no que se refere a economia.
Referências
http://pt.wikipedia.org/wiki/Normas_internacionais_de_contabilidade. Acesso em: 19 de Abril de 2015.
http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/contabilidade-internacional.htm. Acesso em: 19 de Abril de 2015.
...