TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Definição de controlada é dada primeiramente pela Lei nº 6.404/76

Por:   •  19/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.024 Palavras (5 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 5

CONTROLADAS

_ ASPECTOS LEGAIS

_ A definição de controlada é dada primeiramente

pela Lei nº 6.404/76 onde define em seu § 2º do

artigo 243, veja “Considera-se controlada a sociedade na qual a controladora, diretamente ou através de outras controladas, é titular de direitos de sócio que lhe assegurem, de modo permanente, preponderância nas deliberações sociais e o poder de eleger a maioria dos administradores.” _

 Outro conceito de controlada está contido na Instrução CVM nº 247/96 em seu artigo 3º, como segue: _ “Sociedade na qual a investidora, diretamente ou indiretamente, seja titular de direitos de sócio que lhe assegurem, de modo permanente: Preponderância nas deliberações sociais; e O poder de eleger ou destituir a maioria dos administradores.

CONTROLADAS

_ Filial, agência, sucursal, dependência ou escritório de representação no exterior, sempre que os respectivos ativos e passivos não estejam incluídos na contabilidade da investidora, por força de normatização específica; e

_ Sociedade na qual os direitos permanentes de sócio, previstos nas alíneas "a" e "b" do inciso I deste artigo estejam sob controle comum ou sejam exercidos mediante a existência de acordo de votos, independentemente do seu percentual de participação no capital votante.

CONTROLADAS

_ Parágrafo único. Considera-se, ainda, controlada a subsidiária integral, tendo a investidora como única acionista.”

_ Na legislação não é definida em qual quantidade de ações/quotas uma empresa será controlada,quando a legislação se refere a direito a voto e que quem detenham a maioria dos votos para deliberar em assembleias também não deixa claro. Sabemos que no passado uma empresa que detivesse 10% do total do capital de uma empresa e estes 10% representa-se 50% (+1) teria o poder de decisão sobre a empresa.

CONTROLADAS

_ A Lei nº 10.303/01 alterou o artigo 15º da Lei nº6.404/76 com a seguinte redação:

_ “Art. 15. As ações, conforme a natureza dos direitos ou vantagens que confiram a seus titulares, são ordinárias, preferenciais, ou de fruição.

CONTROLADAS

_ § 1º As ações ordinárias da companhia fechada e as ações preferenciais da companhia aberta e fechada poderão ser de uma ou mais classes.

_ § 2o O número de ações preferenciais sem direito a voto, ou sujeitas a restrição no exercício desse direito, não pode ultrapassar 50% (cinquenta por cento) do total das ações emitidas.”

COLIGADAS

_ Coligada é a entidade sobre a qual a investidora mantém influência significativa, sem chegar a controlá-la.

_ Influência significativa significa existência do poder de participar nas decisões financeiras e operacionais da investida.

_ É presumido que exista influência significativa quando a entidade possui 20% ou mais do poder de voto da investida.

COLIGADAS_ Com base no CPC 18 – Investimentos em Coligadas e em Controlada, apresenta quais as evidencias que demonstra a existência de influencia significativa:

a) Representação no conselho de administração ou na diretoria da investida;

b) Participação nos processos de elaboração de politicas, inclusive em decisões sobre dividendos e outras distribuições;

c) Operações materiais entre o investidor e a investida

d) Intercâmbio de diretores ou gerentes, ou

e) Fornecimento de informação técnica essencial.

COLIGADAS

_ A definição de coligada do CPC 18 está de acordo com a Lei n° 6.404/76. Não há percentual mínimo para que a investida seja considerada coligada.

_ O importante é a influência na administração conforme item 7 do CPC.

_ Vejamos um breve roteiro para classificação dos

investimentos em participação societárias:

[pic 1]

ASPECTOS COMPLEMENTARES

_ No CPC 36 – Demonstrações Consolidadas em conformidade com a IAS 27 define a palavra “Controle” como sendo “o poder de governar as

políticas financeiras e operacionais da entidade

de forma a obter benefícios das suas atividades.”

_ Este CPC 36 cita ainda em sua definição de controlada, que pode-se considerar as que não constituídas em forma de sociedade com os

sistemas de parcerias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (137.9 Kb)   docx (91.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com