A Despesa Publica
Por: Leonardo1509 • 11/9/2015 • Relatório de pesquisa • 2.559 Palavras (11 Páginas) • 329 Visualizações
Despesa Pública
A despesa possui dois tipos de programação:programação qualitativa e programação quantitativa.
A programação qualitativa se propõe a responderos seguintes questionamentos constantes na Figura abaixo.
Programação qualitativa
[pic 1]
Assim, do ponto de vista operacional, a programação qualitativa é composta dos seguintes blocos de informação: classificação por esfera, classificação institucional, classificação funcional eestrutura programática.
A programação quantitativa é formada pela programação físicae pela programaçãofinanceira e se propõe a responder os seguintes questionamentos constantes nas figuras abaixo.
Programação física[pic 2]
Programação financeira
[pic 3]
Classificação da despesa por esfera orçamentária
A esferatem por finalidade identificar se a despesa pertence ao Orçamento Fiscal (F), da Seguridade Social (S) ou de Investimento das Empresas Estatais (I), conforme disposto no § 5º do art. 165 da CF/1988 1 . Na basede dados do SIOP (Sistema de Planejamento e Orçamento), o campo destinado à esfera orçamentária é composto de dois dígitos conforme consta na Figura abaixo e será associado à ação orçamentária.
Esfera orçamentária
[pic 4]
O Orçamento Fiscal - OF (código 10) corresponde aos Poderes daUnião, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público;
O Orçamento da Seguridade Social- OSS (código 20) abrange todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público; e
OOrçamento de Investimento - OI (código 30) compreende orçamento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto.
O § 2º do art. 195 da CF estabelece que a proposta de Orçamento daSeguridade Social será elaborada de forma integrada pelos órgãos responsáveis pela saúde, previdência social e assistência social, tendo em vista as metas e prioridades estabelecidas na LDO, assegurada a cada área a gestão de seus recursos.
Classificação Institucional
A classificaçãoinstitucional, na União, reflete as estruturas organizacional e administrativa e compreende dois níveis hierárquicos: órgão orçamentário e unidade orçamentária (UO). As dotações orçamentárias, especificadas porcategoria de programação em seu menor nível, são consignadas às UOs, que são as responsáveis pela realização das ações. Já o órgão orçamentário é o agrupamento de UOs.
O código da classificação institucional, conforme consta na Figura abaixo, compõe-sede cinco dígitos, sendo os dois primeiros reservados à identificação do órgão e os demais à UO.
[pic 5]
Ressalto que essas dotações são controladas por outros órgãos. Por exemplo, os Encargos Financeiros da União são controlados parte pelo Ministérioda Fazenda (71.101) e parte pelo Ministério do Planejamento (71.102).
Classificação Funcional
A classificaçãofuncional é formada por funções e subfunções e busca responder basicamente à indagação “ e m q u e á r e a d e d e s p e s a a a ç ã o g o v e r n a m e n t a l s e r á r e a l i z a d a ? ” . Cadaatividade, projeto e operação especial identificará a função e a subfunção às quais se vinculam.
A atual classificação funcional foi instituída pela Portaria n° 42, de 14 de abril de 1999, do então Ministério do Orçamento e Gestão (MOG), e écomposta de um rol de funções e subfunções prefixadas, que servem como agregador dos gastos públicos por área de ação governamental nos três níveis de Governo.
Trata-sede uma classificação independente dos programas e de aplicação comum e obrigatória, no âmbito dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União, o que permite a consolidação nacional dos gastos do setor público.
Na base de dados do SIOP, existem dois campos correspondentes à classificação funcional conforme constam na Figura abaixo.
[pic 6]
Função
A função pode ser traduzida como o maior nível de agregação das diversasáreas de atuação do setor público. Reflete acompetência institucional do órgão, como, por exemplo, cultura, educação, saúde, defesa, que guarda relação com os respectivos Ministérios.
Subfunção
A subfunçãorepresenta um nível de agregação imediatamente inferior à função e deve evidenciar cada área da atuação governamental, por intermédio da identificação da natureza das ações. Assubfunções podem ser combinadas com funções diferentes daquelas relacionadas na Portaria MOG n° 42, de 1999.
As ações devem estar SEMPRE conectadas às subfunções que representam sua área específica.
Assim, a funçãoestá relacionada ao órgão, enquanto a subfunção está relacionada à ação. Vejamos exemplos:
[pic 7]
Classificação Programática
OQuadro 1 contém a classificação programática. Sãotrês níveis com cada um contendo 4 códigos.
[pic 8]
Programa
O programa é o instrumentode organização da ação governamental visando à concretização dos objetivos pretendidos, sendo mensurado por indicadores estabelecidos no plano plurianual.
[pic 9]
Integração das ações orçamentárias com o PPA
[pic 10]
Ação
Operação daqual resultam produtos (bens ou serviços) que contribuem para atender ao objetivo de um programa. Incluem-se também no conceito de ação as transferências obrigatórias ou voluntárias a outros entes da Federação e a pessoas físicas e jurídicas, na forma de subsídios, subvenções,auxílios, contribuições, entre outros, e os financiamentos.
Subtítulos
Asatividades, os projetos e as operações especiais serão detalhados em subtítulos, utilizados especialmente para identificar a localização física da ação orçamentária, não podendo haver, por conseguinte, alteração de sua finalidade, do produto e das metas estabelecidas.
...